Caminhada Faça Bonito chama população para lutar contra o Abuso Sexual Infantil

Aconteceu nessa segunda-feira, dia 20, a caminhada oficial do “Faça Bonito”, campanha que tem como objetivo o “Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”.

Em Campo Novo, a Campanha foi organizada por um grupo formado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde na Escola, Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social e contou com o apoio e participação de funcionários e alunos da Escola Cassiano Ricardo, Escola 15 de Outubro e CIRETRAN.

Além da caminhada, a Psicóloga Jennefer Matheus da Silva e as Conselheiras Tutelar Honorina dos Santos Silva, Analice Cabral Marçal e Rosa Maria Fernandes, realizaram uma série de palestras nas escolas e instituições de Campo Novo, com o objetivo de alertar as crianças sobre como procurar ajuda em casos de tentativas ou do abuso em si.

Os adultos foram chamados a ficarem atentos, pois o abuso pode estar acontecendo ao lado. As pesquisas mais recentes indicam que o número de abusos sexuais contra crianças e adolescentes têm crescido e acontecem, em sua maioria, dentro do ciclo familiar.

As denúncias podem ser feitas pelo número da Polícia Militar, 190, no Conselho Tutelar, pelo telefone 9 8414-8173 ou pelo Disk 100.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Secretaria de Assistência Social realiza a II Conferência da Pessoa Idosa

Aconteceu na última quinta-feira, dia 16, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento aconteceu no Centro Cultural e contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, e do Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antônio Soares do Nascimento.

Durante a programação, que se estendeu por todo o dia, foram realizadas palestras e debates sobre quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, Assegurando Direitos e Emancipação Humana, Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os conselhos de Direito e Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

Ao fim do dia foram eleitos os delegados que irão representar Campo Novo na Conferência Estadual.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

O CMDCA abre inscrições para Processo de Escolha Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Novo de Rondônia CMDCA, usando da atribuição que lhe confere na  Lei nº 557, de 2011 e considerando a Lei Federal nº 12.696/2012 e a resolução 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da criança e Adolescente CONANDA, faz publicar o Edital de Convocação para o Primeiro Processo de Escolha Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023.

Informamos que Edital está disponível na Secretaria Municiapal de Assistência Social e para impressão no Diário Oficial dos Municípios-AROM descrito como RESOLUÇÃO Nº 002 DE 29 DE ABRIL DE 2019 com data de publicação 07/05/2019.

Secretaria de Assistência Social realiza homenagem do Dia das Mães

Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 9, no Centro Cultural, a Homenagem do Dia das Mães.

Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a noite foi cheia de emoções e surpresas, entre elas, um belo vídeo gravado com alunos e funcionários do CRAS, apresentação do Grupo de Idosos e um teatro apresentado pelos servidores.

Além de tudo que foi ensaiado, ainda aconteceu a participação especial de dois jovens que surpreenderam suas mães com belas canções.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Campo Novo recebe veículos de Deputados Lúcio Mosquini e Lebrão

O Deputado Estadual Lebrão e a assessora do Deputado Federal Lúcio Mosquini, Rosa Mosquini, estiveram em Campo Novo durante o ultimo domingo, dia 5, onde realizaram a entrega de diversos recursos ao município.

Lebrão entregou oficialmente, nas mãos da Secretária Municipal de Assistência Social, Dona Julia, as chaves de um micro-ônibus adaptado. Esse veículo já está em uso para transporte dos alunos portadores de necessidades especiais que estudam ou realizam acompanhamento especializado na APAE da cidade de Buritis. O Deputado entregou também uma caminhonete que está sendo utilizada no apoio aos serviços da Secretária de Obras de Campo Novo.

Já por parte do Deputado Federal Lucio Mosquini, foi entregue uma academia ao ar livre, que já esta em fase de acabamento da instalação no Distrito Vila União, e  um micro-ônibus que será utilizado pela Associação dos Estudantes de Campo Novo, que se deslocam diariamente até Ariquemes para continuar os estudos após o termino do Ensino Médio.

O veiculo já foi licitado e a empresa deve realizar a entrega do mesmo em até quinze dias.

O Prefeito Municipal Oscimar Ferreira, o Vereador Marco Aurélio e a Secretária de Assistência Social, dona Julia, acompanharam o evento, além da Presidente da Associação dos Estudantes, Patrícia e demais universitários do município.

