PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM INSTITUTO CHICO MENDES PARA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Não é de hoje que a Prefeitura de Campo Novo de Rondônia e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) têm unido forças para proteger a rica fauna e flora do Parque Nacional do Pacaás Novos.

Atualmente, essa parceria é de muita importância para a Prefeitura uma vez que o ICMBio tem buscado apoio para suas ações de fiscalização e em troca tem doado ao município as madeiras extraídas ilegalmente por terceiros dentro da área de preservação, trazendo grande economia aos cofres públicos.

Além da doação de madeiras, a Prefeitura tem colhido outros frutos com o apoio a preservação do Pacaás Novos, por exemplo, o parque é responsável por 30% do valor do ICMS repassado ao município.

O ICMBio realiza essa mesma parceria com diversos outros municípios, tanto em Rondônia, quanto pelo Brasil e os resultados tem sido sempre positivos para ambos os lados.

Mas o mais importante dessa união está na visão de futuro.

Essa parceria frutífera caminha para um Termo de Cooperação que permitira ao município de Campo Novo, explorar as belezas do Parque para o Ecoturismo.

Ao todo, o Parque dos Pacaás Novos abrange território dentro de 13 municípios rondonienses, mas a mais bela área está localizada nos limites de Campo Novo: o Pico do Tracoá.

Esse fato traz ao município a opção de atuar com o Ecoturismo, gerando empregos e fomentando a economia local.

Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação

SAMU realiza simulação de acidente de trânsito referente ao Maio Amarelo

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 22, a simulação de um acidente de trânsito promovida como parte da programação do Maio Amarelo 2019, organizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), DETRAN, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital de Pequeno Porte.

Sob o comando do Enfermeiro do SAMU, Marconi Edson, a simulação contou com a participação de servidores do SAMU e do Hospital de Pequeno Porte, com o apoio da Policia Militar e da sociedade civil.

O local escolhido para realizar a simulação na Avenida Tancredo Neves, em frente a Prefeitura Municipal, contribuiu para a propagação da mensagem, principalmente por ser uma via de transito constante.

“Muitas pessoas, que não sabiam que se tratava de uma simulação, pararam no local, preocupados com o ocorrido. Então podemos dizer que atingimos nosso objetivo: chamar a atenção da sociedade para a gravidade de acidentes de trânsito e a importância da participação de cada um na construção de um trânsito mais seguro”, disse Marconi.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em maio de 2011, a ONU decretou a Década de ação para a segurança no trânsito. O amarelo foi escolhido, pois simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

Este ano, a edição abordará o tema: “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, aprovado pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na RESOLUÇÃO Nº 771, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019.

Assim como o realizado em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, passageiros e pedestres dos mais diversos meios de locomoção, a optarem por um trânsito mais seguro.

Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação

SEBRAE promove palestra para microempreendedores e comerciantes de Campo Novo

Campo Novo recebeu nesta segunda-feira, 20, uma palestra direcionada aos Microempreendedores Individuais e empresários do município.

O evento faz parte da programação da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2019 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A palestra aconteceu no Centro Cultural e contou com um público modesto, mas muito interessado. Esse interesse é devido ao tema “Atendimento ao cliente na era digital” que atrai todos os que querem acompanhar a modernização e abertura de novos horizontes.

“Mesmo em cidades de interior, como é o caso de Campo Novo, a tecnologia é um grande aliado e as pequenas empresas devem estar atentas para conseguir tirar o maior aproveitamento da era digital”, disse o palestrante Domingos Sávio de Oliveira, Gerente do SEBRAE de Ariquemes.

A palestra contou com a participação de microempresários, comerciantes e produtores do Município, além da presença da Vice-prefeita de Campo Novo, Val, e funcionários da Prefeitura.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Caminhada Faça Bonito chama população para lutar contra o Abuso Sexual Infantil

Aconteceu nessa segunda-feira, dia 20, a caminhada oficial do “Faça Bonito”, campanha que tem como objetivo o “Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”.

Em Campo Novo, a Campanha foi organizada por um grupo formado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde na Escola, Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social e contou com o apoio e participação de funcionários e alunos da Escola Cassiano Ricardo, Escola 15 de Outubro e CIRETRAN.

Além da caminhada, a Psicóloga Jennefer Matheus da Silva e as Conselheiras Tutelar Honorina dos Santos Silva, Analice Cabral Marçal e Rosa Maria Fernandes, realizaram uma série de palestras nas escolas e instituições de Campo Novo, com o objetivo de alertar as crianças sobre como procurar ajuda em casos de tentativas ou do abuso em si.

Os adultos foram chamados a ficarem atentos, pois o abuso pode estar acontecendo ao lado. As pesquisas mais recentes indicam que o número de abusos sexuais contra crianças e adolescentes têm crescido e acontecem, em sua maioria, dentro do ciclo familiar.

