A Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), realizou entre os dias 21 de setembro e 1 de outubro a campanha para entrega do medicamento Ivermectina como forma de tratamento profilático (preventivo) a Covid-19.

A SEMUSA, juntamente com a Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), montou uma equipe especifica composta por médicos, enfermeiros, farmacêutica e equipe de apoio para atender a população de forma segura, com todas as atenções necessárias para evitar aglomeração e, assim, diminuir as possibilidades de contágio.

A Campanha iniciou-se na sede administrativa municipal, na cidade de Campo Novo de Rondônia, onde contou com a colaboração dos Enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de Agentes Comunitários de Saúde.

Logo após a entrega aconteceu no Distrito Rio Branco, Distrito Três Coqueiros e Distrito Vila União, respectivamente, onde a equipe contou com o apoio dos profissionais da saúde dos distritos além da colaboração de outras pessoas da comunidade.

Para receber a medicação, os pacientes passaram por triagem e avaliação médica a fim de garantir a dosagem certa para cada paciente em especifico. Aumentando assim a eficácia do tratamento, além de garantir a entrega somente aqueles pacientes em condições de tomar a medicação, uma vez que a Ivermectina é contraindicada em caso de gravidez e alguns problemas de saúde como, por exemplo, meningite.

“Os pacientes que não puderam comparecer nos locais de entrega durante a campanha poderão retirar a medicação na Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região mediante consulta médica”, esclareceu a Diretora de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de Campo Novo de Rondônia, Enfermeira Andriele Vancini Sanches.

“Vale sempre lembrar que, apesar da ocorrência de casos de Covid-19 terem diminuído no nosso Município, a Pandemia não acabou, ainda estamos lutando contra o Coronavírus e os cuidados preventivos continuam sendo essenciais! Use máscara e higienize as mãos sempre”, encerrou Andriele.

Ao todo, foram realizadas 1673 consultas sendo 243 atendimentos no Distrito Três Coqueiros, 310 no Distrito Rio Branco, 411 em Vila União e 709 na sede administrativa municipal.

Assessoria de Comunicação e Divulgação

Prefeitura de Campo Novo de Rondônia