Seguindo recomendação, Prefeitura de Campo Novo distribui alimentos que seriam utilizados na merenda escolar

Seguindo a recomendação nº 03/2020, do Ministério Publico, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) distribuiu os alimentos que seriam destinados á alimentação escolar dos alunos da rede municipal de ensino.

O objetivo é evitar que os alimentos estraguem, uma vez que muitos são perecíveis ou tem prazo de validade curto, e garantir uma alimentação saudável ás famílias menos favorecidas do município.

A escolha das famílias que receberam os alimentos partiu da base de dados da SEMAS que já acompanha e auxilia as famílias carentes de Campo Novo de Rondônia.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Fotos: Divulgação.

Secretaria de Assistência Social realiza encontro de Interação Familiar do Programa Criança Feliz

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, no dia 28 de fevereiro, o Encontro de Integração Familiar do Programa Criança Feliz.

O evento foi direcionado para as famílias que são atendidas pelo Programa Criança Feliz e teve o objetivo de proporcionar a interação entre as famílias e a troca de experiências além de trazer lazer e diversão, tantos para as crianças quanto para os pais e demais familiares.

Durante toda a tarde foram desenvolvidos atividades como apresentação de vídeos e slades das atividades desenvolvidas pelo Programa Criança Feliz, brincadeiras e dinâmicas para  crianças e adultos, uma apresentação teatral representada pelas crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e pra terminar foi servido um delicioso lanche com muita pipoca, dindim, bolos, tortas, cueca virada, cachorro quente além de balas e pirulitos distribuídos para adoçar ainda mais a vida de todos.

O Programa Criança Feliz em Campo Novo é desenvolvido pelos visitadores Elielto Eduardo da Silva Vieira, Luzivânia Sá Brito e Samira Almeida dos Santos com Coordenação de Ivone Rocha de Souza.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, esteve presente no evento.

Programa Criança Feliz

Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Fotos: Divulgação.

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente empossa novos Conselheiros Tutelares de Campo Novo

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA, empossou na ultima sexta-feira, dia 10, os Conselheiros Tutelares eleitos no pleito de 06 de Outubro de 2019.

Analice Cabral Coelho Marçal, Israel de Alcântara, José Gomes da Silva, Priscila melo D’Avila e Welliton Ferreira Almeida tomaram posse no templo da 1ª Igreja Batista em Campo Novo e serão membros do Conselho Tutelar durante o quadriênio 2020/2023.

A cerimonia de posse contou com a presença do presidente do CMDCA, Edelson Moret de Oliveira, da Secretária Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, da Secretária Municipal de Educação, Eluciene Souza Silva, e do Presidente da Câmara legislativa Municipal de Campo Novo de Rondônia, Vereador Mazinho da Vila União.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação / Fotos: Divulgação

SEMAS realiza Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Campo Novo de Rondônia realizou nessa terça-feira, dia 2, a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o tema “Os desafios do SUAS á luz do Plano Decenal”, a conferência aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Campo Novo e contou com a participação de servidores da SEMAS e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) além de outros profissionais da área e pessoas da comunidade em geral.

Ao todo foram debatidos 4 eixos temáticos, sendo eles:

1 – “A emenda constitucional nº 95 e seus impactos frente ao SUAS” – Palestrante: Elielto Eduardo Vieira.

2 – “A relação do SUAS com o Sistema de justiça” – Palestrante: Assistente Social Fernanda Andrade da Silva.

3 – “A reforma da Previdência Social e seus impactos na seguridade social” – Palestrante: Assistente Social Fernanda Andrade da Silva.

4 – “Gestão e Controle Social no SUAS” – Palestrante:  Kelly Cristina Brum de Lara.

A conferência ainda contou com a participação dos membros da Associação Renascer da Melhor Idade.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação!

Prefeita Val recebe visita do Grupo da Melhor Idade do CRAS de Campo Novo

O Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social de Campo Novo de Rondônia realizou nessa quarta-feira, dia 2, uma visita à Prefeitura Municipal.

