A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo de Rondônia/RO por meio do Departamento da Vigilância em Saúde – INFORMA a toda a população que até o dia 04 de Maio de 2020, o Município possui um caso POSITIVO para Coronavírus (COVID-19) com a Fatalidade do Óbito de uma paciente que apresentou sintomas e foi encaminhada para o Hospital Regional de Buritis onde foi realizado a coleta do material no dia 27 de Abril e encaminhado ao LACEN (Laboratório de Central de Saúde Pública) para análise da amostra.

A paciente é uma senhora de 81 anos que encontrava-se acamada em domicilio, tinha problemas de saúde crônicos como hipertensão e problemas visuais. A família e a paciente recebiam visitas constantemente em domicílio (Segundo levantamento de informações epidemiológicas), a paciente também esteve internada (mas sem datas informadas), na residência um dos netos da paciente também ficou em quarentena ao retornar do Amazonas e não apresentou sintomas sendo liberado. O Ministério da Saúde no dia 20 de março de 2020 declara transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível mais identificar o transmissor da doença. Diante dos dados informados a epidemiologia não conseguiu rastrear o transmissor da doença, porque de acordo com o ministério da saúde muitos dos infectados serão assintomáticos, e devido aos números de visitantes de outros municípios não foi possível rastrear o transmissor.

No dia 02 de Maio o Município de Campo Novo de Rondônia recebeu o resultado do exame POSITIVO para Coronavírus, no mesmo instante o departamento de epidemiologia informou os familiares, e se deslocaram com a equipe sentinela para o Distrito de Rio Branco, para inicio dos trabalhos de quarentena dos contatos com a paciente e fiscalizações das barreiras sanitárias.

Até o dia 03 de maio foram contactados 16 pessoas informados pelos familiares e todos foram visitados por nossa equipe e notificados da quarentena.

Circulam nas redes sociais fotos, vídeos e áudios que não condizem com o trabalho prestado por nossa equipe, as imagens dos exames que foram fornecidos pela vigilância aos familiares através de WhatsApp e documento oficial foi liberado e assinado pelo LACEN através da bioquímica do setor.

A secretaria de saúde REPUDIA o que está sendo informado a população através desses áudios e comentários que circulam nas redes sociais de forma a denegrir a imagem da equipe que tanto tem se esforçado para prestar um bom serviço a toda a população de Campo Novo de Rondônia.

Infelizmente a epidemiologia não pode expor o exame da paciente, mas informa que o NÃO DECTÁVEL que aparece conforme imagem abaixo no exame trata-se de uma nota técnica explicativa do Ministério da saúde, e o resultado está logo acima como DETECTÁVEL PARA CORONAVÍRUS SARS-CoV2, conforme imagem abaixo em destaque em vermelho.

Pedimos nesse momento a população que confiem e acreditem na equipe que vem trabalhando de forma clara, transparente e objetiva, fornecendo todos os dados necessários para informar a toda a população. Essa equipe vem trabalhando de acordo com todos os dados coletados e estudando cada um deles baseados em evidências e protocolos do Ministério da Saúde e através do Comitê Municipal de Saúde para Enfrentamento do Coronavírus tomando todas as medidas necessárias para o combate.

Ressaltamos mais uma vez a importância para que as pessoas permaneçam em casa e que somente em caso de urgência e emergência procure as Unidades Básicas de Saúde e Unidade Hospitalar.

Está disponível e em funcionamento a nossa central de enfrentamento do Coronavírus nos telefones (69) 3239 – 2255 (WhatsApp) das 08:00 as 18:00 horas e 3239 – 2253 (24 horas) e no e-mail: coronavirus@camponovo.ro.gov.br

Giovanni Pereira Gonçalves

Secretário Municipal de Saúde