Reunião de Protocolo

No dia 07 de julho foi realizada uma reunião de protocolo com a presença dos médicos e enfermeiros dos três distritos e de Campo Novo de Rondônia. O objetivo foi apresentar e discutir o protocolo de trabalho a ser implementado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Município.

Preparado especificamente para as UBS’s dos Distritos de Rio Branco, Três Coqueiros e Vila União assim como a UBS Pacaás Novos, localizada na sede administrativa do Município, o protocolo visa padronizar a forma de atendimento ao paciente com orientações e instruções específicas para a realidade de Campo Novo e região, levando em consideração todos os fatores regionais que possam interferir na prestação do serviço necessário para garantir o bem estar e a saúde do usuário.

A reunião ainda contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Rubens Rigon, e da equipe da Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Comissão de Especial

No dia 10 de julho, aconteceu mais uma reunião da Comissão Especial de acompanhamento aos serviços de combate e enfrentamento a pandemia do coronavírus (Covid-19).

A comissão é composta pelo Vereador Ci da 10, Vereador Marco Aurélio e Vereador Roni do Ônibus, tendo como função acompanhar e fiscalizar os serviços desenvolvidos e recursos utilizados pela Prefeitura de Campo Novo de Rondônia.

Na oportunidade, a Diretora do Departamento de Atenção Básica de Saúde, Enfermeira Andriele Vancini, apresentou aos vereadores um relatório das ações desenvolvidas até o momento e os resultados alcançados. Também foi apresentado o novo protocolo de atendimento a ser implantado nas UBS’s do Município.

A reunião ainda contou com a participação do Vereador Jucão e da Vereadora Naiara Saraiva.

Fiscalização

Desde antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Campo Novo de Rondônia, a Prefeitura Municipal já havia colocado a disposição da Secretaria Municipal de Saúde a equipe de fiscais tributários e fiscais ambientais.

O objetivo é somar os esforços juntamente com os Fiscais da Vigilância Sanitária para atuar nas inspeções de estabelecimentos comerciais e denuncias de descumprimento das medidas preventivas decretadas pelo Município assim como pelo Governo de Rondônia e Governo Federal.

Essa ação de monitoramento é de extrema importância para garantir que a reabertura do comercio local aconteça dentro da legalidade e, consequentemente, sem aumento na transmissão ou numero de infectados com o novo coronavírus. Além disso, os fiscais são responsáveis por averiguar, sempre com o apoio da Policia Militar, as denuncias de aglomeração e outros descumprimentos das medidas de prevenção.

Como aconteceu no dia 05 de julho, quando uma denuncia levou a realização de uma fiscalização em local de recreação e banho a 75 km de Campo Novo.

A fiscalização aconteceu no local conhecido como Banho Jacilandia, a 25 km do Distrito Três Coqueiros, próximo à fronteira de Campo Novo com o Município de Nova Mamoré. O local é muito frequentado por moradores de diversas regiões que desejam aproveitar o local para se divertir e se refrescar.

A fiscalização contou com a mobilização de 5 fiscais de Campo Novo de Rondônia, um motorista e da Policia Militar do Distrito Três Coqueiros e Distrito Rio Branco. Estima-se que aproximadamente 150 pessoas estavam no local, em um claro descumprimento do Decreto Municipal nº 101/2020 da Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia que Proíbe a “permanência e trânsito de pessoas em áreas de lazer e convivência, pública ou privada, com o objetivo de realizar atividades físicas, festivas e outras atividades sociais sem relevância pública que envolvam aglomerações de pessoas” assim como torna “obrigatório o uso de máscara de proteção facial em qualquer local, principalmente em recintos coletivos, compreendido como local destinado à permanente utilização simultânea por várias pessoas, fechado ou aberto, privado ou público, como também nas áreas de circulação, nas vias públicas e nos meios de transporte; ocorrendo o seu descumprimento, acarretará a aplicação penalidades conforme legislação correspondente, sem prejuízo das medidas cíveis, administrativas e penais cabíveis”.

CONSULTE A INTEGRA DO DECRETO NO PORTAL DA TRANSPARENCIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO NOVO DE RONDÔNIA ATRAVES DA ABA “LEIS ATOS E PUBLICAÇÕES” > “DECRETOS”.

ATENÇÃO! PESSOAS QUE APRESENTAREM SINTOMAS DE SÍNDROME GRIPAL (FEBRE, TOSSE, DOR DE CABEÇA, ENTRE OUTROS) DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM A CENTRAL DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS (COVID-19) PELO TELEFONE/WHATS (69) 3239-2255 PARA O AGENDAMENTO DA CONSULTA MÉDICA OU COLETA DO EXAME.

Observação: Devido ao volume de ações, essa matéria foi dividida para facilitar a leitura e compreensão de todos. A continuação será publicada em breve.

Acesse os dados de hoje em forma de gráfico e mapa pelo link: http://camponovo.ro.gov.br/covid19/.

Central de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).