PROJETO EDUCAR COM TECNOLOGIA

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GAMIFICADA

Atrair e manter a atenção dos estudantes durante as aulas sempre foi o maior desafio para os professores. Porém, nos últimos anos, os educadores sofrem ainda mais para lidar com alunos dispersos e imperativos, transmitir o conteúdo da forma tradicional já não é mais uma opção, pois nossos educandos pertencem a uma nova geração “os nativos digitais”, nascidos sob o signo da nova tecnologia e que não conseguem achar interesse em classes baseadas somente em lousa-livro.

Diante do exposto a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Campo Novo de Rondônia em parceria com Professores da Escola Cassiano Ricardo idealizaram o Projeto Educar com Tecnologia – Intervenção Pedagógica Gamificada, que busca por intermédio das mídias digitais promover uma educação de qualidade e equidade para os educandos, sabemos que nossos alunos nascem em berços digitais e retirar deles essas ferramentas não é o melhor caminho, logo estamos intervindo com elas no meio educacional.

O Projeto Piloto foi iniciado no segundo semestre de 2019 e contemplou nessa primeira fase crianças do Pré ao 3º ano com o software “PAI NOTA 10” que é um aplicativo focado em atividades para ajudar na alfabetização. No 5º ano os alunos contaram com o software “SIMULADO SAEB”, o qual tornou possível a aplicação e correção de aproximadamente 8.000 mil questões de forma lúdica e atraente, vale salientar a aceitação dos educandos que encararam a maratona de provas como uma competição por pontos e o que era um terror para eles, “prova”, se tornou algo de anseio, pois os próprios discentes cobravam a aplicação das avalições com os tablets toda semana mesmo sabendo que elas eram complexas  a nível das avaliações do governo federal SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil).

A conclusão do Projeto Piloto – Simulado SAEB foi realizada na Escola Cassiano Ricardo no dia 02/05/2019 e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação – Eluciene Souza Silva, que auxiliou na premiação das turmas e professores.

A Secretária Municipal de Educação falou sobre a importância de buscarmos novos meios de transmitir o conhecimento para os nossos alunos e lembrou da importância da secretaria estar apoiando os projetos que visam melhorar a educação do município.

Para 2020 almejamos disponibilizar de forma gratuita a versão final do software “Pai Nota 10” para todos os pais dos discentes das escolas municipais que anseiam em ajudar seus filhos a aprender a ler. Lembramos que uma educação de qualidade se faz com a colaboração de todos e para promover este conceito não existem atalhos.

“Todos pela educação vamos abraçar essa causa”.

Texto e fotos: Secretaria Municipal de Educação

Sem comentários.

Deixe um comentário

O e-mail não será publicado. Requerido(*).

vinte + 14 =