Esta acontecendo entre os dias 10 a 13 de fevereiro, na Escola Cassiano Ricardo, a Semana Pedagógica 2020 que está voltada para a Capacitação do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

Sob comando do Professor Aparecido Claudio Scavassa Guilherme Veppo, esse treinamento veio para preparar os discentes, gestores e outros servidores para trabalhar os conteúdos do Projeto em sala de aula.

Ao todo são 92 servidores, sendo 73 professores, participando da capacitação.

“São mais de 90 servidores que irão levar os conhecimentos adquiridos durante a Semana Pedagógica para todas as escolas de Campo Novo, levando essa importante novidade para todos os alunos do 5º não do ensino fundamental”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Eluciene Souza Silva, “com o JEPP a educação oferecida aos nossos alunos será muito mais completa, preparando-os desde pequenos para os desafios da vida adulta, tudo trabalhado de forma simples e inserido dentro das matérias já estabelecidas no curriculum escolar”.

Palavra do SEBRAE: Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. 

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

1 – Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

2 – Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

3 – Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

4 – Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Com informações de SEBRAE.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Fotos: Divulgação.

Sem comentários.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Requerido(*).