A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo de Rondônia realizou, na noite da última terça-feira (19) a abertura da IV Conferência Municipal de Saúde “Democracia e Saúde”.

O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural e contou com a presença do Prefeito Municipal Oscimar Ferreira, da Secretária Municipal de Saúde Cleidimar Rocha, do Presidente da Câmara Municipal Vereador Mazinho da Villa União, da Diretora de Atenção Básica de Saúde e coordenadora da Conferência Enfermeira Andriele Vancini Sanches, do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde Isaac Moraes, do Secretário Municipal de Administração Marcio Murata, da Secretária Municipal de Educação Wilma Ferreira e da Coordenadora do Grupo de Amigos do Hospital do Amor em Campo Novo Juliana Raposo, além da presença de servidores da administração municipal e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial os alunos da Escola 15 de Outubro.

“A Conferência Municipal de Saúde é onde a população tem a oportunidade de debater e ajudar a construir o futuro SUS”, Explicou a Secretária de Saúde Cleidimar Rocha, “É de extrema importância a participação de todos os segmentos da sociedade”.

“A participação da sociedade é muito importante e eu fiquei muito feliz por ver a casa cheia e com a participação especial dos jovens alunos da Escola 15 de Outubro”, declarou o Prefeito Oscimar Ferreira, “como gestor municipal e usuário do SUS tenho plena confiança na equipe que organizou essa conferência e tenho certeza que daqui sairão grandes ideias para melhorar o atendimento da saúde municipal”.

Após a abertura oficial, a coordenadora da IV Conferência Municipal de Saúde, Enfermeira Andriele Sanches, realizou a primeira palestra da noite e falou um pouco sobre o tema da conferência desse ano: “Democracia e Saúde”.

“A preocupação da Conferência deste ano é trazer a atenção da população para a manutenção da saúde como direito e às mudanças que estão ocorrendo e que podem inviabilizar algumas ações do SUS, como o congelamento do teto dos gastos públicos por exemplo”, explicou Andriele.

Andriele ainda ministrou uma palestra com o tema “Saúde como Direito”, onde apresentou um breve histórico sobre o caminho travado para que o acesso a saúde fosse um direito de todos os brasileiros.

Os participantes ainda puderam saborear um delicioso Coffee Break preparado pela organização.

Segundo Dia

O segundo dia da IV Conferência Municipal de Saúde (quarta-feira, dia 20) contou com a participação de servidores públicos da Saúde de Campo Novo que vieram dos Distritos.

Na programação do dia, está duas palestras com os temas “Consolidação do SUS”, com o Dr Bruno Lopes Menezes, e “Financiamento do SUS”, com a Enfermeira Francieli Cresqui.

Além de assistir às palestras, os participantes irão discutir sobre os temas e, em grupo, formar e aprovar projetos e diretrizes que serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde, podendo chegar até a Conferencia Nacional de Saúde.

Thiago Laurencio
Departamento de Imprensa e Comunicação