Aconteceu na ultima terça-feira, dia 25, uma reunião entre o Prefeito do Município de Monte Negro, Evair Fernandes, e o Prefeito de Campo Novo de Rondônia, Alexandre do Fortaleza, sobre a situação do Assentamento Amir Lando.

Na pauta, mais uma vez, estiveram os serviços públicos oferecidos na região, como o patrolamento de estradas e visitas dos Agentes Comunitários de Saúde, que não são realizados de forma continua devido a diversos fatores. Um dos pontos levantados foi a manutenção da linha vicinal aberta recentemente para ligar a gleba Amir Lando diretamente ao Distrito Vila União.

Essa linha, como apontado anteriormente pelo Prefeito Alexandre, foi aberta tendo como base uma “acordo não muito favorável a administração” além de não ser oficialmente reconhecida como via de transito rural, o que impede a aplicação de alguns recursos, como o FITHA, por exemplo.

“Essa linha, assim como outras, precisa passar pela aprovação da Câmara Municipal de Vereadores para ser inserida no Sistema de Malha Viária do Município, só a partir de então ela se torna oficial e pode receber investimentos realizados com dinheiro público”, explicou o Prefeito, “Assim como em outros projetos, essa estrada foi feita colocando o carro na frente dos bois, pulando processo, pulando licença e tudo mais, por isso nos encontramos nessa situação complicada”.

Com a presença do Presidente da Associação de Moradores do Almir Lando, José Carlos Ferreira, e de outros moradores, o Prefeito Alexandre aproveitou para falar da importância de que os produtores da região passem na buscar os serviços públicos nos sistemas de atendimento de Campo Novo, como emissão de Nota do Produtor Rural ou ISS, para assim contribuir com a arrecadação do Município.

“Quando vocês precisam de manutenção de estrada vocês procuram o Município de Campo Novo de Rondônia e estão certos, pois é nossa obrigação, mas quando é hora de comprar, de gerar imposto, a maioria procura o Município de Monte Negro ou até mesmo Buritis ou Ariquemes”, falou Alexandre, “A mesma situação ocorre com o imposto de veículos. Estive olhando e a maioria dos veículos tem placa de Monte Negro ou Ariquemes, destinando assim 50% do valor do IPVA para o município, recurso esse que seria destinado a Campo Novo e, dai sim, investido no Amir Lando”.

Em sua rede social, a Vice-presidente da Câmara de Vereadores de Monte Negro, Vereadora Marli Bruno, falou sobre a importância dessa reunião.

“Através desta pequena mensagem venho agradecer meus amigos vereadores de MONTE NEGRO, presentes nesta importante reunião, a favor da população Gleba Amir Lando onde os moradores desta linha também esteve presente. Na oportunidade quero aqui agradecer Prefeito Ivair Fernandes e o Secretário de Obras, Tobias Cardoso, onde o mesmo não mede esforço para ajudar nossa população, obrigada a todos envolvidos e também, fica aqui meu carinho pelo Prefeito de Campo Novo, Alexandre,  vereadores e a Secretária de Obra onde esta união vai fazer a diferença para este público, que tanto necessita deste amparo para melhorias de estrada. Esta união entre Prefeitos vai Fazer a diferença para nossos munícipes, a todos meu muito obrigada”, escreveu Marli.

Além do Prefeito Evair e da Vereadora Marli, a comitiva do município vizinho contou com a participação do Secretário de Obras, Tobias Cardoso, do Presidente da Câmara de Vereadores de Monte Negro, Joel Venutti, e dos Vereadores Denivaldo Mendonça, Joab Alves, Paulinho Motorista, Pedrão Cabeleireiro, Vando Ronconi e Thonatan Libarde.

Por sua vez, o Prefeito Alexandre esteve acompanhado pela Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), Adriana Siqueira, pelo Secretario de Agricultura, Fábio Baiano, e pelos Vereadores Patrick Helmann e Walcir Almeida.

ASCOM – Prefeitura de Campo Novo de Rondônia