Coleta_seletiva

Para a Prefeitura Municipal de Campo Novo o tema Meio Ambiente é muito importante e a coleta seletiva tem a mesma relevância. 2016 foi o ano que após audiências públicas, órgãos públicos, associações e cidadãos desenvolveram o Plano Municipal de Saneamento Básico com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e ao poder público e à coletividade para a defesa, conservação e recuperação da qualidade e salubridade ambiental.

Você sabe o que é Coleta Seletiva?
Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas.

Tipos de Lixo:

-Lixo reciclável ou seco: papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, caixa de leite, caixas de papelão (desmontadas), metais (ferrosos e não ferrosos), latas em geral, alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados.

-Lixo úmido ou orgânico: cascas de frutas e legumes (lixo compostável), restos de comida, papel de banheiro, sujeira de vassoura e de cinzeiro.

-Não recicláveis: papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono, vidros planos, cerâmicas ou lâmpadas

Não basta apenas separar os materiais.

Alguns cuidados a mais devem ser tomados:

-Plásticos: lave-os para que não fiquem restos de produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material.

-Vidros: lave-os e retire as tampas.

-Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.

-Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos.

As caixinhas de leite do tipo longa vida também devem ser limpas para evitar que a sujeira deixe mau cheiro e atraia animais como ratos e baratas.

Você não precisa separar os materiais recicláveis por tipo. É necessário somente separar o material seco do úmido.

A responsabilidade do acondicionamento do material para coleta é da fonte geradora, ou seja, de quem gera o lixo (residência, comercio ou indústria). Lixo espalhado na rua não é responsabilidade dos coletores.

Para saber quando é realizada a coleta de lixo em sua rua, ligue para (69) 3239-2240, ou acesse o site da Prefeitura.

Mantenha Sua Cidade Limpa!

Anexos: Plano Municipal de Saneamento Básico

Coleta_seletiva1