A Secretaria Municipal de Educação Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o Conselho Municipal de Educação de Campo Novo de Rondônia, realizou a 4ª Conferência Municipal de Educação, no dia 26 de novembro de 2021 no Centro Cultural. Foram adotados todos os protocolos de segurança em relação a pandemia da Covid-19!

A Conferência contou com 196 participantes da comunidade escolar, entre online e presencial, dentre eles gestores, educadores, estudantes e a sociedade civil organizada através de diferentes órgãos e entidades, para debater coletivamente os rumos da educação brasileira.

A 4ª CONAE pautou o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

O evento contou com a presença de autoridades como o Prefeito Municipal Alexandre do Fortaleza,  Vereador Marcos Aurélio, a Secretária Municipal de Educação, Lucieli de Almeida Flores, o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Izaias Alves Pinheiro, o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia, Professor Wander Emilio de Oliveira, e a representante dos Diretores  Escolares, Maria Helena de Souza Oliveira, os quais foram convidados para fazer parte da mesa de honra.

O Prefeito Alexandre destacou que o trabalho da atual gestão vem de encontro com o tema da conferência, que busca o compromisso com o futuro das crianças e jovens: “Aqui a Educação é levada a sério”, disse enfatizando a importância de todos trabalharem em equipe.

O Prefeito ainda agradeceu a todos os profissionais da educação e comunidade escolar no geral pelo compromisso e seriedade com trabalho desenvolvido nas Escolas.

A Secretária Municipal de Educação, Luciele de Almeida Flores, enfatizou a importância de todos estarem participando da Conferência e agradeceu a presença de todos que não mediram esforços, enfatizando a parceria e contribuição em construir e analisar os eixos temáticos do nosso Município.

“A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional”, disse a Secretária, “Essa é a etapa Municipal, onde discutimos e avaliamos os planos e metas do Plano Municipal de Educação junto à comunidade escolar, para posteriormente passar pelas etapas Regional e Estadual”.

A 4ª CONAE contou com a participação dos Palestrantes:

• Professor Wilson Barbosa: Eixo 1 – Avaliação das Diretrizes e Metas;
  • Professora Marcia Andreia de Luca: Eixo 2 – Uma escola para o futuro: Tecnologia e Conectividade a serviço da Educação;
  • Professor Marcio da Costa Murata: Eixo 3- Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social.

A Conferência também contou com uma bela apresentação musical do Hino Nacional com os músicos Caio da Silva Raiski e Nicolas de Oliveira Cardoso assim como uma apresentação cultural com a aluna de musica Isabely Andrade Santana.

A organização agradece especialmente a participação do Grupo Arte é Vida, formado por profissionais e alunos da rede municipal de ensino. O grupo arte é vida começou há 4 anos atrás em uma apresentação para as crianças da escola a qual elas trabalham e desde então as mesmas vem fazendo apresentações nos eventos sociais através de trabalhos voluntários.

O que é CONAE?

É uma Conferência Nacional da Educação que tem por objetivo promover a Consolidação do Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação, suas metas são monitorar, avaliar e propor políticas públicas para a garantia do direito a Educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

Ela possui um documento próprio norteador aos debates, encaminhado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), aos Fóruns de Educação Permanente nos estados. O documento referência possui 3 Eixos temáticos tais como: Eixo 1 – Avaliação das Diretrizes e Metas, Eixo 2 Uma escola para o futuro: Tecnologia e Conectividade a serviço da Educação e Eixo 3  Financiamento da Educação, Gestão Transparência e controle social, discutidos em todo o Território Nacional, por todos os municípios e estados, para propor emendas ou não que serão sistematizadas nas etapas municipais e estaduais  e encaminhadas para compor o documento Base da 4ª Conae.

Texto e fotos: SEMEC/Organização.