Recebidos pelo Assessor de Imprensa e Comunicação da Prefeitura, Thiago Laurencio, o grupo realizou um pequeno tour pelas instalações da Prefeitura e receberam pequenas explicações sobre os serviços desenvolvidos por cada setor e sua importância para a maquina pública.

Ao final do passeio, a Prefeita Val recebeu os visitantes em seu gabinete onde conversaram sobre o município e sua evolução, uma vez que alguns integrantes do grupo são fundadores de Campo Novo de Rondônia.

A visita foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, pela Coordenadora do CRAS, Eluciana de Souza Silva, e por técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação!

SEMAS realiza curso de pintura em tecidos em parceria com Gabinete do Deputado Adelino

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o gabinete do Deputado Estadual Adelino Follador, está realizando um curso profissionalizante de pintura em tecido.

O curso está acontecendo no Centro Cultural, sob comando da Professora Isabel da Silva Barbosa, servidora do gabinete do Deputado Adelino Follador.

Ao todo serão 36 alunas formadas, divididas em 3 turmas com 20 horas de aula cada. As aulas começaram dia 8 e irão terminar no dia 19 de julho.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Caminhada Faça Bonito chama população para lutar contra o Abuso Sexual Infantil

Aconteceu nessa segunda-feira, dia 20, a caminhada oficial do “Faça Bonito”, campanha que tem como objetivo o “Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”.

Em Campo Novo, a Campanha foi organizada por um grupo formado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde na Escola, Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social e contou com o apoio e participação de funcionários e alunos da Escola Cassiano Ricardo, Escola 15 de Outubro e CIRETRAN.

Além da caminhada, a Psicóloga Jennefer Matheus da Silva e as Conselheiras Tutelar Honorina dos Santos Silva, Analice Cabral Marçal e Rosa Maria Fernandes, realizaram uma série de palestras nas escolas e instituições de Campo Novo, com o objetivo de alertar as crianças sobre como procurar ajuda em casos de tentativas ou do abuso em si.

Os adultos foram chamados a ficarem atentos, pois o abuso pode estar acontecendo ao lado. As pesquisas mais recentes indicam que o número de abusos sexuais contra crianças e adolescentes têm crescido e acontecem, em sua maioria, dentro do ciclo familiar.

As denúncias podem ser feitas pelo número da Polícia Militar, 190, no Conselho Tutelar, pelo telefone 9 8414-8173 ou pelo Disk 100.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Secretaria de Assistência Social realiza a II Conferência da Pessoa Idosa

Aconteceu na última quinta-feira, dia 16, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento aconteceu no Centro Cultural e contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, e do Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antônio Soares do Nascimento.

Durante a programação, que se estendeu por todo o dia, foram realizadas palestras e debates sobre quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, Assegurando Direitos e Emancipação Humana, Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os conselhos de Direito e Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

Ao fim do dia foram eleitos os delegados que irão representar Campo Novo na Conferência Estadual.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

O CMDCA abre inscrições para Processo de Escolha Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Novo de Rondônia CMDCA, usando da atribuição que lhe confere na  Lei nº 557, de 2011 e considerando a Lei Federal nº 12.696/2012 e a resolução 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da criança e Adolescente CONANDA, faz publicar o Edital de Convocação para o Primeiro Processo de Escolha Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023.

Informamos que Edital está disponível na Secretaria Municiapal de Assistência Social e para impressão no Diário Oficial dos Municípios-AROM descrito como RESOLUÇÃO Nº 002 DE 29 DE ABRIL DE 2019 com data de publicação 07/05/2019.

Secretaria de Assistência Social realiza homenagem do Dia das Mães

Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 9, no Centro Cultural, a Homenagem do Dia das Mães.

Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a noite foi cheia de emoções e surpresas, entre elas, um belo vídeo gravado com alunos e funcionários do CRAS, apresentação do Grupo de Idosos e um teatro apresentado pelos servidores.

Além de tudo que foi ensaiado, ainda aconteceu a participação especial de dois jovens que surpreenderam suas mães com belas canções.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação