A prefeitura Municipal de Campo Novo, por meio da secretaria de Assistência Social/Conselho Tutelar vem a público divulgar mais uma ação do Conselho Tutelar do nosso município. 

O conselho Tutelar está percorrendo nossas escolas e realizando palestras com os temas de Suicídio em alusão o Setembro Amarelo, que é o mês de combate ao suicídio e também falando sobre o Bullyng. Essa semana teremos com Palestrantes convidadas as senhoras Francisca Rona Lúcia da Silva Loayza que é Analista Comportamental e Amanda da Silva Machado que está cursando Serviço Social. 

As palestras e ações se fazem necessária nesse momento onde o índice de suicídio entre jovens vem aumentando. É urgente falar sobre o assunto e fazer campanhas de prevenção nas instituições de ensino, eliminando mitos e preconceitos em torno do tema. 

Segundo dados do ministério de saúde, o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre adolescentes e jovens brasileiros entre 15 e 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito. Dois adolescentes por dia, em média, tiram suas vidas, e para cada suicídio tem pelo menos 25 tentativas.  

“O índice de crianças e jovens que já pensaram em suicídio nos chamou muito a atenção. É muito grave. Ele reforça a existência de uma situação de exploração e abuso, que provoca angústia e o sentimento de ‘falta de sentido para viver’, por isso precisa ser aprofundado”, disse a coordenadora de programas da Childhood, Anna Flora Werneck. (OAB-RJ – Jusbrasil)  

Precisamos combater os estigmas e preconceitos, desmistificando as causas do suicídio ou as características de quem tira a própria vida. Como, por exemplo, que quem se suicida ou é covarde ou o contrário, é corajoso por tal feito, ou uma pessoa egoísta que não pensa em ninguém que o ama. Precisamos entender que quem desistiu de viver estava sofrendo, é um problema de saúde pública de ordem mental, e é um drama social, no qual todos devemos nos envolver e nos responsabilizar. Pois nossos jovens estão morrendo. 

Nossas ações estarão mais presentes e durante todo o ano na tentativa de ameniza ou extinguir essa tragédia na nossa cidade. 

Data Período Escola Horário 
21/09/2022 Manha Escola Cassiano Ricardo 9:30 – 11:00 
21/09/2022 Tarde Escola Cassiano Ricardo 13:30 – 15:30 
22/09/2022 Manha Escola 15 de Outubro 9:30 – 11:00 
22/09/2022 Tarde Escola 15 de Outubro 13:30 – 15:30 
23/09/2022 Tarde Escola Tancredo Neves II 13:30 – 15:30 

Sem comentários.

Deixe uma resposta

O e-mail não será publicado. Requerido(*).