Senar faz parceria para capacitação profissional em Campo Novo de Rondônia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que tem como missão realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo, veio a Campo Novo de Rondônia em reunião com o Prefeito Oscimar e integrantes da Secretaria de Agricultura para trazer propostas e parcerias em diversos cursos de capacitação profissional.
O superintendente Elmerson Lira explicou sobre o trabalho que fazem informando sobre a seriedade e comprometimento, não se atendo em promessas e sim investimentos, mas que depende da atuação local. O Prefeito Oscimar enfatizou que isso vem de encontro aos seus objetivos, pois deseja resgatar a imagem da cidade como município envolvido na agricultura. Lembrou que o café e o cacau, que inclusive compõem como símbolo cultural da nossa bandeira, precisam de atenção especial visto que as dificuldades locais tem deixado a multicultura agricultora sem o devido destaque. Portanto, é muito importante esse encontro, pois trazer essa formação em técnicas de gestão rural, cooperativismo, capacitação dos novos técnicos e agrônomos auxilia na orientação adequada para o crescimento pessoal e, consequentemente, na melhoria da economia local.
Na ocasião, falaram sobre essa questão do giro econômico, uma vez que as dificuldades de conexão atrapalha trazendo problemas com emissão de notas através da Sefin (Secretaria de Estado de Finanças), o que faz com que a produção saia do município para outras localidades prejudicando, assim, a arrecadação local. Sendo assim, o Prefeito Oscimar sugeriu que o Senar buscasse uma parceria junto a Sefin para a capacitação do produtor a fim de valorizar o local onde mora e investir na parte financeira através do próprio município.
De imediato, definiu-se nesta reunião responsável pela busca e repasse de informações para levantamento relacionado à demanda de cursos interessados de acordo com a necessidade local. Todo o trabalho nesse segundo semestre será voltado para a preparação dos serviços a serem prestados em 2019.
O grande interesse da Administração é capacitar a população para gerir seus negócios e trazer renda para as famílias. Além dos cursos voltados para a formação rural o Senar tem formação social em panificação, culinária, curso de violão, cabelereiro, corte e costura e diversos em artesanato.
Outros programas especiais do Senar foram expostos pelo gerente técnico Anderson Leite, como um dia de atividades no campo, onde poderá haver realizações de serviços de saúde, cabelereiro, minicursos, e muitos outros voltados para a ação social. A Secretaria Municipal de Agricultura terá comunicação direta com o Senar a fim de trazer todos esses benefícios para a população camponovense.
“Fico muito feliz com essa parceria, pois precisamos capacitar para comercializar nossos produtos de maneira que atenda as exigências de mercado.” – Enfatizou o prefeito Oscimar.
“Não trago promessas. Não viemos de tão longe pra não fazer nada. Vamos investir na formação desse povo” acrescentou o Superintendente do Senar Elmerson Lira.

Produtores de Campo Novo na 7ª Rondônia Rural Show

Oficinas, cursos, workshop, palestras e circuitos tecnológicos foram composições da programação da 7ª Rondônia Rural Show, que aconteceu de 23 a 26 de maio de 2018 em Ji-Paraná. Foram vários temas relacionados à produção vegetal e animal.

As palestras foram ministradas por diversos órgãos e secretarias especializados como por exemplo,  EMBRAPA, SEAS, SEBRAE, EMATER, SEAGRI, SENAR entre outros . Durante a 7ª Rondônia Rural Show houve também palestras internacionais, realizadas no espaço empresarial internacional, contando com técnicos, especialistas, consultores, e representantes de diversos países.

Outro destaque foi a programação no campo, com o caminho da carne, peixe, leite e do café,  onde os interessados puderam conferir, de perto, todas as fases de produção, desde o preparo do solo até a comercialização dos produtos. Além disso eles tiveram a disposição o que há de mais moderno em tecnologia rural.

Nesse grande evento não poderia faltar representantes do município de Campo Novo de Rondônia. Nossos agricultores estiveram na 7º RONDÔNIA RURAL SHOW. Acompanhados pelo Secretário Municipal de Agricultura Isac da Cunha Santana, o gerente da EMATER Antônio Vieira Brito e o Engenheiro Agrônomo Márcio André de Menezes, se deslocaram até o município de Ji-Paraná para apreciar as vantagens da MAIOR FEIRA DE AGRONEGÓCIOS DA REGIÃO NORTE, onde tiveram a oportunidade de conhecer várias tecnologias disponíveis no mercado para melhoraria da produção agrícola.

Durante o evento, compraram produtos agrícolas que estavam com preços acessíveis, assistiram palestras, visitaram estandes com diversos produtos expostos, dentre muitas outras atividades relacionadas.

A Administração Municipal agradece o empenho de todos, em especial da Secretaria de Agricultura pela inserção da comunidade local em tão grandioso evento.

