Secretaria de Educação mantém serviço de transporte escolar mesmo com intensas chuvas

Já é fato conhecido de todos que as intensas e constantes chuvas, que afligem Campo Novo desde o inicio do ano, causaram muitas avarias nas estradas da zona rural do município e, consequentemente, interferiram nos deslocamentos de cargas e pessoas em todas as regiões, chegando até a impedir o trânsito em algumas áreas.

Notícias sobre atoleiros, morros escorregadios impossíveis de subir, bueiros cedidos e até algumas pontes que ruíram chegaram dos quatro cantos do município causando preocupação à administração e essa situação se agravou desde o dia 18 de fevereiro com o início do ano letivo e, automaticamente, do serviço de transporte escolar.

Assim como os demais veículos, os ônibus escolares também sofreram para realizar seus trabalhos e conduzir os alunos até suas referidas escolas, em algumas situações chegando a parar o serviço devido à impossibilidade de deslocamento em algumas linhas.

Foi o caso dos ônibus que passam pela BR 421, trazendo os alunos para as escolas urbanas, que ficaram parados durante a primeira semana de aulas devido a um grande atoleiro que se formou próximo ao Rio Candeias. O serviço de transporte escolar na região foi regularizado no dia 25 de fevereiro.

Outra região que teve problemas causados pelas chuvas é a Linha Terra Roxa onde a ponte sobre o Rio Braço Esquerdo, muito importante para o trânsito na linha, foi arrastada pela correnteza. Como a ponte caiu antes do início do ano letivo, o Departamento de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer pode alterar os trajetos e assim assistir toda a região.

É importante ressaltar que mesmo com as ações da Secretaria de Educação, em parceria com outras pastas da administração, acontecem imprevistos que acabam atrapalhando o serviço, como atoleiros ou morros que ficam muito escorregadios durante as chuvas, mas que os problemas são sanados o mais rapidamente possível.

De acordo com o Gerente de Transporte Escolar, Marcelo Murata, “a Secretaria de Educação tem estado atenta aos danos causados pelas chuvas que impedem o transporte dos alunos e tem procurado buscar uma solução de forma rápida, seja alterando os trajetos dos ônibus ou acionando a Secretaria Municipal de Obras ou o DER para que a estrada seja reparada e o transporte normalizado”.

O exemplo mais recente dessa ação aconteceu na última segunda-feira, dia 11, quando um bueiro localizado no Travessão Ribeirinho, linha que dá acesso ao Distrito Villa União, se rompeu após uma forte chuva que durou mais de 6 horas e aumentou a quantidade de água acima da capacidade de escoamento do referido bueiro.

Como a chuva aconteceu durante a madrugada, os motoristas foram pegos de surpresa pelo rompimento do bueiro e quatro ônibus que realizam o transporte escolar nas linhas C2, C6, C10 e C14 não conseguiram chegar ao seu destino no dia 11, mas o tráfego foi restabelecido na quarta feira (13) após uma medida paliativa realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de Rondônia (DER), responsável pela manutenção da via, em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura de Campo Novo.

“A Secretaria de Educação tem feito o possível para manter os serviços de transporte escolar mesmo com os problemas que surgem diariamente. É de muita importância que a população nos comunique sobre as áreas onde o trafego está com problemas para que possamos tomar providencias o mais rápido possível”, disse Marcelo.

Calendário Letivo

Fortes chuvas são constantes em nossa região nessa época do ano e a população já é acostumada com esse fato, mas há certo tempo não se via um verão tão chuvoso quanto o que estamos passando.

Esse fato juntamente com a extensa malha rodoviária e os recursos cada vez mais escassos que chegam ao município de Campo Novo acabaram atrapalhando mais do que esperado o inicio do ano letivo municipal nas escolas da zona rural.

Enquanto nas escolas urbanas, Escola Cassiano Ricardo e Creche Paulo Coelho, as aulas começaram no dia 18 de fevereiro, a Escola 7 de Setembro, no Distrito Três Coqueiros, e a Escola Rio Branco, no Distrito Rio Branco, foram forçadas a iniciar o ano letivo nos dias 04 e 07 de março, respectivamente.

