O dia da bandeira nacional foi criado em 19 de novembro de 1889, após a proclamação da república, na qual o país deixava de ser uma colônia portuguesa para ser tornar um país. A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representava as mudanças que o Brasil passava naquele momento. composta de listras verdes e amarelas, a bandeira provisória teve como inspiração a bandeira dos Estados Unidos da América, as treze faixas simbolizavam as treze colônias das Américas e com vinte estrelas dentro de um retângulo azul. Entretanto, esta existiu por apenas quatro dias.

bandeira-listras

 

A atual bandeira nacional foi criada por Décio Vilares, Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Manuel Pereira Reis, e era constituída por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, 21 estrelas brancas e uma faixa com a frase “Ordem e Progresso”. As estrelas significavam os estados brasileiros da época, sendo eles: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Município da Corte.

 

 

 

flag_of_brazil-svg

Curiosidades:

  • O Brasil já teve 12 bandeiras até que a atual fosse adotada.
  • Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro tem uma esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras “Ordem e Progresso” em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, a Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 estados e o Distrito Federal.
  • As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende Dom Pedro I, idealizador da bandeira do império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
  • As estrelas na bandeira estão distribuídas conforme o céu da cidade do Rio de Janeiro às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, no qual a Constelação do Cruzeiro do Sul se apresentava verticalmente em relação ao horizonte da capital carioca.
  • A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira, com 27 estrelas, entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas, representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

Sem comentários.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Requerido(*).