Com a chegada das chuvas, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) alerta toda a população de Campo Novo de Rondônia para a necessidade de intensificar as ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
O período chuvoso favorece o acúmulo de água parada, ambiente ideal para a proliferação do mosquito. Por isso, é essencial que cada cidadão faça sua parte, eliminando possíveis criadouros e ajudando a prevenir uma epidemia.
Como prevenir a dengue:
- Tampe caixas d’água, barris, tambores e cisternas.
- Elimine recipientes que possam acumular água, como pneus, latas, garrafas e copos descartáveis.
- Limpe regularmente calhas, ralos e vasos de plantas.
- Lave recipientes de animais e plantas aquáticas com água e sabão frequentemente.
- Cuide de plantas que acumulam água, lavando-as com jatos d’água semanalmente.
Por que a prevenção é urgente?
O Aedes aegypti é um mosquito resistente. Seus ovos podem sobreviver por mais de 400 dias em locais secos e, com o contato com a água, podem se transformar em mosquitos em apenas dois dias. Isso torna essencial a eliminação dos criadouros de forma imediata.
Atenção aos sintomas da dengue:
Fique atento a sinais como febre alta, dores no corpo, náuseas e manchas vermelhas na pele. Em casos graves, podem ocorrer sangramentos e outras complicações que exigem atendimento médico imediato.
Campo Novo em ação!
A SEMUSA conta com o apoio de toda a população para combater o mosquito e proteger nossa cidade. Faça sua parte e ajude a espalhar esse alerta!
Dengue mata. Prevenir é salvar vidas.
Juntos, somos mais fortes na luta contra o Aedes aegypti!