Todos nós sabemos a importância da coleta seletiva de modo geral. Sendo assim estamos fazendo um trabalho de conscientização a toda população de Campo Novo de Rondônia, estamos começando com palestras Educativas com os alunos nas escolas da rede estadual e municipal do nosso município voltado ao Meio Ambiente. No dia 19/09/2022 tivemos palestras com os alunos da Escola 15 de Outubro sobre Coleta Seletiva e no dia 22/09/2022 tivemos palestras com os alunos da Escola Cassiano Ricardo durante toda manhã ambas foram feitas mines- oficinas que foram utilizadas 02(dois) tipos de lixeiras, sendo uma lixeira com tampa e saco plástico  para lixo úmido para o descarte de material (orgânico), uma lixeira com saco plástico para o descarte lixo  seco (reciclável) e uma lixeira com saco plástico para o(rejeito), lixo que não serve pra mais nada.  

O trabalho é feito baseado com propósito de como deve ser feito todas as separações dos lixos produzidos nas residências. Ensinamos qual tipo de lixo é reciclável, qual tipo de lixo é orgânico e também o que é rejeito. É feita uma ressalva em ralação ao acumulo de lixo no Aterro Sanitário da nossa região, onde entra a parte da coleta seletiva e como pode ser feita a destinação do lixo orgânico.  

Será passado para os alunos algumas ideias a serem realizadas de utilizarem composteira domestica para transforma lixo orgânico em adubo que podem ser utilizados em hortas e jardins de suas casas, reduzindo assim a quantidade de material orgânico a serem levados para o transbordo que são posteriormente levados para o aterro sanitário de Ariquemes.   

Será feito um trabalho de conscientização de porta em porta, inclusive nos comércios sobre a coleta seletiva, e de como é feita essa coleta, também sobre os dias e horários de coleta de lixo comum e de material reciclável daqui da cidade de Campo Novo de Rondônia e os distritos de Três Coqueiros, Rio Branco e Vila União. 

Algumas OBSERVAÇÕES muito importantes para toda população quanto a maneira adequada, de como deve ser colocado o lixo fora das residências, é necessário que o lixo seco (reciclável), o lixo orgânico (restos alimentos), pra quem for descartar e os rejeitos esteja dentro de sacos plásticos, sacolas plásticas ou outros tipos de sacos resistentes e é importante que estejam bem amarrados para facilitar o trabalho dos coletores. Outro ponto muito importante será em ralação ao descarte de material pontiagudo e cortante como, por exemplo, copos, garrafas de vidros, espetos de churrasco entre outros. 

*As coletas serão feitas das seguintes formas: 

-Segunda-feira coleta de material reciclável em toda Cidade; 

-Sexta-feira coleta de material reciclável nos comércios. 

Sem comentários.

Deixe um comentário

O e-mail não será publicado. Requerido(*).

onze − 10 =