Esse atraso aconteceu devido às fortes chuvas que atrapalhariam e até impediriam os alunos de chegarem até às escolas uma vez que a grande massa de alunos mora distante das instituições.

Segundo dados da Secretaria de Educação, 1182 alunos foram atendidos pelo serviço de transporte escolar municipal em 2018, seja com frota própria ou terceirizada. Ainda não há estimativa referente ao ano letivo de 2019.

Thiago Laurencio
Departamento de Imprensa e Comunicação
Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia

PRORROGAÇÃO DAS DATAS PREVISTAS NO ANEXO III DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001-2019 SEMEC, CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO, EDITAL Nº 001, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 001-2019 SEMEC, CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO, EDITAL Nº 001, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019

O Município de Campo Novo de Rondônia – RO, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SEMEC, por intermédio de uma Comissão designada para esta finalidade através da Portaria nº 012/SEMEC/2019, em atenção ao Decreto Municipal n° 030/2017, consoante autorização da Lei Complementar Municipal n° 047/2017, Lei Municipal n° 488/2009, Lei Municipal n° 525/2010 e documentação constante dos autos do Processo Administrativo n. 318/2019 resolve alterar as DATAS PREVISTAS NO ANEXO III do Processo Seletivo Simplificado 001-2019, conforme segue:

ANEXO III – CRONOGRAMA PREVISTO

ATIVIDADES DATAS PREVISTAS
PERÍODO DE INSCRIÇÕES 26/02/2019 a 10/03/2019
DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 11/03/2019
ENTREGA DE RECURSOS DAS INSCRIÇÕES 12 e 13/03/2019
HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 18/03/2019
DIVULGAÇÃO DOS LOCAIS DE PROVA 18/03/2019
APLICAÇÃO DA PROVA 24/03/2019
DIVULGAÇÃO DO GABARITO DA PROVA 24/03/2019
RECURSOS DO GABARITO 25 e 26/03/2019
RESULTADO PARCIAL 26/03/2019
RECURSOS RESULTADO PARCIAL 27 e 28/03/2019
RESULTADO FINAL 29/03/2019
HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL 29/03/2019
CONVOCAÇÃO ASSINATURA DE CONTRATO 01/04/2019

 

Campo Novo de Rondônia-RO, 07 de março de 2019.

 

WILMA APARECIDA DO CARMO FERREIRA
Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Secretaria de Educação abre Processo Seletivo para Monitor de Transporte Escolar

A Prefeitura de Campo Novo de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer (SEMEC), publicou nessa sexta-feira (22) o Edital 001/2019 que rege o Processo Seletivo 01/19 para contratação temporária de Monitores de Transporte Escolar.

A Seleção se dará através de Prova Objetiva e se destina ao preenchimento de oito vagas do cargo. Os monitores vão atuar nas frotas próprias do município.

As inscrições estarão abertas de 26 de fevereiro a 07 de março e poderão ser realizadas eletronicamente, através do site da Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia www.camponovo.ro.gov.br, ou presencialmente na sede da SEMEC, localizada na Avenida Tancredo Neves, 2454, St 02, das 7h30min às 12h (horário de Rondônia).

Confira a integra do Edital abaixo.

Edital Teste Seletivo Monitor Transporte Escolar

Convite Especial! 1ª Volta Ciclística de Aniversário de Campo Novo

A Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia convida toda a população para participar da 1ª Volta Ciclística de Aniversário em comemoração aos 27 anos de emancipação política do município. O evento acontecerá no dia 13 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 8 horas.

O início da volta ciclística será no Travessão Ribeirinho, saída para Buritis (no mesmo local onde aconteceu o Leilão Direito de Viver em 2018), e contornará o Igarapé Pombal, área onde a administração está realizando o projeto de revitalização, transformando a região em uma grande área de lazer.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente e envolver a comunidade no referido projeto, haverá um mutirão para o reflorestamento das margens do Igarapé, onde cada participante que plantar uma árvore vai receber um cupom para participar do sorteio de 3 bicicletas.

