A Secretaria Municipal de Saúde recebeu um micro ônibus e uma Caminhonete 0 Km que vão atender as demandas da secretaria. Os veículos entregues no final do mês de janeiro estão em processo de emplacamento e registro e logo estarão em atividade.

Micro-ônibus

O micro-ônibus de 24 lugares chegou a Campo Novo no dia 28 de janeiro e será utilizado no transporte de pacientes que necessitam se deslocar para outros municípios para realizar exames, consultas ou tratamentos de maior complexidade.

Adquirido através de uma emenda do Deputado Federal Expedito Netto, no valor de R$ 242.000,00 (duzentos e quarenta e dois mil reais), indicação da Vereadora Naiara Saraiva, o novo veiculo vai trazer uma grande economia aos cofres municipais.

Além dos lugares convencionais, o veiculo também é equipado para o transporte de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

“Atualmente o serviço de deslocamento de pacientes para tratamento é realizado em carros baixos que fazem viagens diárias, mas que suportam no máximo 4 pacientes por viagem”, explicou o Gerente do Hospital de Pequeno Porte, Rubens Rigon, “com esse veiculo vamos poder dar mais conforto e segurança para os pacientes que já enfrentam um luta diária contra seus problemas de saúde, além de atender toda a demanda do município e trazer economia aos cofres públicos.”

Atualmente uma média de 150 pacientes de Campo Novo e distritos precisam se deslocar a outros municípios, como Ariquemes e Porto Velho, para cuidar da saúde.

Caminhonete

A caminhonete L 200 0 km, no valor de R$ 129.000,00 (cento e vinte e nove mil reais) foi uma doação do Ministério da Saúde, através da Associação Rondoniense dos Municípios de Rondônia (ARON).

O veículo chegou ao município no dia 25 de Janeiro e vai auxiliar os trabalhos do Setor de Endemias no combate ao Mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

A Secretária Municipal de Saúde, Cleudineia Ramos, comentou que “a caminhonete chega em boa hora pois com o período chuvoso aumenta a incidência de doenças relacionadas ao Mosquito Aedes Aegypti e esse veiculo possibilita intensificar os trabalhos de bloqueio realizado pelo setor de endemias.”

“Em janeiro de 2019, houve 5 casos de dengue notificados e 1 confirmado em Campo Novo”, disse Katia Cristina Pereira, Interlocutora do SINAN Municipal, “Campo Novo obteve índice 1,7 no ultimo LIRA realizado. Esses dados nos deixam em alerta e aumenta a importância da chegada desse veículo.”

Thiago Laurencio
Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia