A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Campo Novo de Rondônia inscreveu o município para participar da 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Há alguns dias atrás chegou ao conhecimento da Secretaria a divulgação de uma lista com os municípios de Rondônia que não haviam realizado a adesão para participar da referida Olimpíada e Campo Novo de Rondônia estava entre esses municípios. A Secretária de Educação, Wilma Ferreira, verificou então que a inscrição não havia sido concluída devido a um equívoco no número do CNPJ do órgão, realizando as alterações necessárias.

“Campo Novo participou de todas as edições da Olimpíada de Língua Portuguesa. Foi uma surpresa quando saiu a notícia que Campo Novo não estava inscrito esse ano, pois já havíamos feito a inscrição,” declarou a Secretária, “Já resolvemos a situação e, a partir de agora, as escolas do município estão aptas para trabalhar todas as fases da Olimpíada.”

A Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Governo Federal Brasileiro que busca a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de escrita e leitura dos alunos da rede pública. Ela é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação, a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Também objetiva promover e incentivar o uso de novas metodologias pelos professores e gestores de educação.

A olimpíada ocorre em duas etapas: formação de professores e concurso. Nos anos pares, são realizadas as ações de formação e oficinas com os professores e os alunos, o concurso e a premiação. Nos anos ímpares, as atividades complementares de formação presencial e a distância, análise e publicação dos textos semifinalistas e das práticas dos professores. A primeira edição foi realizada em 2008 e 2009.

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio podem participar nas seguintes categorias: 5º e 6º anos na categoria poesia, 7º e 8º anos na categoria memórias, 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do ensino médio na categoria crônica e, por último, 2º e 3º anos do ensino médio na categoria artigo de opinião.

Em 2019, o tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Nesta edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a grande homenageada!

Thiago Laurencio
Departamento de Imprensa e Comunicação
Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia

Sem comentários.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Requerido(*).