Além do passeio e do mutirão de reflorestamento, também acontecerão outras ações da administração e será servido um lanche para os participantes.

Limpeza da Cidade

Com o propósito de deixar o aniversariante pronto para a festa, a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras, está realizando durante essa semana uma limpeza em todo o município.

As máquinas da Prefeitura, assim como os servidores da Secretaria de Obras, já estão trabalhando para limpar a área onde acontecerá a volta ciclística e durante o fim de semana estarão atendendo toda a cidade.

A administração convida toda a população para contribuir com a limpeza realizando a manutenção de seus terrenos. Durante o próximo final de semana (dias 9 e 10), as máquinas da prefeitura estarão recolhendo todos os entulhos das frentes das residências e limpando as ruas e áreas públicas.

As máquinas também realizarão a limpeza de terrenos particulares que necessitem de atenção, como terrenos baldios, mas esse serviço resultará em uma cobrança para os proprietários do terreno (de acordo com a tabela de mercado).

O objetivo da Prefeitura de Campo Novo é deixar a cidade limpa e organizada na data de seu aniversário para que durante todo o ano futuro possamos mantê-la assim e contribuir com o bem estar e a qualidade de vida de todos os moradores.

 

Thiago Laurencio
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia

SEMEC realiza encerramento do PNAIC 2018

O seminário de encerramento da Etapa 2018 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SEMEC) em Campo Novo de Rondônia, contou com a participação dos professores e técnicos envolvidos, além da presença do Prefeito Oscimar Ferreira e a Secretária Wilma Ferreira na abertura do evento e alguns alunos.

Na ocasião foram apresentadas as atividades relacionadas com a capacitação deste ano 2018, com apresentações culturais sugeridas no curso, trabalhos pedagógicos com materiais reciclados, danças, teatros, fantoches e muito envolvimento dos profissionais da educação. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso assumido pelos governos Federal, dos estados e municípios como forma de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, visando também reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

A partir do curso, que acontece periodicamente, utilizando-se dos espaços na própria escola, com interação entre os servidores da zona rural e urbana, as experiências são levadas para a sala de aula, transformando brincadeiras em arte, arte em aprendizado, aprendizado em alegrias, etc.  A Equipe Pedagógica de Campo Novo está de parabéns pelo sucesso alcançado, pois o trabalho exposto na galeria de fotos abaixo foi excepcional, garantindo que os resultados alcançados no último IDEB são realmente merecedores devido ao empenho e dedicação de cada profissional.

 

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPO NOVO DE RONDÔNIA AGRADECE A TODOS OS ATORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.


Ao analisarmos os dados divulgados pelo Governo Federal referente ao último resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e principal indicador da qualidade desse segmento no Brasil, podemos compreender que a meta municipal geral de 4.7 e as metas individuais projetadas por escolas de 4.8 (Cassiano Ricardo), 4.4 (07 de Setembro), 4.3 (Tancredo Neves II), 4.0 (Rio Branco), 4.6 (Nova Floresta), foram todas superadas por nossas instituições escolares. Observamos que algumas escolas apresentaram melhorias significativas saindo de 3.7 para 5.1, um avanço de 1.4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e já o índice do Município saiu de 4.2 para 5.3. Salientamos que tudo isso faz parte de um trabalho árduo promovido pelos diferentes atores da educação.
Quero expressar meus sinceros agradecimentos aos professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino, compromissados com o educar e o cotidiano escolar eles fazem o melhor todos os dias para oferecer um ensino de qualidade.
O reconhecimento deste trabalho é mais que merecido, motivo de grande orgulho, porém o que mais me entusiasma é o crescimento profissional de toda a equipe e a superação diária, focando nossas ações no âmbito pedagógico. Isso se constitui de fato no cerne da educação: a reflexão constante e em equipe de como se ensina e de como se aprende.
A comunidade e os pais são grandes parceiros e diretamente responsáveis pelo sucesso da escola, pois, em parceria com a família, o trabalho docente flui e quem ganha são as crianças. Os alunos também estão de parabéns, pois os resultados refletem o esforço em sala de aula e a dedicação nos estudos.
Como gestora da Rede Municipal de Ensino, fico feliz com o expressivo resultado.
Parabéns pela dedicação e o empenho por parte de todos.

