A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC) do Município de Campo Novo de Rondônia deu início neste mês de julho a formação da Base Nacional Curricular (BNCC), módulo introdutório para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Porém já foi iniciada de forma presencial a formação da Educação Infantil e para Gestores.

Devido à pandemia não foi possível realizar todas as formações presenciais. Portanto não podemos parar, a cada dia estamos nos adaptando a essa situação. Com o tempo esgotado para implantação da Base em todo território Brasileiro e diante desse cenário que estamos vivendo, foi necessário fazer essa capacitação através dos meios tecnológicos. Diante dos fatos retornamos a nossa formação por meio da web conferência, usando a plataforma Cisco webex e a sala do classroom para atividades.

No dia 14 de Julho de 2020 iniciamos a formação da Educação Infantil e Ensino Fundamental com a parte introdutória, com a presença do Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcio Murata, que relatou a relevância da BNCC para a Educação, lembrou também que todos devem participar dessa formação.

Os professores formadores da Etapa da Educação Infantil são Marilza Ribeiro de Souza e Wanderlúcio Cantuária de Oliveira.

Já os formadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental são: Leci Darós dos Santos com o componente Curricular de Geografia e História, Giselly Mendes Marques com o componente curricular de Educação Física, Marinalva Gomes da Silva com o Componente Curricular de Língua Portuguesa e Arte, Edson Gonçalves da Silva, com o componente Curricular de Matemática e o Oilson dos Santos Lima, com o Componente Curricular de Ciências da Natureza.

O que é a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Segundo a LDB, cabe ao Governo Federal “estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”.

A BNCC tem como objetivo central garantir que todos os estudantes – de norte a sul do país, de escolas públicas e privadas – aprendam um conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns. Assim, o que se espera é que as desigualdades educacionais brasileiras sejam reduzidas e que a qualidade do ensino seja elevada.

Além disso, um de seus objetivos é também formar estudantes com habilidades e conhecimentos essenciais para o século XXI, de forma a incentivar a modernização dos recursos utilizados em sala de aula e das práticas pedagógicas, de forma a promover a atualização do corpo docente das escolas.

Texto e fotos: SEMEC.