AÇÃO MAPEIA RONDÔNIA

Deu-se início nesta quarta-feira, 03 de junho de 2020, o MAPEIA RONDÔNIA que é uma ação em conjunto dos municípios em parceria com o estado.

Inicialmente o projeto vai acontecer na área urbana de Campo Novo de Rondônia no setor 01 e 03. Pretendendo-se terminar no domingo (7).

A logística será realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que irão visitar todas as residências do município, para um rastreio de pessoas sintomáticas, sendo realizado cadastro.

Na sexta-feira (5) iremos iniciar as testagens das pessoas sintomáticas diante do levantamento que os ACS irão realizar nas residências.

O teste é exclusivo para pessoas com os seguintes sintomas há mais de 7 (dias): febre alta, tosse, dor de cabeça, diarreia, dor de garganta, falta de ar e cansaço, falta de paladar e olfato.

Solicitamos que a população seja solicita aos agentes visitantes e que prestem informações fidedignas para que consigamos mapear toda a população sintomática.

Texto: Central de enfrentamento ao (Covid-19)

NOTA INFORMATIVA

Terça-feira, 02 de junho de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo de Rondônia/RO por meio do Departamento da Vigilância em Saúde – INFORMA a toda a população que o Município possui 04 casos POSITIVO e 01 óbito. Foi realizada coleta do material e encaminhado ao LACEN (Laboratório de Central de Saúde Pública) para análise da amostra. (Segundo levantamento de informações epidemiológicas).

O Ministério da Saúde no dia 20 de março de 2020 declarou transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível mais identificar o transmissor da doença. Diante dos dados informados a epidemiologia não conseguiu rastrear o transmissor da doença, porque de acordo com o ministério da saúde muitos dos infectados serão assintomáticos, e devido aos números de visitantes de outros municípios não foi possível rastrear o transmissor.

É importante ressaltar que os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar de acordo com a portaria N° 454 de 20/03/2020 e estão em acompanhamento e monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Até o momento encontram-se em bom estado geral, apresentando apenas sintomas leves.

Informamos ainda que a equipe está entrando em contato com as pessoas que tiveram contato com os pacientes que testaram positivo para a COVID-19. Todos estão sendo colocados em quarentena e monitorados pela  epidemiologia.

É importante salientar que, como parte da estratégia de monitoramento dos casos confirmados ou em investigação, temos um médico exclusivo para dar suporte à Vigilância em Saúde neste momento de atenção e cuidado especial. O município está vigilante e preparado para tomar todas as medidas necessárias.

A Secretaria de Saúde do município pede calma à toda população e reforça o apelo de isolamento social “FIQUEM EM CASA”. Também pede que acompanhe os meios de comunicação oficiais do Município (site e redes sociais) para evitar fake news.

Para a população em geral, permanecem as orientações para medidas de higiene respiratória, sendo elas:

  • Uso de máscara obrigatório;
  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite aglomerações se estiver doente;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais.

Em caso de urgência e emergência procure as Unidades Básicas de Saúde e Unidade Hospitalar.

Está disponível e em funcionamento a nossa central de enfrentamento do Coronavírus nos telefones (69) 3239 – 2255 (WhatsApp) das 08:00 as 18:00 horas e 3239 – 2253 (24 horas) e no email: coronavirus@camponovo.ro.gov.br

Rubens Marco Rigon

Secretário Municipal de Saúde

Andriele Vancini Sanches

Diretora de Atenção Básica e Vigilância em Saúde

Texto: Central de enfrentamento ao (Covid-19)

Campanha Faça Bonito

18 de Maio de 2020

Em alusão ao dia 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A Prefeitura de Campo Novo de Rondônia, através dos profissionais do CRAS, SEMEC e SEMUSA realizaram intervenção na barreira sanitária localizada na entrada do município com distribuição de panfletos.

Levando em consideração o contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19) neste período as crianças estão em tempo integral em casa. Sabemos que grande parte dos abusos ocorrem nos domicílios com pessoas próximas, por isso, não podemos permitir que essa campanha pare.

Este ano a campanha também ganhará mais presença no meio virtual com publicações a respeito da temática. A proposta do “Faça Bonito” é mobilizar, sensibilizar e informar toda a sociedade em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Texto: Central de enfrentamento ao (Covid-19)

Prefeitura de Campo Novo abre inscrições para Chamamento Público em cargos da Secretaria de Saúde

O Município de Campo Novo de Rondônia, Estado de Rondônia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA torna público que realizará Processo de Chamamento Público por tempo determinado.

O Processo visa à contratação de 14 profissionais de nível Médio/Técnico e Superior para atuar na rede municipal de saúde.

