A Secretaria Municipal de Saúde começou nessa terça-feira, dia 12, os atendimentos alusivos a Campanha Novembro Azul.

Os primeiros atendimentos aconteceram no Distrito Vila União onde foram oferecidos testes rápidos, consultas médicas e coleta de sangue para o PSA.

De acordo com o calendário divulgado pelo Departamento de Atenção Básica e Vigilância em Saúde todos os distritos receberão os serviços itinerantes da Campanha, confira as datas abaixo:

Linha C14: Dia 19 de novembro, a partir das 16 horas, na Igreja Católica São Domingos Sávio.

Distrito Rio Branco: Dia 21 de novembro, a partir das 8 horas, na UBS Rio Branco.

Distrito Três Coqueiros: Dia 26 de novembro, a partir das 8 horas, na UBS Três Coqueiros.

Campo Novo de Rondônia: Dia 28 de novembro, a partir das 8 horas, na UBS Pacaás Novos.

Ainda no dia 19, acontecerá um Pit Stop, em parceira com o DETRAN e a Polícia Militar, para conscientizar a população sobre a importância de quebrar o preconceito e realizar os exames de diagnóstico. O atendimento na Linha C14 acontecerá através de uma parceria com a EMATER de Campo Novo de Rondônia.

Os interessados devem comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, de acordo com a o calendário acima, portando documento com foto e o cartão do SUS. Aos pacientes que desejam realizar a coleta de sangue para PSA, recomenda-se estar em jejum assim como não andar de moto ou cavalo e não praticar atividade sexual pelo menos 48 horas antes da coleta de sangue.

Preconceito

Em pesquisa realizada pelo instituto Datafolha em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia em novembro de 2015, 76% dos homens têm consciência sobre o câncer de próstata, mas apenas 32% realizam o exame. Tudo isso porque, apesar de todo o esforço da campanha, ainda é muito comum o preconceito sobre o exame para detecção do câncer de próstata – o tão temido exame de toque.

Pensando nisso foi realizado uma palestra sobre a saúde do homem na Escola Municipal Rio Branco.

Ministrada pela Enfermeira Elizângela, servidora da UBS Rio Branco, e pela convidada especial, Enfermeira Josiéllyda, a palestra teve o objetivo de conscientizar os alunos da escola sobre a importância de cuidar da saúde e os benefícios que um diagnóstico precoce, de qualquer doença, pode trazer ao paciente.

Com ações como essa, espera-se aumentar o conhecimento entre os adultos, diminuir os índices de preconceito e aumentar as chances do diagnóstico precoce e, consequentemente, as chances de cura.

Por: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.