Nesta quarta-feira (01/08), o Prefeito Oscimar Ferreira reuniu-se com a Secretária Estadual de Educação Angélica Ayres na SEDUC em Porto Velho com o intuito de discutir a criação de uma Escola Família Agrícola com sede no município de Campo Novo de Rondônia.

A ideia levada pelo prefeito foi bem recebida por parte da secretária, que se comprometeu a trabalhar em prol da implantação, ajustando o necessário para iniciar já em fevereiro de 2019. Ela garantiu a participação do Estado nesse projeto, incentivando o interesse do município a conhecer outras regiões com visitações em modelos diferenciados para ajudar a moldar as características de trabalho na escola.

De acordo com as conversações de início, o planejamento será em torno de ocupar o prédio da Escola do KM 90, pois, além do acesso pavimentado, sua estrutura permite organizar a sala de aula, salas administrativas e também alojamentos para os alunos. A união dos prefeitos da região será um grande avanço para a implantação dessa escola. A prefeitura já dispõe de equipamentos necessários, materiais para servir, inclusive disponibilizando professores com carga horária que ultrapassa as limitações do calendário de hora-atividade do município, sendo os mesmos capacitados para trabalhar neste projeto.

Com as melhorias previstas para alojamento, a ideia inicial é de uma escola com horário de alternância sendo 60 vagas, divididas em 30 para o sexo feminino e 30 para o sexo masculino, onde a cada 15 dias eles terão as devidas atividades de campo. Não se trata, portanto, de escola de administração pública, e sim, uma associação mantenedora de iniciativa privada, com a participação de recursos do governo federal, estadual, municipal e da sociedade civil em forma de contribuição.

O projeto é inovador e vai de encontro ao interesse dessa Administração em fortalecer a agricultura, educação e o compromisso de desenvolver Campo Novo, considerando sua potencialidade econômica.