Uma comitiva composta por agricultores e técnicos da EMATER e da Secretaria de Agricultura de Campo Novo realizou uma visita técnica em uma lavoura de Cacau Clonal no município de Jaru.

A comitiva foi composta por 30 produtores, que já cultivam ou pretendem iniciar o cultivo de cacau, acompanhados pelo Prefeito de Campo Novo, Oscimar Ferreira, pelo Secretário Municipal de Agricultura Isac da Cunha Santana e do Vereador Ci da 10, além dos representantes da EMATER de Campo Novo, o Gerente Antonio Vieira Brito, o Agrônomo Marcio Andre Menezes e o técnico Roberto.

A comitiva foi recebida pelo Técnico da EMATER de Jaru, Chiquinho, que os levou até a propriedade do popular Claudio do Cacau, reconhecida como uma das maiores áreas produtoras de cacau de Rondônia, provando que é possível uma grande produção cacaueira em uma pequena área.

O Prefeito Oscimar Ferreira firmou compromisso, junto aos agricultores, para fomentar o aumento da agricultura cacaueira através da produção e distribuição de mudas clonadas. O produtor Claudio do Cacau deixou as portas de sua propriedade abertas para aqueles que desejam visitar e conhecer sua produção, além de se comprometer a doar o material para clonagem das mudas a serem distribuídas.

Esse tipo de lavoura de cacau é indicada para quem possui pequenas e médias propriedades, pois é comum a produção de 5 a 7 quilos de cacau seco por planta, podendo chegar a um total de 7000 kg por hectare.

Thiago Laurencio

Assessor de Comunicação e Divulgação