O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é um Programa do Governo do Estado de Rondônia que possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação saudável e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Em Campo Novo o PAA é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SEAMAT) que realiza a gestão dos recursos repassados da Secretaria de Estado de Agricultura (SEAGRI) e encaminha os alimentos a cinco instituições governamentais e assistenciais do Município sendo: Escola Municipal Cassiano Ricardo, Escola Estadual 15 de Outubro, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Creche e Escola Municipal Paulo Coelho e ao Hospital de Pequeno Porte.

Desde a paralização dos serviços prestados em várias dessas instituições, devido a pandemia do coronavírus, os alimentos adquiridos estão sendo distribuídos á população através das próprias instituições.

Dessa forma é possível garantir a continuidade da oferta de uma alimentação de qualidade aos que já eram atendidos além de manter a renda dos pequenos agricultores que vendem seus produtos para o PAA.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Fotos: Divulgação.