As inscrições terão inicio no dia 19 de maio de 2020, as 07h00min, e término no dia 20 de maio de 2020, as 07h00min, obedecendo ao horário de Rondônia, e serão realizadas somente via internet no e-mail da SEMUSA – semusa@camponovo.ro.gov.br (mailto:semusa@camponovo.ro.gov.br), no prazo estabelecido no Anexo II – Cronograma Previsto.

Para mais informações veja o EDITAL abaixo:

SEMOSP: Em parceria, Prefeitura de Campo Novo de Rondônia inicia recuperação da BR 421

A Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), começou a recuperação da BR 421, rodovia de manutenção e responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Os serviços de patrolamento e cascalhamento começaram nas proximidades da cidade de Campo Novo, e segue em direção ao Distrito 3 Coqueiros, graças a uma parceria entre a Prefeitura e moradores da região.

Nesta parceria, pecuaristas e agricultores estão doando todo o combustível necessário e a Prefeitura realiza o serviço com o maquinário e a mão de obra dos servidores da SEMOSP.

Para isso ainda conta-se com a contribuição do Vereador Jucão e da vereadora Naiara Saraiva que estão fornecendo alimentação para os trabalhadores envolvidos na obra.

“Estou muito orgulhoso da solidariedade dos camponovenses que estão colaborando na recuperação das estradas vicinais na cidade e nos distritos”, declarou o Prefeito Oscimar Ferreira, “por ser uma rodovia federal e, portanto, ser responsabilidade do DNIT, a Prefeitura não possui orçamento nem recursos para a manutenção da BR 421, mas com essa parceria podemos contribuir para manter boas condições de tráfego para nossos munícipes”.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Conheça Francisco Nogueira de Oliveira, Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos

Francisco Nogueira de Oliveira, mais conhecido como Frank, nasceu em Campo Novo de Rondônia no ano de 1973 quando nosso município ainda era Distrito da Capital do Estado, Porto Velho.

Frank passou a infância na cidade de Porto Velho, mas retornou a Campo Novo adolescente onde acompanhou o pai em seu oficio como seringalista. Quando já morava em Campo Novo trabalhou com extração mineral como garimpeiro antes de se tornar taxista, oficio que desempenhou por 8 anos.

Começou no serviço público no ano de 2001 quando atuou como Secretário de Obras até 2004. Logo depois passou 2 anos fora do país e retornou em 2007 quando atuou como assessor do Deputado Adelino Follador durante 6 anos, trabalhando junto com a Prefeitura Municipal e conseguindo o envio de diversas emendas que contribuíram com o desenvolvimento do município.

Após esse serviço, retornou a atividade como taxista onde atuou até ser convidado pelo Prefeito Oscimar Ferreira para assumir a Secretaria de Obras e Serviços Públicos no inicio de 2019 onde permaneceu durante 7 meses.

“O Prefeito Oscimar me convidou para retornar ao cargo de Secretário da SEMOSP para que possamos retomar serviços e projetos que já haviam sido iniciados em um primeiro momento”, disse Frank, “nosso desafio e prioridade é trazer todas as linhas e estradas do Município a padrões aceitáveis além de cuidar das contas da secretaria nesse fim de mandato”.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

NOTA DE REPÚDIO

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo de Rondônia/RO por meio do Departamento da Vigilância em Saúde – INFORMA a toda a população que até o dia 04 de Maio de 2020, o Município possui um caso POSITIVO para Coronavírus (COVID-19) com a Fatalidade do Óbito de uma paciente que apresentou sintomas e foi encaminhada para o Hospital Regional de Buritis onde foi realizado a coleta do material no dia 27 de Abril e encaminhado ao LACEN (Laboratório de Central de Saúde Pública) para análise da amostra.

A paciente é uma senhora de 81 anos que encontrava-se acamada em domicilio, tinha problemas de saúde crônicos como hipertensão e problemas visuais. A família e a paciente recebiam visitas constantemente em domicílio (Segundo levantamento de informações epidemiológicas), a paciente também esteve internada (mas sem datas informadas), na residência um dos netos da paciente também ficou em quarentena ao retornar do Amazonas e não apresentou sintomas sendo liberado. O Ministério da Saúde no dia 20 de março de 2020 declara transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível mais identificar o transmissor da doença. Diante dos dados informados a epidemiologia não conseguiu rastrear o transmissor da doença, porque de acordo com o ministério da saúde muitos dos infectados serão assintomáticos, e devido aos números de visitantes de outros municípios não foi possível rastrear o transmissor.

