Prefeita Val participa de reunião entre o Governador Cel Marcos Rocha e a ARON

A Prefeita de Campo Novo de Rondônia, Valdenice Domingos Ferreira, a Val, participou de uma reunião entre o Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, e a Associação Rondoniense de Municípios (ARON).

A reunião aconteceu no dia 20 à tarde, no Palácio Rio Madeira, na Capital do Estado, e contou com a presença de 37 prefeitos, além de Secretários de Estado e Deputados Estaduais.

Na pauta da reunião estavam as dificuldades que os municípios vem enfrentando, liberação do FHITA em tempo hábil para manutenção das estradas, Recuperação das Rodovias estaduais, Governo do Estado assumir a manutenção total da BR 421 (que dá acesso aos distritos de Três Coqueiros e Rio Branco) além de Termos de Cooperação entre Estado e municípios.

A mensagem passada pela Associação Rondoniense dos Municípios (ARON) é a necessidade do Governo do Estado estar mais presentes nos municípios e dos Prefeitos terem mais acesso ao Governador e seus secretários.

Um ponto da pauta bastante importante foi a ajuda financeira do Estado aos municípios, uma vez que a queda de arrecadação de receita própria e de repasses tem trago diversos problemas de Gestão aos municípios, mesmo que em escalas diferentes.

Plenária da ARON

Antes da reunião com o Governador, a Prefeita Val ainda participou de uma plenária da Associação Rondoniense de Municípios para a provação da pauta a ser tratada na reunião posterior.

Val defendeu assuntos de interesse de Campo Novo, como a manutenção da BR 421 e a ajuda financeira aos municípios.

Ao todo, 35 prefeitos participaram da plenária, além da Diretoria da ARON.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Fotos: Divulgação.

Agenda: Servidores da SEMUSA participam de treinamentos e capacitações

Um grupo de servidores da Secretaria Municipal de Saúde, SEMUSA, participou, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, de um treinamento para captura de carrapatos para análise da Febre Maculosa,

A Febre Maculosa é uma doença infecciosa febril aguda de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar de formas leves e atípicas até formas graves, com taxa de letalidade elevada.

O treinamento foi oferecido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde do Estado de Rondônia (AGEVISA), em parceria com o Departamento de Zoonoses do Município de Ariquemes, e contou com a participação de profissionais da IV Gerência Regional de Saúde do Vale do Jamari.

O Agente de Endemias, Gedeon Ramalho Ferreira, o Fiscal da Vigilância Sanitária e Ambiental, Áureo Antônio Vada e a Enfermeira de Epidemiologia, Andriele Vancini Sanches, foram os representantes de Campo Novo nessa capacitação.

Planejamento

No dia 17, os enfermeiros da Atenção Básica de Campo Novo estiveram reunidos para planejar as ações em saúde do ano de 2020.

Aproveitando a oportunidade, os servidores participaram de uma capacitação sobre a “caderneta de saúde do adolescente” além de discutir sobre o novo financiamento da Atenção Básica, assunto que reflete diretamente nas ações desenvolvidas durante todo o ano.

Estiveram presentes a Enfermeira Ana Paula Pedrosa, Enfermeiro Pedro Martins, Enfermeira Sibiluane Fonseca e a Diretora de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de Campo Novo, Enfermeira Andriele Vancini Sanches.

Saúde do Trabalhador

Os servidores da Vigilância em Saúde de Campo Novo participaram de um treinamento oferecido pela AGEVISA com foco na saúde do trabalhador.

“Aproximadamente 11 servidores participaram dessa capacitação e isso é muito importante pois trás uma nova visão sobre a saúde do trabalhador”, disse a Diretora de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de Campo Novo, Enfermeira Andriele Vancini Sanches, “Essa capacitação vai nos ajudar a oferecer o melhor atendimento possível para os usuários do SUS que apresentarem problemas de saúde relacionados com o trabalho que desenvolvem”.

Doenças Infecciosas e Parasitárias

Os servidores da SEMUSA ainda participaram de uma capacitação sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias com foco na Febre Maculosa, Hantavirose e Brucelose. Essas doenças são zoonoses virais que usam animais nativos da nossa região como “hospedeiros”.

O treinamento que aconteceu na quinta-feira, dia 20, também foi ministrado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde do Estado de Rondônia e contou com a participação de 30 servidores.

“Nossa equipe tem se empenhado para continuar a par das mudanças no cenário de saúde de Campo Novo, do Brasil e do mundo”, declarou a Enfermeira Andriele Vancini Sanches, “assim como os problemas de saúde mudam ou evoluem, nós, os profissionais de saúde, precisamos nos atualizar e evoluir para estar sempre preparados. Isso é essencial para salvar vidas”.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Fotos: Divulgação.

Teste Seletivo para Monitor de Transporte Escolar 2020

A Prefeitura de Campo Novo de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, comunica a abertura do Processo Seletivo 01/2020 para contratação temporária de Monitores de Transporte Escolar.

A Seleção se dará através de Prova Objetiva e se destina ao preenchimento de 6 vagas. Os monitores vão atuar nas frotas próprias do município.

As inscrições ocorrerão no período de 17/02/2020 a 21/02/2020, conforme consta no Anexo III – Cronograma Previsto.

Confira a integra do Edital logo abaixo.

Errata 01/2020 do Edital Teste Seletivo para Monitor de Transporte Escolar

Alteração no ANEXO I – LOTAÇÃO E VAGAS, confira a integra da errata logo abaixo.

LINK PARA INSCRIÇÃO: http://camponovo.ro.gov.br/seletivo/

Semana Pedagógica: Servidores participam de treinamento sobre Educação Empreendedora ministrado pelo SEBRAE

Esta acontecendo entre os dias 10 a 13 de fevereiro, na Escola Cassiano Ricardo, a Semana Pedagógica 2020 que está voltada para a Capacitação do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

Sob comando do Professor Aparecido Claudio Scavassa Guilherme Veppo, esse treinamento veio para preparar os discentes, gestores e outros servidores para trabalhar os conteúdos do Projeto em sala de aula.

Ao todo são 92 servidores, sendo 73 professores, participando da capacitação.

“São mais de 90 servidores que irão levar os conhecimentos adquiridos durante a Semana Pedagógica para todas as escolas de Campo Novo, levando essa importante novidade para todos os alunos do 5º não do ensino fundamental”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Eluciene Souza Silva, “com o JEPP a educação oferecida aos nossos alunos será muito mais completa, preparando-os desde pequenos para os desafios da vida adulta, tudo trabalhado de forma simples e inserido dentro das matérias já estabelecidas no curriculum escolar”.

Palavra do SEBRAE: Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. 

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

1 – Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;

2 – Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;

3 – Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;

4 – Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Com informações de SEBRAE.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Fotos: Divulgação.

2ª Volta Ciclística de Aniversário de Campo Novo de Rondônia

A Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia convida a toda população para participar da 2ª Volta Ciclística de Aniversário de Campo Novo de Rondônia.

Esse ano a volta ciclística estará com novo trajeto, começando na Praça Municipal e terminando na Escola Cassiano Ricardo onde vai acontecer uma divertida gincana para as crianças.

Aguardamos todos no dia 13 de fevereiro, quinta-feira, às 16 horas, na Praça Municipal!

Venha e traga sua família para comemorar os 28 anos de Campo Novo de Rondônia!

Alunos participam da Aula Inaugural de Pós-graduação oferecida pelo IFRO em Campo Novo

 Aconteceu na noite de quarta-feira, dia 5, a Aula Inaugural do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Instituições Públicas.

Esse é o primeiro curso oferecido pelo Polo de Educação a Distancia do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e conta com 41 alunos que serão os pioneiros do Polo Campo Novo de Rondônia.

Para a Coordenadora do Polo, Professora Eunice Souza, “esta é apenas a porta de entrada para muitos outros cursos de interesse da nossa comunidade e que vem como diferencial no tocante ao desenvolvimento de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, assim como do nosso município como um todo”.

“Quando recebemos a proposta do IFRO, nós ficamos um pouco apreensivas quanto a viabilidade de tudo, pois não tínhamos condições de montar um polo nesse momento difícil que passamos no Município”, disse a Prefeita Valdenice Domingos Ferreira, “mas nós lutamos para não deixar essa oportunidade passar, pois sabemos que hoje iniciamos um futuro diferente que poderá mudar a vida de muitos filhos e filhas de Campo Novo que não tem condições de ir estudar fora do município”.

