Os primeiros 100 dias são os mais desafiadores e importantes de uma nova gestão pública. É nesse período que o novo gestor deve ajustar sua equipe e iniciar as mudanças que pretende implementar, tudo isso enquanto mantem a máquina pública trabalhando para atender a demanda do povo.

No dia 10 de abril, completaram-se os primeiros 100 dias da Gestão Alexandre do Fortaleza, 2021/2024, que, mesmo com problemas orçamentários e imprevistos, tem conseguido alinhar a administração, quitar dividas antigas e ainda manter o atendimento as questões comuns do dia a dia.

Para demostrar tais ações, apresentamos o relatório:

SEMAD

A Secretaria Municipal de Administração Geral é o carro chefe da administração publica municipal, uma vez que a mesma é responsável por comprar ou contratar todo e qualquer serviço ou produto que as demais secretarias necessitam, portanto, todo processo que envolve dinheiro público passa obrigatoriamente pela SEMAD.

Pouco notada às vezes, a SEMAD abriga departamentos e órgãos imprescindíveis as atividades publicas como o Departamento de Recursos Humanos e Desenvolvimento Pessoal, Departamento de Convênios e os Departamentos de Cadastro e Tributação e de Fiscalização e Arrecadação, responsável pela maioria dos serviços prestados a população, como calculo e emissão de IPTU, ISS, apoio ao MEI, entre outros.

A SEMAD também é responsável por todo serviço ou material adquirido com recurso público através do Departamento de Compras e Cadastro de Fornecedores, responsável por adquirir materiais e mercadorias junto aos fornecedores de forma sistematizada, buscar constantemente os melhores serviços e entregas com os fornecedores parceiros, construir e consolidar boas relações de negociação e transparência com os fornecedores.

É a Comissão Permanente de Licitação que recebe, examina e julga todos os documentos e procedimentos competentes a compras e contratações de serviços além do cadastro de licitantes. Até o dia 10 de abril, o valor dos bens adquiridos e serviços contratos através da CPL somavam aproximadamente R$ 2.681.922,48 (dois milhões, seiscentos e oitenta e um mil novecentos e vinte e dois reais e quarenta e oito centavos).

Gabinete do Prefeito

O Gabinete do Prefeito é composto por órgãos ‘independentes’ de apoio e assessoramento ao Prefeito Municipal, prestando assistência direta de suas atividades politicas, sociais, técnicas e administrativa e trabalhando constantemente em parceria com a SEMAD para garantir a celeridade, legalidade e transparência na administração.

Entre os órgãos que compõe o Gabinete, temos a Procuradoria Geral e a Controladoria Geral do Município, sendo a primeira responsável por prestar Assessoria Jurídica, em seus diversos âmbitos e atribuições regidas por legislação especifica, e a segunda por contribuir com a gestão para garantir a “economicidade, legalidade, legitimidade, aplicação de subvenção e renuncia de receita”.

Já os cargos de assessoramento direto, como o Assessor de Programas e Projetos Especiais e Assessor de Assuntos Políticos e Administrativos, atua na elaboração de projetos, articulações politicas e outros assuntos de interesse do Prefeito e, portanto, da administração pública.

Nos 100 primeiros dias de mandato, o Gabinete atuou juntamente com a SEMAD para garantir a reestruturação administrativa e o atendimento as necessidades básicas do Município, além de atuar juntamente com o Prefeito Alexandre do Fortaleza para buscar soluções efetivas para os problemas da administração em geral, entre eles o atraso no pagamento do parcelamento do IPECAN e a divida de precatório com o DER de mais de R$ 650 mil reais, ambos vindos desde a gestão anterior.

ASCOM – Prefeitura de Campo Novo de Rondônia