No dia 02 de Maio o Município de Campo Novo de Rondônia recebeu o resultado do exame POSITIVO para Coronavírus, no mesmo instante o departamento de epidemiologia informou os familiares, e se deslocaram com a equipe sentinela para o Distrito de Rio Branco, para inicio dos trabalhos de quarentena dos contatos com a paciente e fiscalizações das barreiras sanitárias.

Até o dia 03 de maio foram contactados 16 pessoas informados pelos familiares e todos foram visitados por nossa equipe e notificados da quarentena.

Circulam nas redes sociais fotos, vídeos e áudios que não condizem com o trabalho prestado por nossa equipe, as imagens dos exames que foram fornecidos pela vigilância aos familiares através de WhatsApp e documento oficial foi liberado e assinado pelo LACEN através da bioquímica do setor.

A secretaria de saúde REPUDIA o que está sendo informado a população através desses áudios e comentários que circulam nas redes sociais de forma a denegrir a imagem da equipe que tanto tem se esforçado para prestar um bom serviço a toda a população de Campo Novo de Rondônia.

Infelizmente a epidemiologia não pode expor o exame da paciente, mas informa que o NÃO DECTÁVEL que aparece conforme imagem abaixo no exame trata-se de uma nota técnica explicativa do Ministério da saúde, e o resultado está logo acima como DETECTÁVEL PARA CORONAVÍRUS SARS-CoV2, conforme imagem abaixo em destaque em vermelho.

Pedimos nesse momento a população que confiem e acreditem na equipe que vem trabalhando de forma clara, transparente e objetiva, fornecendo todos os dados necessários para informar a toda a população. Essa equipe vem trabalhando de acordo com todos os dados coletados e estudando cada um deles baseados em evidências e protocolos do Ministério da Saúde e através do Comitê Municipal de Saúde para Enfrentamento do Coronavírus tomando todas as medidas necessárias para o combate.

Ressaltamos mais uma vez a importância para que as pessoas permaneçam em casa e que somente em caso de urgência e emergência procure as Unidades Básicas de Saúde e Unidade Hospitalar.

Está disponível e em funcionamento a nossa central de enfrentamento do Coronavírus nos telefones (69) 3239 – 2255 (WhatsApp) das 08:00 as 18:00 horas e 3239 – 2253 (24 horas) e no e-mail: coronavirus@camponovo.ro.gov.br

Giovanni Pereira Gonçalves

Secretário Municipal de Saúde

Andriele Vancini Sanches

Diretora de Atenção Básica e Vigilância em Saúde

Conheça Marcia Xavier, Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

Márcia Xavier Pereira Costa nasceu em 23 de Setembro de 1976, na cidade de Pontes e Lacerda no Estado de Mato Grosso, filha de Durval Xavier Pereira e Eneide Rodrigues Lessa, é casada e mãe de 03 filhos.

Filha de agricultores, mudou-se para Rondônia em 1986 após a família adquirir terras na região e em 1992 conheceu Campo Novo de Rondônia, ao visitar uma irmã que já morava no município e possuía uma loja de confecções.

“Logo me apaixonei pelo lugar simples, mas que possui algo especial e atrativo para alguém que sempre quis ser independente e criar uma carreira profissional”.

Com apenas 16 anos Marcia já possuía um escritório de contabilidade, onde aprendeu muito em relação aos comércios aqui existentes, e em 1995 ingressou no setor público como professora de séries iniciais pelo Município de Campo novo de Rondônia. Prestou seu primeiro concurso em 1997 e no ano de 2006 ficou na segunda colocação para Administradora Pública.

Com 03 filhos pequenos e com renda única para manter a família, conseguiu superar os obstáculos da vida e se formou como Administradora! Em 2010, após o concurso ter sido prorrogado, assumiu o cargo no qual permanece até hoje com 23 anos de serviços público prestado a população.

Em 2013 foi cedida a Secretaria de Agricultura para instituir programas essenciais para ativar a economia do município. Nesta atribuição pode desenvolver várias ações juntamente com equipes da secretaria, levando conhecimento e capacitações a agricultores através dos sistemas S, podendo causar certo estimulo aos produtores e comerciantes locais na tentativa de realizar o fomento na economia local.

“Em setembro de 2016 assumi a pasta de Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, sendo para mim um grande desafio, porem o grande aprendizado para meu crescimento profissional no setor público”, disse Marcia, “o município possui uma grande potencialidade de produção, porém não comporta a quantidade para comercialização local, sendo este um grande desafio para o poder público e para os produtores da região”.

“A fase de agricultura de produtos já passou, agora é a fase de agricultura de conhecimentos e são esses conhecimentos que devemos proporcionar aos agricultores para que juntos enfrentemos os obstáculos do futuro”, encerrou Márcia.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação