Terça-feira, 02 de junho de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo de Rondônia/RO por meio do Departamento da Vigilância em Saúde – INFORMA a toda a população que o Município possui 04 casos POSITIVO e 01 óbito. Foi realizada coleta do material e encaminhado ao LACEN (Laboratório de Central de Saúde Pública) para análise da amostra. (Segundo levantamento de informações epidemiológicas).

O Ministério da Saúde no dia 20 de março de 2020 declarou transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível mais identificar o transmissor da doença. Diante dos dados informados a epidemiologia não conseguiu rastrear o transmissor da doença, porque de acordo com o ministério da saúde muitos dos infectados serão assintomáticos, e devido aos números de visitantes de outros municípios não foi possível rastrear o transmissor.

É importante ressaltar que os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar de acordo com a portaria N° 454 de 20/03/2020 e estão em acompanhamento e monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento encontram-se em bom estado geral, apresentando apenas sintomas leves.

Informamos ainda que a equipe está entrando em contato com as pessoas que tiveram contato com os pacientes que testaram positivo para a COVID-19. Todos estão sendo colocados em quarentena e monitorados pela  epidemiologia.

É importante salientar que, como parte da estratégia de monitoramento dos casos confirmados ou em investigação, temos um médico exclusivo para dar suporte à Vigilância em Saúde neste momento de atenção e cuidado especial. O município está vigilante e preparado para tomar todas as medidas necessárias.

A Secretaria de Saúde do município pede calma à toda população e reforça o apelo de isolamento social “FIQUEM EM CASA”. Também pede que acompanhe os meios de comunicação oficiais do Município (site e redes sociais) para evitar fake news.

Para a população em geral, permanecem as orientações para medidas de higiene respiratória, sendo elas:

• Uso de máscara obrigatório;
  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite aglomerações se estiver doente;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais.

Em caso de urgência e emergência procure as Unidades Básicas de Saúde e Unidade Hospitalar.

Está disponível e em funcionamento a nossa central de enfrentamento do Coronavírus nos telefones (69) 3239 – 2255 (WhatsApp) das 08:00 as 18:00 horas e 3239 – 2253 (24 horas) e no email: coronavirus@camponovo.ro.gov.br

Rubens Marco Rigon

Secretário Municipal de Saúde

Andriele Vancini Sanches