A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no dia 19 de junho de 2018 o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, momento em que as políticas públicas são voltadas à criança e ao adolescente e suas condições de vida.

O sucesso  da realização teve a parceria das Secretarias de Saúde e Educação, com palestras informativas sobre a atual situação do município nos indicadores. O público formou-se por estudantes, servidores das secretarias envolvidas e sociedade civil, os quais obtiveram acesso às informações, monitorando e sugerindo ações, por meio de planejamento e avaliação do que fará diferença no tocante às propostas para melhoria de vida das crianças e adolescentes do município de Campo Novo. E, além das palestras, puderam apreciar apresentação cultural de integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e um delicioso Coffee Break.

Com formação de dez grupos para debates, os assuntos foram sobre: direitos civis, mortalidade infantil, Benefício de Prestação Continuada e Inclusão Social, alimentação infantil adequada, gravidez na adolescência, doenças na gravidez, mortalidade de mulheres em idade fértil e jovens em vulnerabilidade, distorção idade/série e o protagonismo juvenil no município. Na maioria dos itens discutidos o município já possui ações de efeito e o que faz-se necessário é manter. Porém, a articuladora municipal do Programa, Cleia Nogueira, alertou sobre aqueles que precisam de ações urgentes para sair do indicador em vermelho. Pois, a partir do Fórum, as metas estabelecidas deverão ser alcançadas para continuar como destaque na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

“Agora é agir, articular-se com as secretarias, comunidades urbana e rural e demais representantes para que o plano seja feito de acordo com a realidade do município”, finaliza a articuladora estadual Márcia Trajano.