IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPO NOVO DE RONDÔNIA AGRADECE A TODOS OS ATORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.


Ao analisarmos os dados divulgados pelo Governo Federal referente ao último resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e principal indicador da qualidade desse segmento no Brasil, podemos compreender que a meta municipal geral de 4.7 e as metas individuais projetadas por escolas de 4.8 (Cassiano Ricardo), 4.4 (07 de Setembro), 4.3 (Tancredo Neves II), 4.0 (Rio Branco), 4.6 (Nova Floresta), foram todas superadas por nossas instituições escolares. Observamos que algumas escolas apresentaram melhorias significativas saindo de 3.7 para 5.1, um avanço de 1.4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e já o índice do Município saiu de 4.2 para 5.3. Salientamos que tudo isso faz parte de um trabalho árduo promovido pelos diferentes atores da educação.
Quero expressar meus sinceros agradecimentos aos professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino, compromissados com o educar e o cotidiano escolar eles fazem o melhor todos os dias para oferecer um ensino de qualidade.
O reconhecimento deste trabalho é mais que merecido, motivo de grande orgulho, porém o que mais me entusiasma é o crescimento profissional de toda a equipe e a superação diária, focando nossas ações no âmbito pedagógico. Isso se constitui de fato no cerne da educação: a reflexão constante e em equipe de como se ensina e de como se aprende.
A comunidade e os pais são grandes parceiros e diretamente responsáveis pelo sucesso da escola, pois, em parceria com a família, o trabalho docente flui e quem ganha são as crianças. Os alunos também estão de parabéns, pois os resultados refletem o esforço em sala de aula e a dedicação nos estudos.
Como gestora da Rede Municipal de Ensino, fico feliz com o expressivo resultado.
Parabéns pela dedicação e o empenho por parte de todos.

“Educar é uma arte que só mostra seu brilho
quando vivenciada por todos os atores do processo.”

 

Professora Wilma Ferreira

Prefeitura reajusta piso salarial de Professores

O Prefeito Oscimar encaminhou nesta quinta-feira (26) à Câmara Municipal Projeto de Lei que reajusta em 6,81% o piso salarial do magistério de toda a rede municipal. O reajuste sendo aprovado nesta sexta-feira pela Câmara, será pago na folha de pagamento de Abril/2018.

O reajuste é bem maior que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou com alta de 3,35%.

O município de Campo Novo de Rondônia está entre os poucos municípios brasileiros que pagam o piso nacional salarial profissional à categoria do magistério.

O reajuste de 6,81% anunciado hoje pelo prefeito atende ao estabelecido na Portaria Interministerial nº 1.595/2017 que atualiza o valor do piso do magistério público da educação básica para o exercício de 2018.

“É nosso compromisso com a categoria, entendemos que é um investimento primordial para para o desenvolvimento da educação no município”, disse o prefeito.

“Educação é um pilar que sustenta o desenvolvimento do município e deve ser fortalecido com profissionais comprometidos e uma gestão administrativa com planejamento e transparência”, completou a Secretária de Educação Wilma Aparecida Ferreira.

Veja o Projeto de Lei

Campeonato Municipal de Comerciantes e Órgãos Públicos

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, através do Departamento de Esporte, convida a população para prestigiar os jogos do Campeonato Municipal dos Comerciantes e Órgãos Públicos a partir do dia (20/02) às 19h00min na Quadra Municipal, os Jogos aconteceram duas vezes na semana (Terça-feira e Quinta- feira). O Campeonato tem por objetivo proporcionar estreitamento e laços de amizade entre os atletas de diferentes setores e níveis socioeconômico.

Inicio: 20/02/2018
Organização: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Premiação: 1º ao 4º lugar

 

 

Esclarecimento sobre a ausência do serviço de coleta seletiva

A secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Turismo através da Divisão de Resíduos Sólidos informa que houve um problema mecânico com o veiculo  que é usado para realização da coleta seletiva, e por este motivo, ontem (13/11) em alguns  setores não foram realizadas as coletas, porém serão finalizadas hoje.
Pedimos  a compreensão  e que continuem depositando os materiais recicláveis em frente as residenciais todas as Segundas-feiras.

