Campanha Faça Bonito

18 de Maio de 2020

Em alusão ao dia 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A Prefeitura de Campo Novo de Rondônia, através dos profissionais do CRAS, SEMEC e SEMUSA realizaram intervenção na barreira sanitária localizada na entrada do município com distribuição de panfletos.

Levando em consideração o contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19) neste período as crianças estão em tempo integral em casa. Sabemos que grande parte dos abusos ocorrem nos domicílios com pessoas próximas, por isso, não podemos permitir que essa campanha pare.

Este ano a campanha também ganhará mais presença no meio virtual com publicações a respeito da temática. A proposta do “Faça Bonito” é mobilizar, sensibilizar e informar toda a sociedade em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Texto: Central de enfrentamento ao (Covid-19)

Seguindo recomendação, Prefeitura de Campo Novo distribui alimentos que seriam utilizados na merenda escolar

Seguindo a recomendação nº 03/2020, do Ministério Publico, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) distribuiu os alimentos que seriam destinados á alimentação escolar dos alunos da rede municipal de ensino.

O objetivo é evitar que os alimentos estraguem, uma vez que muitos são perecíveis ou tem prazo de validade curto, e garantir uma alimentação saudável ás famílias menos favorecidas do município.

A escolha das famílias que receberam os alimentos partiu da base de dados da SEMAS que já acompanha e auxilia as famílias carentes de Campo Novo de Rondônia.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Fotos: Divulgação.

Secretaria de Assistência Social realiza encontro de Interação Familiar do Programa Criança Feliz

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, no dia 28 de fevereiro, o Encontro de Integração Familiar do Programa Criança Feliz.

O evento foi direcionado para as famílias que são atendidas pelo Programa Criança Feliz e teve o objetivo de proporcionar a interação entre as famílias e a troca de experiências além de trazer lazer e diversão, tantos para as crianças quanto para os pais e demais familiares.

Durante toda a tarde foram desenvolvidos atividades como apresentação de vídeos e slades das atividades desenvolvidas pelo Programa Criança Feliz, brincadeiras e dinâmicas para  crianças e adultos, uma apresentação teatral representada pelas crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e pra terminar foi servido um delicioso lanche com muita pipoca, dindim, bolos, tortas, cueca virada, cachorro quente além de balas e pirulitos distribuídos para adoçar ainda mais a vida de todos.

O Programa Criança Feliz em Campo Novo é desenvolvido pelos visitadores Elielto Eduardo da Silva Vieira, Luzivânia Sá Brito e Samira Almeida dos Santos com Coordenação de Ivone Rocha de Souza.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, esteve presente no evento.

Programa Criança Feliz

Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Fotos: Divulgação.

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente empossa novos Conselheiros Tutelares de Campo Novo

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA, empossou na ultima sexta-feira, dia 10, os Conselheiros Tutelares eleitos no pleito de 06 de Outubro de 2019.

Analice Cabral Coelho Marçal, Israel de Alcântara, José Gomes da Silva, Priscila melo D’Avila e Welliton Ferreira Almeida tomaram posse no templo da 1ª Igreja Batista em Campo Novo e serão membros do Conselho Tutelar durante o quadriênio 2020/2023.

A cerimonia de posse contou com a presença do presidente do CMDCA, Edelson Moret de Oliveira, da Secretária Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, da Secretária Municipal de Educação, Eluciene Souza Silva, e do Presidente da Câmara legislativa Municipal de Campo Novo de Rondônia, Vereador Mazinho da Vila União.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação / Fotos: Divulgação

SEMAS realiza Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Campo Novo de Rondônia realizou nessa terça-feira, dia 2, a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o tema “Os desafios do SUAS á luz do Plano Decenal”, a conferência aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Campo Novo e contou com a participação de servidores da SEMAS e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) além de outros profissionais da área e pessoas da comunidade em geral.

Ao todo foram debatidos 4 eixos temáticos, sendo eles:

1 – “A emenda constitucional nº 95 e seus impactos frente ao SUAS” – Palestrante: Elielto Eduardo Vieira.

2 – “A relação do SUAS com o Sistema de justiça” – Palestrante: Assistente Social Fernanda Andrade da Silva.

3 – “A reforma da Previdência Social e seus impactos na seguridade social” – Palestrante: Assistente Social Fernanda Andrade da Silva.

4 – “Gestão e Controle Social no SUAS” – Palestrante:  Kelly Cristina Brum de Lara.

A conferência ainda contou com a participação dos membros da Associação Renascer da Melhor Idade.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação!

Prefeita Val recebe visita do Grupo da Melhor Idade do CRAS de Campo Novo

O Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social de Campo Novo de Rondônia realizou nessa quarta-feira, dia 2, uma visita à Prefeitura Municipal.

Recebidos pelo Assessor de Imprensa e Comunicação da Prefeitura, Thiago Laurencio, o grupo realizou um pequeno tour pelas instalações da Prefeitura e receberam pequenas explicações sobre os serviços desenvolvidos por cada setor e sua importância para a maquina pública.

Ao final do passeio, a Prefeita Val recebeu os visitantes em seu gabinete onde conversaram sobre o município e sua evolução, uma vez que alguns integrantes do grupo são fundadores de Campo Novo de Rondônia.

A visita foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, pela Coordenadora do CRAS, Eluciana de Souza Silva, e por técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação!

SEMAS realiza curso de pintura em tecidos em parceria com Gabinete do Deputado Adelino

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o gabinete do Deputado Estadual Adelino Follador, está realizando um curso profissionalizante de pintura em tecido.

O curso está acontecendo no Centro Cultural, sob comando da Professora Isabel da Silva Barbosa, servidora do gabinete do Deputado Adelino Follador.

Ao todo serão 36 alunas formadas, divididas em 3 turmas com 20 horas de aula cada. As aulas começaram dia 8 e irão terminar no dia 19 de julho.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Caminhada Faça Bonito chama população para lutar contra o Abuso Sexual Infantil

Aconteceu nessa segunda-feira, dia 20, a caminhada oficial do “Faça Bonito”, campanha que tem como objetivo o “Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”.

Em Campo Novo, a Campanha foi organizada por um grupo formado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde na Escola, Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social e contou com o apoio e participação de funcionários e alunos da Escola Cassiano Ricardo, Escola 15 de Outubro e CIRETRAN.

Além da caminhada, a Psicóloga Jennefer Matheus da Silva e as Conselheiras Tutelar Honorina dos Santos Silva, Analice Cabral Marçal e Rosa Maria Fernandes, realizaram uma série de palestras nas escolas e instituições de Campo Novo, com o objetivo de alertar as crianças sobre como procurar ajuda em casos de tentativas ou do abuso em si.

Os adultos foram chamados a ficarem atentos, pois o abuso pode estar acontecendo ao lado. As pesquisas mais recentes indicam que o número de abusos sexuais contra crianças e adolescentes têm crescido e acontecem, em sua maioria, dentro do ciclo familiar.

As denúncias podem ser feitas pelo número da Polícia Militar, 190, no Conselho Tutelar, pelo telefone 9 8414-8173 ou pelo Disk 100.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Secretaria de Assistência Social realiza a II Conferência da Pessoa Idosa

Aconteceu na última quinta-feira, dia 16, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento aconteceu no Centro Cultural e contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, e do Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antônio Soares do Nascimento.

Durante a programação, que se estendeu por todo o dia, foram realizadas palestras e debates sobre quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, Assegurando Direitos e Emancipação Humana, Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os conselhos de Direito e Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

Ao fim do dia foram eleitos os delegados que irão representar Campo Novo na Conferência Estadual.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

O CMDCA abre inscrições para Processo de Escolha Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Novo de Rondônia CMDCA, usando da atribuição que lhe confere na  Lei nº 557, de 2011 e considerando a Lei Federal nº 12.696/2012 e a resolução 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da criança e Adolescente CONANDA, faz publicar o Edital de Convocação para o Primeiro Processo de Escolha Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023.

Informamos que Edital está disponível na Secretaria Municiapal de Assistência Social e para impressão no Diário Oficial dos Municípios-AROM descrito como RESOLUÇÃO Nº 002 DE 29 DE ABRIL DE 2019 com data de publicação 07/05/2019.