A prefeitura Municipal de Campo Novo, por meio da secretaria de Assistência Social/Conselho Tutelar vem a público divulgar algumas das ações do Conselho Tutelar nas escolas municipais do nosso município.   

O Conselho Tutelar está promovendo palestras nas escolas para destacar temas importantes como Abuso Sexual e Bullyng e agora estendendo as palestras para escola estadual do nosso município. 

As palestras feitas até o momento foram ministradas pelos Conselheiros Tutelares Priscila D’Ávila e Wellington Damasceno.  

O objetivo da ação é repassar informações e reflexões quanto aos temas abordados, dicas de como lidar com quem sofre tais práticas, bem como as consequências de quem pratica. 

O Bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto em que as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Porém, sua maior incidência ainda é na escola entre os adolescentes. 

A palestra ajudou a conscientizar os alunos sobre o que é o bullying e abuso sexual, as consequências de quem o pratica, e como lidar com quem sofre, pois se trata de um assunto de extrema importância, principalmente no âmbito escolar. Depois das palestras abordando o tema abuso sexual tivemos um considerável avanço no número de denúncias relacionadas ao assunto. 

Bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores, contra uma determinada vítima. O termo surgiu a partir da palavra inglesa “bully” que no português significa “tirano, brigão ou valentão”. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar, humilhar ou agredir fisicamente a vítima. 

O abuso infantil é um tema difícil de ser abordado, mas que deve ser explorado entre as pessoas. Isso para que novas medidas de prevenção e combate sejam desenvolvidas. Pois quanto mais pessoas conscientes em relação a esse perigo, maiores são as chances de proteger as crianças e adolescentes contra esse ato de violência. 

É de suma Importância que iniciativas como palestras preventivas contra o abuso sexuais, Bullyng e demais temas sejam realizadas por conta da conscientização que elas transmitem.  

Nesse tipo de evento são abordados diretamente os perigos que envolvem o ato, como também auxilia no preparo dos pais, professores, gestores de escolas e outros a lidarem com o assunto. 

Palavra da secretária Fabiola Medeiros: “Promover palestras para nossas crianças e adolescentes servem como base para proteção e conscientização dos mesmos e dos demais membros da sociedade”. 

Aproveitando o momento gostaria de agradecer ao Wellington Damasceno pelos serviços prestados, pelo comprometimento e desejar muito sucesso na sua nova caminhada, o conselheiro agora está seguindo sua jornada na secretaria de saúde. Muito sucesso hoje e sempre. 

Sem comentários.

Deixe um comentário

O e-mail não será publicado. Requerido(*).

cinco × 3 =