Thiago Laurencio

Assessor de Comunicação e Divulgação

Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

SEMUSA e SEAS realizam mais um encontro do Grupo de Gestantes

Aconteceu nessa terça-feira, 23, mais um encontro do Grupo de Gestantes, projeto que visa dar mais qualidade de vida e uma gestação saudável ás gestante de Campo Novo.

Realizado pela Atenção Básica de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social, esse foi o segundo encontro do grupo e contou com a participação de 12 gestantes.

Entre as atividades do dia, foi desenvolvido um trabalho de fortalecimento pélvico na gestação, com a Fisioterapeuta Marcela Mazza, e o pré-natal coletivo com a Enfermeira Andriele Vancini Sanches.

Thiago Laurencio

Assessor de Comunicação e Divulgação

Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

Prefeito Oscimar Ferreira busca parceira com Gerente Executiva do INSS

O Prefeito de Campo Novo de Rondônia, Oscimar Ferreira, se reuniu na manhã dessa segunda-feira, dia 15, com a Gerente Executiva da Superintendência Regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rondônia, Márcia Cristina.

Oscimar esteve na sede da Superintendência Regional do INSS na cidade de Porto Velho onde realizou tratativas para a implantação de um ponto de representação do INSS em Campo Novo.

Com esse Acordo de Cooperação Técnica, a Prefeitura disponibilizará um servidor que será capacitado pelo INSS para realizar os serviços administrativos de atendimento, como recebimento e encaminhamento de pedidos de aposentadoria e benefícios.

Com a instalação desse ponto de atendimento, a população poderá solucionar impasses com a seguridade social no próprio município e não precisará mais se dirigir a municípios vizinhos para tal ato. Importante lembrar que o ponto de atendimento servirá para solucionar problemas de documentação, mas não para laudos e perícias.

A administração municipal está organizando a documentação necessária para oficializar o acordo.

Thiago Laurencio

Assessor de Imprensa e Comunicação

Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

Secretaria de Assistência Social realiza cursos profissionalizantes

144 pessoas participaram de três cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social durante os dias 21, 22 e 23 no centro cultural.

O Curso de Design de Sobrancelha aconteceu no período matutino (das 07h30min ás 12h) e contou com a participação de 44 alunos.

O curso de Manicure e Pedicure aconteceu durante as tardes, das 13h30min às 17h30min e teve 34 alunos enquanto Corte e Costura, no período noturno (das 19h30min às 22h30min), teve 32 alunos.

Os Cursos foram 100% gratuitos e foram ministrados pelos Professores Carlos e Elisabete que vieram da cidade de Ariquemes.

Thiago Laurencio
Departamento de Imprensa e Comunicação
Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que a partir desta quarta-feira dia 13 de Março estará realizando inscrições para cursos de Designe de Sobrancelhas, Manicure e Pedicure e Corte para Costura, as inscrições estarão abertas até o dia 19 de Março e serão feitas no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social que está em novo endereço Avenida Tancredo Neves, 1703, setor 03, ao lado da Tv Paraná.

Para maiores informações a Secretaria de Assistência Social está a disposição.

telefone: (69) 3239-2527

Campo Novo de Rondônia é município participante do Selo Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está presente no Brasil há mais de 60 anos, sempre liderando e apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência.

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional conquistado pelos municípios que atingem bons resultados em prol de mais qualidade de vida para crianças e adolescentes.

Na manhã desta terça-feira (05/06), esteve em Campo Novo de Rondônia a articuladora estadual do Selo Unicef Márcia Trajano para promover a capacitação de gestores e técnicos municipais, conselheiros de direitos da criança e adolescentes, visando contribuir com orientações para a qualificação de sua atuação nos processos de envolvimento nas ações que pontuam para o alcance das metas para o recebimento do selo.

A iniciativa contribui para melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, objetivando a redução das disparidades regionais e o avanço na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Através de fórum comunitário, articuladores e técnicos junto à comunidade discutem a execução de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, com o objetivo de melhorar as condições de vida da criança e adolescente no município.

A data prevista para a realização do Fórum Selo Unicef em Campo Novo de Rondônia é dia 19 de junho de 2018, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.