15 de outubro: origem e o significado do dia dos professores

No calendário brasileiro existe um dia dedicado aos professores, e sua procedência originou-se a muitos anos atrás. Ainda em 15 de Outubro de 1827, o então imperador do Brasil Pedro I deu origem a um decreto imperial, criando o Ensino Elementar em nosso país. Segundo o decreto “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. O decreto abordava questões fundamentais para o ensino, desde quais matérias seriam ensinadas para os meninos e para as meninas, até salário e a contratação de professores. E apesar das boas ideias, o decreto não foi cumprido nem de longe como deveria.
Após terem se passado 120 anos do decreto, mais precisamente no ano de1920 a primeira comemoração dedicada ao professor acontece. Foi no Ginásio Caetano de Campos, quando alguns professores perceberam que o segundo semestre do ano que ia de 1 de junho a 15 de dezembro era cansativo demais para os alunos, foi então que organizaram uma parada, dando descanso aos alunos e aproveitavam para direcionar como seria o resto do ano letivo. Parabéns a todos os professores da rede estadual e municipal.