Para encerrar, foi apresentado um vídeo com as boas vindas do Reitor do Instituto Federal de Rondônia, Uberlando Tiburtino Leite, do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, do Diretor de Educação a Distância, Adonias Soares da Silva Júnior, da Diretora-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Ariádne Joseane Félix Quintela, do Coordenador do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Aloir Pedruzzi Júnior, e da Coordenadora do Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Instituições Públicas, Maraí Del Carmen Silva Rodrigues.

A aula inaugural contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Eluciene Souza Silva, do Diretor da Escola Cassiano Ricardo, Professor Emanuel Sena, além dos alunos, amigos e familiares.

Texto e fotos: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação

Comunicado de Volta as aulas da Escola Cassiano Ricardo

Atenção alunos, pais e responsáveis, a Equipe Gestora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino fundamental Cassiano Ricardo comunica que o inicio do ano letivo acontecerá no dia 17 de Fevereiro, segunda-feira.

Esse ano a Escola Cassiano Ricardo trás uma grande novidade no seu curriculum escolar, o Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), realizado em parceria com o SEBRAE com o objetivo de incentivar o empreendedorismo através da Educação Empreendedora.

A Direção da Escola Cassiano Ricardo, juntamente com todos os servidores, deseja a todos os alunos um excelente retorno as aulas!

Atenciosamente;

Escola Municipal Cassiano Ricardo

COMUNICADO: VOLTA AS AULAS CMEI PAULO COELHO

A Direção da Creche Municipal e Escola Infantil Paulo Coelho comunica aos senhores pais ou responsáveis que as aulas da instituição terão início na próxima segunda feira, dia 10 de fevereiro.

O horário de chegada para os alunos do período matutino, ou integral, começa às 6h45min e vai até às 7h30min, enquanto o horário de chegada para os alunos do período vespertino inicia ás 12h45min e termina às 13h30min.

A Equipe Gestora da CMEI Paulo Coelho deseja a todos os alunos, professores e demais servidores um ano letivo cheio de realizações.

Atenciosamente;

CRECHE Municipal e Escola Infantil Paulo Coelho

Sala do Empreendedor de Campo Novo de Rondônia se destaca em números de atendimentos a nível estadual

Campo Novo se destacou entre os municípios de Rondônia e do Vale do Jamari quanto ao número de atendimentos realizados na Sala do Empreendedor.

Com 216 procedimentos realizados entre agosto e dezembro de 2019, Campo Novo se tornou o 4º município a realizar mais atendimentos no Estado de Rondônia, sendo o primeiro entres os municípios do Vale do Jamari.

Os Agentes de Desenvolvimento e atendentes Leila dos Santos Inácio e Jeferson Alvis Werkhausen, e os servidores e atendentes Eduardo Mateus de Sousa, Diekson Gasparini e Viviane dos Santos Rhodius são os responsáveis pelos atendimentos e pelo sucesso dos trabalhos desenvolvidos pela Sala do Empreendedor.

A Sala do Empreendedor é responsável por informar, orientar e auxiliar Micro Empreendedores Individuais – MEI’s, Micro Empresas – ME, Empresas de Pequeno Porte – EPP’s e Produtores Rurais em serviços como Emissão de Nota Fiscal Eletrônica, Cadastro Rural, Inscrição Estadual, Alterações de Cadastro, Abertura e Encerramento de Empresas, Emissão de Guia de Recolhimento, Declaração Anual de Faturamento, entre outros. Tudo de forma gratuita.

A Sala do Empreendedor ainda atua para promover a legalização de negócios informais para aqueles que se enquadram na “Lei da Micro e Pequena Empresa” (Lei Complementar 123/06) através da abertura facilitada de novas empresas e da regularização de atividades informais, além de orientar e capacitar Microempreendedores Individuais (MEI).

A Sala do Empreendedor de Campo Novo de Rondônia está localizada na sede da Prefeitura Municipal (Avenida Tancredo Neves, 2055, Setor 2) com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Secretaria de Obras recupera pontes na Linha C18

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Campo Novo de Rondônia concluiu a recuperação de duas pontes na Linha C 18.

Com essas obras o trafego na referida linha volta ao normal, com segurança aos seus usuários.

Além da recuperação das pontes, a Linha C 18 também recebeu serviços de patrolamento e cascalhamento, em alguns pontos críticos, para revitalizar e melhorar as condições da pista.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação

Fotos: Divulgação