Não é de hoje que a Prefeitura de Campo Novo de Rondônia e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) têm unido forças para proteger a rica fauna e flora do Parque Nacional do Pacaás Novos.

Atualmente, essa parceria é de muita importância para a Prefeitura uma vez que o ICMBio tem buscado apoio para suas ações de fiscalização e em troca tem doado ao município as madeiras extraídas ilegalmente por terceiros dentro da área de preservação, trazendo grande economia aos cofres públicos.

Além da doação de madeiras, a Prefeitura tem colhido outros frutos com o apoio a preservação do Pacaás Novos, por exemplo, o parque é responsável por 30% do valor do ICMS repassado ao município.

O ICMBio realiza essa mesma parceria com diversos outros municípios, tanto em Rondônia, quanto pelo Brasil e os resultados tem sido sempre positivos para ambos os lados.

Mas o mais importante dessa união está na visão de futuro.

Essa parceria frutífera caminha para um Termo de Cooperação que permitira ao município de Campo Novo, explorar as belezas do Parque para o Ecoturismo.

Ao todo, o Parque dos Pacaás Novos abrange território dentro de 13 municípios rondonienses, mas a mais bela área está localizada nos limites de Campo Novo: o Pico do Tracoá.

Esse fato traz ao município a opção de atuar com o Ecoturismo, gerando empregos e fomentando a economia local.

Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação

Sem comentários.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Requerido(*).