Secretária de Educação realiza reunião com corpo técnico da Rede Municipal de Ensino

A Secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Campo novo de Rondônia, Wilma Ferreira, realizou na terça-feira (03/10) uma reunião com o corpo técnico das escolas da Rede Municipal de Ensino para tratar dos ajustes finais do ano letivo 2017 e para iniciar as tratativas para o ano de 2018.

Dentre as ações planejadas para 2018, pensando em como melhorar o índice de aproveitamento escolar dos alunos, fomos em busca dos municípios em que o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica alcançou números formidáveis.

O Ceará é o Estado com os melhores índices do Brasil então foi feito o convite a ANTÔNIO FERREIRA da Editora IMEPH para apresentar para nosso corpo técnico os projetos inovadores de formação voltados para educadores infantis, professores em educação inclusiva, educadores do ensino fundamental bem como formação de gestores e de alunos monitores.

O município de Campo Novo de Rondônia os recebeu com o objetivo de buscar meios para melhorar a qualidade de ensino dos nossos alunos, pois a Editora IMEPH é referência no seu Estado e estamos analisando a proposta de investimento neste material para que os nossos alunos recebam o melhor acompanhamento possível.

Professores da rede municipal de ensino receberão treinamento

Aprende Brasil

Aprende Brasil

Será realizado nos dias 21 e 22 de agosto, no auditório do Centro Cultural treinamento para professores  de 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas Tancredo Neves II, 7 de Setembro e Rio Branco. Serão abordadas disciplinas de língua portuguesa e matemática que serão ministradas pelos professores Carlos Filho e Renata Schimitz da Editora Positivo.

O Aprende Brasil é um sistema de ensino completo, que oferece um conjunto específico de soluções para a rede de ensino pública: Livro Didático Integrado, Livro Digital, assessoria pedagógica, ambiente digital e sistemas de avaliação Hábile e SIMEB.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil foi desenvolvido para potencializar a qualidade do ensino nas escolas do município. Os conteúdos de um ano dão continuidade aos do período anterior, garantindo uma aprendizagem progressiva, articulada e interdisciplinar.

A equipe de Assessoria Pedagógica, formada por profissionais especialistas na área da educação, realiza encontros formativos e atendimentos pedagógicos PRESENCIAIS e A DISTÂNCIA, com o objetivo de contribuir para o programa de formação continuada tanto da equipe técnico-pedagógica, dos gestores e dirigentes educacionais quanto dos docentes que compõem a Rede Pública de Ensino.

Escola Municipal Cassiano Ricardo comemora dia dos pais e o dia do estudante

Na última sexta-feira, 11 de agosto, a Escola Municipal Cassiano Ricardo esteve comemorando o dia do estudante e o dia dos pais, realizando diversas brincadeiras e animações com os alunos e professores. Logo de manhã os servidores da educação receberam um café da manhã em homenagem ao dia dos pais, e à noite comemoraram com jogos de futebol para os professores e pais dos alunos, que foi realizado na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Cassiano Ricardo, logo depois finalizaram a comemoração com um caldo.

 

Reunião do Conselho Municipal do FUNDEB

Na tarde da última quarta-feira, 09 de agosto 2017, o Conselho Municipal do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da Educação) se reuniu para refletir sobre a caminhada e a realidade da educação em nosso município. Realizaram análises de processos de pagamentos referente à educação dos meses de junho e julho. Participaram da reunião os representantes da educação  Adília, Abimael e Wanderlúcio, o representante do conselho tutelar Gustavo e o presidente do Conselho Municipal do FUNDEB  Oilson.

 

Secretaria Municipal de Educação adquiri materiais pedagógicos

A Secretaria Municipal  de Educação, Cultura, Esporte e Lazer adquiriu brinquedos e materiais pedagógicos para atender  a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

Conselho do FUNDEB se reúne para acompanhamento e controle social

Foi realizado na Secretaria Municipal de Educação no dia 24 de maio de 2017, reunião do Conselho Municipal de acompanhamento e controle social do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização da educação.