A Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia iniciou essa semana a fase de testes do Processo Eletrônico Municipal (PEM).

O PEM é um projeto inovador desenvolvido pela Prefeitura de Campo Novo utilizando novas tecnologias que permitem a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos e processos administrativos de forma eletrônica, proporcionando mais celeridade e responsividade nos processos da administração municipal.

O PEM foi iniciado no fim do ano de 2018 como solução para a impossibilidade de convênio e implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), criado pelo TRF para gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos que possui os mesmos objetivos do PEM.

Como se encontra em fase de testes, sob a coordenação do Analista de Tecnologia da Informação Geraldo Marink, o PEM tem sido utilizado de forma hibrida, na produção e trâmite de processos da Prefeitura juntamente com o programa convencional de gestão de processos, mas, até o fim da implantação, todos os processos administrativos serão criados e tramitados pelo sistema.

Dessa forma a população poderá acompanhar o passo a passo do desenvolvimento dos projetos municipais, convênios, compras e contrações de serviços e até mesmo de concessão de diárias, garantindo máxima transparência nas ações do município.

Além disso, o PEM irá proporcionar economia aos cofres municipais através do corte de gastos com material de expediente, mais especificamente com a diminuição do uso de folhas de papel sulfite e tintas para impressoras (tonner), uma vez que ao ser totalmente implementado irá possibilitar a criação e assinatura de documentos no próprio sistema, diminuindo a quantidade das impressões dos processos convencionais.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação