Um grupo de Servidores realizou, nos dias 5 a 7 de junho, palestras alusivas a Semana Mundial do Meio Ambiente.

Com o tema “Poluição do Ar”, as palestras foram direcionadas aos alunos das escolas municipais e estaduais, da cidade e distritos, e tiveram o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da conservação do Meio Ambiente.

As palestras foram ministradas pelos servidores Catiele Oliveira de Sousa, Coordenadora da Estação de Tratamento de Águas, Tamires da Silva, Gerente de Projetos Agrícolas, Marionildo Almeida Landinho, Fiscal Ambiental, e Marcos Bastos Reis, Diretor de Meio Ambiente.

Sustentabilidade

Aproveitando a Semana Mundial do Meio Ambiente, também foram realizadas palestras com representantes de associações rurais e líderes religiosos do município com foco na educação ambiental.

Foram apresentadas opções de manejo com agricultura e pecuária de forma ambientalmente sustentável.

As palestras foram ministradas pelos integrantes do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), Diogo Hungria e Marcela Oliveira, servindo também como o primeiro passo para a instalação do Ecoturismo em Campo novo, uma vez que a educação ambiental é o primeiro passo para a liberação para a exploração turística de áreas de proteção ambiental como o Parque dos Pacaás Novos.

As reuniões contaram com a presença da Prefeita Valdenice Domingos, da Gerente de Projetos Agrícolas, Tamires da Silva, da Coordenadora da Estação de Tratamento de Águas, Catiele Oliveira de Sousa, do Servidor Gustavo Marques Ferreira e do gestor substituto do Parque Nacional de Pacaás Novos, Carlos Rangel.

Semana do Meio Ambiente

A Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada entre os dias 30 de maio e 05 de junho.

Essa data foi instituída em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que ocorrem em Estocolmo, Suécia. No Brasil, esse período foi estabelecido somente em 1981, através do decreto nº 86.028 e tem como finalidade o apoio à participação da comunidade brasileira na preservação do patrimônio natural de nosso país.

A semana mundial do meio ambiente busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização. A ONU (Organização das Nações Unidas) busca, nesse período, estabelecer e personalizar questões ambientais, possibilitando a cada indivíduo a percepção de sua responsabilidade e sobre se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.

Fonte: ONU (https://nacoesunidas.org/meioambiente/).

Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação

Sem comentários.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Requerido(*).