Aconteceu na Câmara Municipal de Campo Novo de Rondônia, durante a tarde da última sexta-feira (16), uma reunião com pecuaristas de todo o município e a Diretoria da Cooperativa Agropecuária Dos Produtores De Leite De Rolim De Moura (COOAPROLIM).
O objetivo dessa reunião foi a apresentação da cooperativa para os pecuaristas de Campo Novo, junto com a proposta de representação oficial. Em outras palavras, foram apresentadas aos pecuaristas o que é a COOAPROLIM, quais suas ações nos últimos anos e quais as vantagens de se tornarem cooperados.
Essa ideia surgiu após uma mobilização com produtores de leite de todo o estado que perceberam a necessidade de se organizar para buscar legalidade e negociar o preço do litro do leite com os laticínios que comercializam.
Ao todos, 57 agricultores de todo o município estiveram presentes na reunião que contou também com a presença da Prefeita de Campo Novo de Rondônia, Valdenice Domingos Ferreira, do Presidente da COOAPROLIM, Roberto Diniz, do secretário e representante do projeto S.O.S. Leite, Aumari Guedes, do produtor e representante do leite do município, Marcelo Trento, e do representante do Deputado Lazinho da FETAGRO, Léo Bueno.
A reunião contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo representada pela Diretora do Departamento de Controle Sanitário Animal e Vegetal, Josilane Pinto de Souza, e pela Gerente de Fomentos Agrícolas, Tamires da Silva.
Mobilização
Há aproximadamente 4 meses, um grupo de pecuaristas de Campo Novo de Rondônia estava conversando por um aplicativo de mensagens sobre a insatisfação que sentiam após um laticínio, que compra grande parte da produção leiteira da região, diminuir, sem aviso, 40 centavos do valor pago ao produtor por litro de leite.
Nessa conversa, o produtor rural Marcelo Trento surgiu com a ideia de criar mais grupos com outros produtores do município que também se encontravam descontentes e assim se organizar para ter mais força ao negociar com o referido laticínio, como fazem alguns produtores da Linha C6 onde Marcelo mora.
O que não se esperava era a dimensão que essa atitude tomaria: O que era um grupo com poucos participantes multiplicou-se e em apenas dois dias atingiu um total de 10 grupos, lotados de produtores de leite de todo o estado que também buscavam lutar por um preço mais justo para o leite vendido.
Após esse pontapé inicial, líderes dos produtores buscaram apoio parlamentar para lutar por seus direitos chegando a realizar uma audiência pública em Porto Velho, momento onde foram aconselhados pelo Deputado Estadual Lazinho da FETAGRO a buscar se organizar em forma de associação para obter mais legalidade nas negociações.
Foi assim que alguns produtores conheceram a Cooperativa Agropecuária Dos Produtores De Leite De Rolim De Moura, a COOAPROLIM.
COOAPROLIM
Ativa há 18 anos, a COOAPROLIM é atuante em Rolim de Moura e região. Suas ações vão desde a representação legal de seus cooperados até o fornecimento de produtos agropecuários e diversificados a preço de custo para seus cooperados, além de ser proprietária da Amazon Leite, marca que surgiu em Campo Novo como ideia dos pecuaristas organizados e se tornará a marca comercial oficial da cooperativa.
Após as devidas alterações estatutárias a COOAPROLIM é agora uma cooperativa nacional e busca novos cooperados que assim como os produtores de Rolim de Moura, Campo Novo de Rondônia e muitos outros, desejam um preço justo para seu produto.
Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação