O Dia do Desafio ocorre anualmente, sempre última quarta-feira do mês de maio, e tem a finalidade de incentivar a prática sistemática de atividades físicas. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação ocorre em forma de competição saudável entre dois municípios. Vence o que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes. Este ano nosso município de Campo Novo de Rondônia disputa com o município de Sobradinho-SP, sendo que a novidade da edição 2018 do Dia Internacional do Desafio, é que a partir deste ano, o município disputará o evento com o mesmo concorrente pelos próximos três anos, ou seja, novo sorteio somente acontecerá em 2021.

O convite à atividade física se estende a todos. Envolve o poder público, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes com a professora de Educação Física Rosângela Estevão Cabral foram responsáveis pela coordenação das atividades pelo município neste dia 30/05/2018, reunindo as pessoas interessadas a fim de alcançar o objetivo do projeto. Funcionários de diversas Secretarias e da Administração Municipal, bem como escolas, comerciantes e várias outras pessoas, abraçaram a causa, e se envolveram de forma muito divertida.

É muito gratificante o envolvimento de todos. Que venham os próximos anos com mais pessoas se envolvendo e entendendo a importância das atividades físicas para a saúde.

Dia do Desafio – Você Mexe e o Mundo Mexe Junto