A prefeitura municipal de Campo Novo de Rondônia através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, para cumprimento da Lei Federal nº 12.305/2010, realizou no mês de julho o fechamento definitivo do Lixão no município, transformando o local em Estação de Transbordo Municipal Provisório.

O objetivo do local é destinar de forma adequada os resíduos produzidos pela população, depositando em contêiner e transportando-os para o Aterro Sanitário de Ariquemes – RO através do Consórcio Intermunicipal de Rondônia – CISAN. Além do lixo comum, o local recebe podas de árvores, gramas e restos de materiais de construção. O mesmo possui setores e servidores para recebimento de cada material, onde acontece a separação para destinação.

Na sua primeira carga, com transporte realizado em 20 de julho, a Estação de Transbordo somou 12.910 toneladas de lixo enviado ao Aterro. O Centro de recebimento de material reciclável, com início em novembro de 2017, coletou e transportou 43.140 toneladas até o mês de julho de 2018. E o Centro de recebimento de material orgânico receberam 164.475 quilos do referido material para compostagem na horta sustentável, a qual atendeu 31 pessoas da comunidade, hospital, creche e abrigo com 38.303 quilos de hortaliças distribuídas.

O Departamento do Meio Ambiente realiza o Projeto Menos Lixo Mais Saúde com empenho para a coleta seletiva, conscientizando a população pelas redes sociais e demais vias quanto à importância da destinação do lixo orgânico na horta sustentável plantada no pátio da secretaria e, em troca, os que colaboram recebem uma quantia das verduras para consumo em suas residências. Além de outras campanhas relacionadas, como as queimadas urbanas, onde a equipe tem firmado parcerias para informar a população de separar o lixo para recolhimento especializado.

Gradativamente o projeto vem ganhando espaço na população camponovense. A Administração Municipal em nome do Prefeito Oscimar Ferreira agradece aos envolvidos da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e apoia a iniciativa, reforçando o compromisso com o bem estar e, consequentemente, fazendo de Campo Novo um lugar melhor para se viver.

Sem comentários.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Requerido(*).