Prefeito Oscimar recebe o Deputado Estadual Lazinho da Fetagro

O prefeito Oscimar Ferreira recebeu na manhã desta quinta-feira (10/05) o Deputado Estadual Lazinho da Fetagro que visitou associações agrícolas com a finalidade de acompanhar as condições dos implementos agrícolas que já destinou à Campo Novo de Rondônia com intuito de fortalecer a agricultura familiar.

Secretaria Municipal de Agricultura recebe tratores e veículo do Governo do Estado.

Em visita nesta quinta-feira (10/05) a Secretária Estadual de Agricultura professora Eloísa Helena Bertoletti reuniu-se com prefeito Oscimar Ferreira e secretários para expor as ações do Governo do Estado no fortalecimento da agricultura familiar e entregar tratores e um veículo visando atender as atividades Secretaria Municipal de Agricultura.

Prefeito assina convênio para receber trator e tanque resfriador de leite para produtores rurais

Prefeito Oscimar assinou nesta segunda-feira (07/05) Termo de Convênio com Governo do Estado de Rondônia para receber por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – SEAGRI,  1 Trator de pneus 75 CV e 1 Tanque resfriador de leite com capacidade de 1.500 litros, recurso obtido através de emenda parlamentar do Deputado Federal Nilton Capixaba, visando o aumento de renda de pequenos produtores e podendo atender aproximadamente 20 famílias de produtores rurais do município de Campo Novo de Rondônia.

Distribuição de mudas de café clonal

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SEAMAT), visando o crescimento do município, a melhoria de renda, conforto e qualidade de vida dos agricultores familiares, realizou a entrega de 90.520 (noventa mil quinhentos e vinte) mudas de café clonal, beneficiando 30 agricultores do nosso município. Estas mudas foram adquiridas em parceria com o governo do estado através do programa plante mais desenvolvido pela SEAGRI.

SEAMAT realiza palestra sobre Café Clonal aos agricultores do município de Campo Novo de Rondônia

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Campo Novo de Rondônia realizou na quarta-feira (11/10) uma palestra destinada aos agricultores do município que receberão as mudas de Café Clonal do Programa Plante Mais do Governo do Estado de Rondônia através da SEAGRI, visando incentivar o plantio de café clonal com sistema de irrigação.

O palestrante Isac Santana (técnico agrícola) mostrou com clareza a viabilidade da cultura do café em Rondônia, enfatizando também a alta qualidade do produto rondoniense, explicou sobre plantio, irrigação, adubação, poda e controle de pragas para atingir alta produtividade na cafeicultura.

Secretaria de Agricultura de Campo Novo de Rondônia abre inscrições para o Projeto Porteira Adentro

A Secretaria de Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo informa que estão  abertas as inscrições do Projeto Porteira Adentro, que apoia pequenas propriedades  realizando serviços de infraestrutura, visando fomentar a agricultura familiar.

As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria de Agricultura com prazo indeterminado. Para mais informações procure a secretaria ou ligue (69) 3239-2478.

 

 

Projeto Porteira Adentro

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias do campo e o escoamento dos produtos da agricultura familiar, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia, desenvolve o Projeto Porteira Adentro, onde são realizados serviços de infraestrutura dentro das propriedades. Entre as ações executadas estão a recuperação de estradas,  limpeza e encascalhamento em atoleiros, desobstrução e implantação de bueiros, gradeamentos,  além de construção de bebedouros para animais.

Secretaria de Agricultura realiza evento em comemoração ao dia do Agricultor

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo realizou nesta sexta-feira [28/07] na Feira Municipal um evento em comemoração ao dia do Agricultor. Onde foram entregues lembranças, realizados sorteios, um grande almoço e show ao vivo.

Foram prestigiar o evento o Prefeito Oscimar Ferreira, a Vice-prefeita Valdenice Domingos, o vereador Ademir Borher e os presidentes das associações rurais.

Visita aos agricultores da linha C 14

Na última quarta-feira (28/06), o prefeito Oscimar Ferreira esteve reunido com os agricultores e pecuaristas da Linha C 14, km 14, na residência do sr. Valdivo José Bonfin, representante da linha, juntamente com o vereador Ci da linha C 10, o eng. agrônomo Pedro Henrique e o técnico agrícola Isac Santana, onde foi discutido o incentivo ao plantio do café e cacau clonal.

O eng. agrônomo esteve presente exclusivamente para fornecer conhecimentos e eliminar dúvidas quanto ao plantio das mudas.

O técnico agrícola se disponibilizou para visitar agricultores e realizar palestras para ensiná-los à manusear as mudas.

O vereador Ci afirmou que apoiará todo o processo, e que estará disponível para ajudar os agricultores.

O prefeito ressaltou o envio de máquinas e aparelhos agrícolas para as associações rurais.

Foi discutido ainda os serviços que a prefeitura fará nas estradas, pontes e bueiros da linha C 14.