A Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Atenção Básica realizou na noite do dia 31 de outubro no Centro Cultural, em Campo Novo de Rondônia, palestras e atividades de encerramento da Campanha Outubro Rosa, a qual é um movimento popular internacional de prevenção ao câncer de mama que agrega também ações em prol da saúde da mulher e alertando sobre a importância dos cuidados que os homens também devem ter.

Durante o mês de outubro a equipe da SEMUSA trabalhou em todos os distritos e unidades de saúde do município objetivando alertar e sensibilizar a sociedade e, especialmente, as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Iniciando a campanha com uma caminhada personalizada pelas ruas para chamar a atenção da população para esta causa, exposição do calendário de trabalho e atividades da campanha. Houve realizações de exame preventivo, testes rápidos e distribuição de panfletos para conscientização. Além disso, toda a equipe se mobilizou para os deslocamentos até os distritos para que todos tivessem acesso ao necessário quanto ao assunto em questão.

Na quarta-feira (31/10) para finalizar os trabalhos a equipe reuniu mulheres e homens para encerrar a campanha com chave de ouro. Na ocasião, a enfermeira Andriele Vancini Sanches palestrou sobre o Câncer de Mama, Colo do útero e Higiene Íntima, tirando dúvidas e explicando os mitos e verdades sobre o assunto. A fisioterapeuta Marcela Mazza usou da palavra para expor a importância da fisioterapia na saúde da Mulher, ensinando métodos simples e especiais que muitas vezes passam despercebidos mas que são essenciais para o bem estar de todos. E a nutricionista Bianca Gonzaga explicou como a alimentação interfere na saúde da mulher, falando sobre os alimentos que devemos selecionar para que tudo ocorra bem no nosso organismo.

Além dos coordenadores, funcionários de diversos segmentos da saúde, sendo médicos, enfermeiros, técnicos, ACS, etc, todos se envolveram bastante no projeto fazendo com que os objetivos fossem alcançados. Toda a equipe está de parabéns. Que venha a Campanha Novembro Azul com a mesma intensidade, objetivando cada vez mais melhorias nos índices da saúde em Campo Novo de Rondônia.

A Administração Municipal, em nome do prefeito Oscimar Ferreira, agradece a todos pela participação!

Acompanhe a galeria de fotos das atividades desenvolvidas na campanha.