A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica de Saúde, está realizando uma série de palestras nas escolas municipais de Campo Novo de Rondônia. As primeiras palestras aconteceram na Escola Nova Floresta e Escola Tancredo Neves II. As demais escolas receberão o debate nos próximos dias.

O objetivo das palestras é conscientizar a população estudantil sobre os riscos de deixar agua parada e assim atingir também a população adulta através da divulgação que os alunos podem fazer em casa.

“Com o inicio da temporada de chuvas a proliferação do mosquito e isso resulta num alto índice de dengue. Juntos podemos fazer mais para mudar essas estatísticas cuidando dos nossos quintais”, explicou a Diretora de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Enfermeira Andriele Vancini Sanches.

A mobilização da comunidade, junto com o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, é de suma importância para diminuir os casos de dengue. Não deixar agua parada em vasilhas, pneus, tampinhas de litros ou de vasilhames, por exemplo, podem impedir o mosquito de se reproduzir. Também é importante manter as calhas limpas, fechar bem os sacos ou latas de lixo e manter as caixas d’água bem fechadas.

Além disso tudo, é necessário falar com seus vizinhos e amigos sobre a importância de não deixar agua parada, pois o Aedes Aegypti transmite não só a dengue mas também o Zika Virus e a Chicunguya.

Por Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.