O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que tem como missão realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo, veio a Campo Novo de Rondônia em reunião com o Prefeito Oscimar e integrantes da Secretaria de Agricultura para trazer propostas e parcerias em diversos cursos de capacitação profissional.
O superintendente Elmerson Lira explicou sobre o trabalho que fazem informando sobre a seriedade e comprometimento, não se atendo em promessas e sim investimentos, mas que depende da atuação local. O Prefeito Oscimar enfatizou que isso vem de encontro aos seus objetivos, pois deseja resgatar a imagem da cidade como município envolvido na agricultura. Lembrou que o café e o cacau, que inclusive compõem como símbolo cultural da nossa bandeira, precisam de atenção especial visto que as dificuldades locais tem deixado a multicultura agricultora sem o devido destaque. Portanto, é muito importante esse encontro, pois trazer essa formação em técnicas de gestão rural, cooperativismo, capacitação dos novos técnicos e agrônomos auxilia na orientação adequada para o crescimento pessoal e, consequentemente, na melhoria da economia local.
Na ocasião, falaram sobre essa questão do giro econômico, uma vez que as dificuldades de conexão atrapalha trazendo problemas com emissão de notas através da Sefin (Secretaria de Estado de Finanças), o que faz com que a produção saia do município para outras localidades prejudicando, assim, a arrecadação local. Sendo assim, o Prefeito Oscimar sugeriu que o Senar buscasse uma parceria junto a Sefin para a capacitação do produtor a fim de valorizar o local onde mora e investir na parte financeira através do próprio município.
De imediato, definiu-se nesta reunião responsável pela busca e repasse de informações para levantamento relacionado à demanda de cursos interessados de acordo com a necessidade local. Todo o trabalho nesse segundo semestre será voltado para a preparação dos serviços a serem prestados em 2019.
O grande interesse da Administração é capacitar a população para gerir seus negócios e trazer renda para as famílias. Além dos cursos voltados para a formação rural o Senar tem formação social em panificação, culinária, curso de violão, cabelereiro, corte e costura e diversos em artesanato.
Outros programas especiais do Senar foram expostos pelo gerente técnico Anderson Leite, como um dia de atividades no campo, onde poderá haver realizações de serviços de saúde, cabelereiro, minicursos, e muitos outros voltados para a ação social. A Secretaria Municipal de Agricultura terá comunicação direta com o Senar a fim de trazer todos esses benefícios para a população camponovense.
“Fico muito feliz com essa parceria, pois precisamos capacitar para comercializar nossos produtos de maneira que atenda as exigências de mercado.” – Enfatizou o prefeito Oscimar.
“Não trago promessas. Não viemos de tão longe pra não fazer nada. Vamos investir na formação desse povo” acrescentou o Superintendente do Senar Elmerson Lira.