As denúncias podem ser feitas pelo número da Polícia Militar, 190, no Conselho Tutelar, pelo telefone 9 8414-8173 ou pelo Disk 100.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Secretaria de Assistência Social realiza a II Conferência da Pessoa Idosa

Aconteceu na última quinta-feira, dia 16, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento aconteceu no Centro Cultural e contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, e do Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antônio Soares do Nascimento.

Durante a programação, que se estendeu por todo o dia, foram realizadas palestras e debates sobre quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, Assegurando Direitos e Emancipação Humana, Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os conselhos de Direito e Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

Ao fim do dia foram eleitos os delegados que irão representar Campo Novo na Conferência Estadual.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Prefeito Oscimar Ferreira recebe presidente do SINASER para reunião

O Prefeito Municipal de Campo Novo, Oscimar Ferreira, recebeu nessa terça-feira, dia 14, o Presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Estado de Rondônia (SINASER), Vanilson dos Santos Teixeira.

A reunião aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Cleidimar Rocha, e de representantes dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias de Campo Novo, onde foram feitas tratativas sobre condições de trabalho, plano de cargos e carreiras dos ACS’s e ACE’s e adequação dos vencimentos dos servidores para o Piso Salarial da classe, no valor de R$ 1.250,00 (hum mil duzentos e cinquenta reais), conforme Lei 13.708/2018.

Ficou acordado então que a Prefeitura de Campo Novo irá estabelecer o piso salarial aos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias e, em contrapartida, o SINASER irá oferecer cursos e treinamentos para qualificação profissional dos servidores, aliando assim o reconhecimento requerido pela classe com a disponibilidade de um serviço público de saúde cada vez mais eficiente e humano.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Secretaria de Educação realiza entrega de Tablets do “Projeto Educar com Tecnologia”

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Campo Novo de Rondônia entregou durante a comemoração do Dia das Mães na Escola Municipal Cassiano Ricardo, nessa sexta-feira (10), 62 tablets do “Projeto Educar com Tecnologia: Intervenção Pedagógica Gamificada”.

Ao todo serão 100 tablets entregues aos alunos do município, totalizando um investimento de R$ 73.375,00 (setenta e três mil trezentos e setenta e cinco reais).

Esse recurso será utilizado no “Projeto Piloto Educar com Tecnologia: Intervenção Pedagógica Gamificada” que utiliza um aplicativo criado pelo Professor de Campo Novo, Oilson dos Santos Lima, como forma de aumentar o aproveitamento do aluno em relação ao conteúdo estudado.

Foram 62 Tablets entregues a alunos dos 2º ano e do Pré I e II da Escola Cassiano Ricardo, os outros 38 serão entregues em breve.

“Esse projeto é inovador, nenhuma outra Prefeitura já utilizou esse aplicativo e estamos muito esperançosos com o resultado que pode ser alcançado”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Wilma Ferreira.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Secretaria de Educação adquire Van para atender transporte de Universitários

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Campo Novo de Rondônia recebeu, nessa segunda-feira (13), uma Van 0 Km.

Esse veículo foi adquirido através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Lebrão e será usado pela Secretaria de Educação para o transporte dos estudantes que se deslocam até a cidade de Ariquemes diariamente.

A partir de agora a Van passará pelo processo de documentação e identificação para integrar a frota da Associação dos Estudantes de Campo Novo juntamente com um  ônibus da Secretaria de Educação que já é utilizado pelos universitários.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Prefeito Oscimar assina ordem de serviço para construção de pátio coberto na Escola Rio Branco

O Prefeito Municipal Oscimar Ferreira assinou nessa quinta-feira (9), juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Wilma Ferreira, e o representante da Empresa D. C. BRAZ & CIA LTDA, David Cardial Braz, a ordem de serviço para a construção do pátio coberto da Escola Municipal Rio Branco.

A obra no valor de R$ 112.928,26 (cento e doze mil novecentos e vinte e oito reais e vinte e seis centavos) é custeada por um convenio com o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

A empresa que ganhou a Concorrência Pública 02/2019, processo licitatório esse que foi transmitido ao vivo pelo canal da Prefeitura de Campo Novo de Rondônia no Youtube, tem um prazo de 60 dias para a conclusão da obra.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

 

Secretaria de Assistência Social realiza homenagem do Dia das Mães

Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 9, no Centro Cultural, a Homenagem do Dia das Mães.

Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a noite foi cheia de emoções e surpresas, entre elas, um belo vídeo gravado com alunos e funcionários do CRAS, apresentação do Grupo de Idosos e um teatro apresentado pelos servidores.

Além de tudo que foi ensaiado, ainda aconteceu a participação especial de dois jovens que surpreenderam suas mães com belas canções.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação