A Prefeita Municipal de Campo Novo de Rondônia, Valdenice Domingos Ferreira, participou durante a tarde do ultimo sábado, dia 17, de uma audiência pública onde foram apresentados os dados da obra que ligará Campo Novo de Rondônia e região ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A reunião aconteceu na quadra da Escola Buriti, no município de Buritis, e contou com a presença do Deputado Federal Coronel Chrisostomo, do Diretor Presidente do grupo Energisa, André Theobald, do Gerente de Manutenção da Transmissão, Paulo Henrique Câmara e do gerente de manutenção  e construção, Alfredo Brito, além de moradores de Buritis, Campo Novo e dos Distritos de Rio Pardo, Rio Branco, Três Coqueiros, Vila União, Jacinópolis, Minas Novas e diversas outras áreas rurais da região.

Os representantes da Energisa apresentaram aos participantes diversas informações sobre a obra que vai ligar a região da BR 421 e adjacências ao SIN, sistema responsável por transmitir a energia gerada nas hidrelétricas rondonienses até outros estados. Essa obra é fruto de constantes protestos e reclamações de líderes, políticos e moradores que há muito sofrem com a baixa qualidade da energia gerada nas Pequenas Centrais Termelétricas.

Durante sua fala, Val cobrou da diretoria da Energisa um posicionamento sobre a situação vivida pelos moradores dos Distritos que ainda tem que conviver com gambiarras da energia elétrica, devido as falhas das redes de transmissão, como no Distrito Três Coqueiros onde aproximadamente 30 famílias só tem acesso a energia elétrica através do “rabicho”.

Além da prefeita, diversos moradores cobraram posições da distribuidora devido as constantes falhas e quedas no fornecimento elétrico, fato que resulta em prejuízos materiais aos produtores rurais, principalmente a comunidade leiteira, e famílias em geral.

Também estiveram presentes na audiência, o Residente Regional do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de Rondônia (DER), Adecleito Effgen, o representante da Amazon Leite, Manoel Cuiabano, o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB-RO), Salatiel Rodrigues e do Presidente da Associação de Moradores e Associação Comercial do Distrito Rio Branco, Helio Alves.

Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Fotos: Divulgação.