“Educar é uma arte que só mostra seu brilho
quando vivenciada por todos os atores do processo.”

 

Professora Wilma Ferreira

Prefeitura reajusta piso salarial de Professores

O Prefeito Oscimar encaminhou nesta quinta-feira (26) à Câmara Municipal Projeto de Lei que reajusta em 6,81% o piso salarial do magistério de toda a rede municipal. O reajuste sendo aprovado nesta sexta-feira pela Câmara, será pago na folha de pagamento de Abril/2018.

O reajuste é bem maior que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou com alta de 3,35%.

O município de Campo Novo de Rondônia está entre os poucos municípios brasileiros que pagam o piso nacional salarial profissional à categoria do magistério.

O reajuste de 6,81% anunciado hoje pelo prefeito atende ao estabelecido na Portaria Interministerial nº 1.595/2017 que atualiza o valor do piso do magistério público da educação básica para o exercício de 2018.

“É nosso compromisso com a categoria, entendemos que é um investimento primordial para para o desenvolvimento da educação no município”, disse o prefeito.

“Educação é um pilar que sustenta o desenvolvimento do município e deve ser fortalecido com profissionais comprometidos e uma gestão administrativa com planejamento e transparência”, completou a Secretária de Educação Wilma Aparecida Ferreira.

Veja o Projeto de Lei

Campeonato Municipal de Comerciantes e Órgãos Públicos

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, através do Departamento de Esporte, convida a população para prestigiar os jogos do Campeonato Municipal dos Comerciantes e Órgãos Públicos a partir do dia (20/02) às 19h00min na Quadra Municipal, os Jogos aconteceram duas vezes na semana (Terça-feira e Quinta- feira). O Campeonato tem por objetivo proporcionar estreitamento e laços de amizade entre os atletas de diferentes setores e níveis socioeconômico.

Inicio: 20/02/2018
Organização: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Premiação: 1º ao 4º lugar

 

 

Esclarecimento sobre a ausência do serviço de coleta seletiva

A secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Turismo através da Divisão de Resíduos Sólidos informa que houve um problema mecânico com o veiculo  que é usado para realização da coleta seletiva, e por este motivo, ontem (13/11) em alguns  setores não foram realizadas as coletas, porém serão finalizadas hoje.
Pedimos  a compreensão  e que continuem depositando os materiais recicláveis em frente as residenciais todas as Segundas-feiras.

Secretária de Educação realiza reunião com corpo técnico da Rede Municipal de Ensino

A Secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer de Campo novo de Rondônia, Wilma Ferreira, realizou na terça-feira (03/10) uma reunião com o corpo técnico das escolas da Rede Municipal de Ensino para tratar dos ajustes finais do ano letivo 2017 e para iniciar as tratativas para o ano de 2018.

Dentre as ações planejadas para 2018, pensando em como melhorar o índice de aproveitamento escolar dos alunos, fomos em busca dos municípios em que o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica alcançou números formidáveis.

O Ceará é o Estado com os melhores índices do Brasil então foi feito o convite a ANTÔNIO FERREIRA da Editora IMEPH para apresentar para nosso corpo técnico os projetos inovadores de formação voltados para educadores infantis, professores em educação inclusiva, educadores do ensino fundamental bem como formação de gestores e de alunos monitores.

O município de Campo Novo de Rondônia os recebeu com o objetivo de buscar meios para melhorar a qualidade de ensino dos nossos alunos, pois a Editora IMEPH é referência no seu Estado e estamos analisando a proposta de investimento neste material para que os nossos alunos recebam o melhor acompanhamento possível.