Nascida em Mantena/MG, Eluciene Souza Silva mudou-se para Campo Novo de Rondônia em 1996 juntamente com seus pais, Edgar de Souza e Miliana Ana de Souza, e seu marido Selio da Silva Alves, com quem é casada a 22 anos e teve dois filhos, Dhener e Dheyvid.

Começou a trabalhar como Magisteriada e passou a Pedagoga após a conclusão da graduação. Eluciene lecionou em diversas escolas do município permanecendo 6 anos como Professora da Escola Multiseriada 23 de Março, na linha Altamira.

Recentemente, Professora Eluciene compunha o corpo de servidores da Escola Cassiano Ricardo, onde atuava como Professora de reforço escolar, quando foi convidada pela Prefeita Val para assumir a pasta da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

“Foi uma surpresa quando recebi o convite da Val e meu primeiro instinto foi recusar, pois sempre há uma resistência em sair da nossa zona de conforto, mas acabei aceitando o desafio disposta a aprender e somar com toda a equipe da SEMEC para uma melhoria da qualidade da educação municipal”, declarou a Secretária.

Quando questionada sobre como enxerga o atual cenário da educação Eluciene diz que “Campo Novo possui uma situação até confortável considerando o numero de alunos atendidos pela rede municipal de ensino, temos tido experiências exitosas e conseguido atingir e até mesmo ultrapassar algumas metas, como no caso do IDEB das séries iniciais do Ensino Fundamental, mas sempre há o que melhorar e onde focar mais para que o cenário geral seja ainda mais gratificante”.

Quando a previsão para o futuro, Eluciene diz que é importante “incentivar e valorizar os profissionais da educação”.

“Um profissional valorizado, com condições de trabalho dignas e um salário justo é sem dúvida o maior investimento que uma secretaria pode fazer. Um servidor que se sente bem recompensado por seus serviços, também do ponto de vista financeiro, tende a ser mais exitosos em todo o seu serviço, seja como professor, supervisor, auxiliar, etc”, explica Eluciene, “Outra questão que queremos investir é no uso da tecnologia a favor da educação. Assim que assumi a secretaria, tive a honra de representar o município no recebimento de um prêmio pelo ‘Projeto Educar com Tecnologia’, que já é desenvolvido na Escola Cassiano Ricardo, e temos a intensão de estender o projeto para outras escolar assim como implementa-lo”.

Para encerrar, Eluciene disse que outro objetivo da SEMEC será o envolvimento da comunidade no ambiente escolar: “Tão importante quanto a valorização do profissional, é trazer a família para dentro da escola e conscientiza-los que Educação não é feita somente pelo professor. Quando conseguirmos montar esse time, vamos conseguir aumentar nossos índices, preparar devidamente o aluno para os novos ciclos de aprendizagem e até mesmo batalhar pela educação superior no nosso município”.

Por: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação!