Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 22, a simulação de um acidente de trânsito promovida como parte da programação do Maio Amarelo 2019, organizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), DETRAN, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital de Pequeno Porte.

Sob o comando do Enfermeiro do SAMU, Marconi Edson, a simulação contou com a participação de servidores do SAMU e do Hospital de Pequeno Porte, com o apoio da Policia Militar e da sociedade civil.

O local escolhido para realizar a simulação na Avenida Tancredo Neves, em frente a Prefeitura Municipal, contribuiu para a propagação da mensagem, principalmente por ser uma via de transito constante.

“Muitas pessoas, que não sabiam que se tratava de uma simulação, pararam no local, preocupados com o ocorrido. Então podemos dizer que atingimos nosso objetivo: chamar a atenção da sociedade para a gravidade de acidentes de trânsito e a importância da participação de cada um na construção de um trânsito mais seguro”, disse Marconi.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em maio de 2011, a ONU decretou a Década de ação para a segurança no trânsito. O amarelo foi escolhido, pois simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

Este ano, a edição abordará o tema: “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, aprovado pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na RESOLUÇÃO Nº 771, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019.

Assim como o realizado em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, passageiros e pedestres dos mais diversos meios de locomoção, a optarem por um trânsito mais seguro.

Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação