ELEIÇÕES PARA CONSELHO TUTELAR

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Novo de Rondônia – CMDCA, usando da atribuição que lhe confere, na Lei nº 557, de 2011 e considerando a Lei Federal nº 12.696/2012, e art. 132 da Lei Federal nº 8.069/90, faz publicar o Edital de Convocação para Processo de Escolha de membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2027. 

LEIAM ATENTAMENTE TODO O REGULAMENTO NO EDITAL. 

Segue em anexo o link do edital: 

Assistência Social: Prefeitura de Campo Novo divulga edital de Processo Seletivo com seis vagas

A Prefeitura de Campo Novo de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), torna público o Edital 01/2022 do “Processo Seletivo Simplificado para Contratação De Profissionais Por Tempo Determinado”.

O certame visa preencher 6 vagas de nível médio e superior, em regime celetista, com contrato de 12 meses prorrogável pelo mesmo período.

As inscrições estão abertas a partir a partir das 00h00min do dia 07 de junho até às 23h59min do dia 12 de junho de 2022. Para se inscrever o candidato deverá acessar o site http://camponovo.ro.gov.br/seletivo/, preencher o Formulário Online de Inscrição, anexar os documentos exigidos neste edital (sendo digitalizados a partir de seus originais, de forma legível em arquivo PDF).

Todas as informações estão contidas no Edital 01/2022/SEMAS disponível para dowload no site da Prefeitura de Campo Novo de Rondônia (www.camponovo.ro.gov.br). Mais informações pelo telefone/whats 3239-2527.

Download do Edital abaixo:

ASCOM – Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

SEMAS 2021: Confira o relatório do primeiro ano de Gestão do Prefeito Alexandre do Fortaleza

O Ano de 2021 foi marcante na vida de todos, por diversos motivos, e para a população de Campo Novo de Rondônia não foi diferente.

O Primeiro ano da Gestão Alexandre do Fortaleza foi, segundo o próprio Prefeito, “para por ordem na casa” e organizar tudo, mas sem deixar de atender as necessidades da população. Mesmo em meio todos os problemas encontrados a Prefeitura Municipal conseguiu arcar com suas contas, cumprir com as obrigações de serviços essenciais e ainda investir no crescimento do Município, seja na infraestrutura ou fomento ao comercio e produtor rural.

Um dos principais marcos desse primeiro ano foi a descentralização do poder realizada pelo Prefeito Alexandre, através do Decreto nº 015 de 08 de janeiro de 2021, que deu autonomia para que os gestores das Secretarias Municipais pudessem conduzir suas respectivas pastas de maneira menos burocrática, dando celeridade aos tramites e processos administrativos e suprindo mais rápido a necessidade da população.

Confira a seguir o relatório das Secretarias Municipais  sobre as ações, investimentos e serviços prestados durante 2021.

SEMAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social objetiva garantir a proteção social aos cidadãos, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos que se constituem como apoio aos indivíduos, famílias e para a comunidade no enfrentamento de suas dificuldades. Durante esse ano de 2021 a meta foi otimizar os atendimentos, mesmo com recursos limitados, diante das dificuldades da pandemia.

Ao todo, a SEMAS foi responsável pela emissão de mais de 600 Carteiras de Identidade (RG), 123 carteirinhas de passe livre intermunicipais para pessoas idosas e portadores de deficiências e mais de 85 carteiras de passe livre interestaduais, através do sistema do idoso REDE SUAS.

A emissão desses documentos em Campo Novo proporciona uma comodidade muito maior aos usuários, principalmente aos idosos, que não precisam se deslocar até outros municípios para ter acesso aos seus direitos.

Subordinado a SEMAS existe o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

É através do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), que a SEMAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares além de identificar situações de vulnerabilidades e desenvolver programas, projetos e serviços que possibilitem o acesso da população aos benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.


Conhecendo o território, a equipe do CRAS pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

O CRAS de Campo Novo de Rondônia desenvolveu muitas ações no decorrer de 2021, entre eles o Programa Mamãe Cheguei, do Governo do Estado de Rondônia em parceria com as prefeituras, que busca reduzir a mortalidade infantil por meio do fortalecimento do vínculo parental entre a gestante e o recém-nascido através do acompanhamento da gravidez e ainda proporciona a doação de um kit natalidade que acompanha banheira, fraldas descartáveis e roupas, além de outros itens.

Em Campo Novo, foram mais de 40 famílias beneficiadas pelo Programa Mamãe Cheguei.

Outro trabalho desenvolvido pelas crianças do Município é o Programa Criança Feliz, que visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, envolvendo ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

56 famílias foram acompanhadas pelo Criança Feliz em 2021 e receberam um total de 748 visitas,  na sua maioria de forma remota (vídeo chamada) por causa do nosso cenário de pandemia.

Além disso, o CRAS foi responsável por realizar mais de 1500 atendimentos em diversas áreas, desde novos cadastros ou atualizações do CAD ÚNICO a atendimentos psicossociais, medidas socioeducativas e atendimentos na saúde (HPP, Hospital do Amor, CAPS e UBS).

Entre esses atendimentos estão 237 visitas domiciliares, 126 encaminhamentos para outros setores e 26 visitas a famílias em descumprimento de condicionalidades.

SCFV

Dentro do CRAS acontece também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares através de atendimentos em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários, priorizando as crianças e idosos em situação de vulnerabilidade.


Entre as atividades desenvolvidas pelo SCFV estão:

  • Varal Solidário: Doações de roupas, calçados, roupas de cama e banho, entre outros, em parceria com a população e a Igreja Metodista Wesleyana;
  • Distribuição de alimentos doados pelos nossos produtores rurais ás famílias carentes;
  • 18 de maio: Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com a presença do Grupo Arte é Vida, escolas e outras secretarias;
  • Encontro da primeira infância realizado no mês de agosto;
  • Setembro Amarelo: Evento alusivo na Praça Municipal;
  • Encontro de apresentação dos nossos idosos na Praça Municipal, com dinâmicas e brincadeiras lúdicas;
  • Comemoração do Dia Internacional dos Idosos;
  • Dia D de Vacinação: Participação junto com a SEMUSA levando brincadeiras e muita diversão para as crianças e idosos;
  • Dia das Crianças: Comemoração na Praça Municipal para todas as crianças, em parceria com SEMUSA, SEMEC, Projeto SEMEAR e Grupo Arte é Vida;
  • Roda de conversas em conscientização ao suicídio;
  • Entregas de lembrancinhas para nossas crianças dos nossos projetos durante as datas comemorativas, e;
  • Distribuição de cestas básicas.

CONSELHO TUTELAR E PEQUENA CASA DA CRIANÇA

Também integrando a SEMAS estão o Conselho Tutelar e o Abrigo do Menor “Pequena Casa da Criança”, responsáveis pela missão de proteger e defender as crianças e adolescentes que tiveram direitos violados ou que estão em situação de risco.

Entre as funções do Conselho Tutelar está o encaminhamento de denúncias ao Ministério Público; requisição de serviços públicos direcionados a crianças e adolescentes e a imposição de medidas protetivas, como o acolhimento institucional que é prestado através da Pequena Casa da Criança.

Em 2021, o Conselho Tutelar realizou mais de 200 atendimentos e 150 aconselhamentos, tanto na área rural quanto na área urbana.

Entre esses atendimentos estão casos de acolhimento institucional, abuso sexual, estupro de vulnerável, advertências, encaminhamentos ao setor psicossocial, medidas aplicadas aos pais ou responsáveis por negligencia ou maus tratos e outras notificações além do atendimento a serviços requisitados e buscas ativas de evasão escolar.

O Abrigo do Menor Pequena Casa da criança recebeu durante 2021 um total de 11 menores de idade, sendo que algumas delas de forma reincidente.

PALAVRA DA SECRETÁRIA

Minha palavra para este ano é GRATIDÃO.

Encerramos esta etapa com a certeza de que estamos caminhando juntos e realizando os objetivos inicialmente propostos, também sabemos que nem tudo foi possível concretizar e que é preciso algumas mudanças para a constante evolução do nosso serviço. Estou grata por participar do processo de formação dessa nova equipe e dessa nova gestão!

Gostaria muito de agradecer ao Prefeito Alexandre pela oportunidade, confiança e credibilidade a mim depositada, agradecer aos secretários e vereadores por toda a parceria desenvolvida durante esse ano, aos servidores da Prefeitura por todo suporte, dedicação e paciência.

Deixo um agradecimento especial a minha equipe que se dedicou, me incentivou e me apoiou durante todo esse processo de construção de uma nova estrutura e, claro, aos novos parceiros que conquistei durante o decorrer deste ano assim como a todas as pessoas que de uma forma ou de outra se fizeram presentes nos ajudando na nossa busca ativa, nos trazendo as demandas que não eram do nosso conhecimento, etc.

Tivemos a ajuda de igrejas de campo Novo tanto nos levando demanda das famílias como nos ajudado em doações,  assim como amigos evolvidos nas causas sociais  e agricultores que nos ajudaram com doações dos seus produtos, além de escolas e tantas outras entidades que nos ajudaram de alguma forma.

Não poderia deixar de falar por todo apoio recebido pela minha família, minha base, meu alicerce. Vocês foram muito importantes para que tudo isso acontecesse, sei que não foi  fácil para vocês conviver com tantas mudanças, mas estavam ali ao meu lado me ajudando, amo vocês.

Se algum dia eu tinha alguma duvida se daria certo, hoje já não tenho mais, esse ano me fez ter essa certeza.

Meu muito obrigada a todos vocês que fizeram esse ano acontecer, desejo que 2022 traga todas as oportunidades que precisamos para continuar crescendo.

Fabiola Medeiros – Secretária da SEMAS

ASCOM – Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

Feliz Natal: Prefeito Alexandre fala sobre vandalismo na decoração da Praça Municipal

Durante a noite do dia 28 para 29 de novembro, a decoração natalina instalada na Praça Municipal Augusto Lira de Campo Novo de Rondônia foi, mais uma vez, vandalizada.

Essa é a segunda vez, em menos de 7 dias, que os enfeites são quebrados ou vandalizados.

Indignado, o Prefeito Alexandre falou sobre o vandalismo e os custos para a administração municipal além de fazer um apelo a população para que cuidem e ajudem a vistoriar para que não haja mais depredações do patrimônio publico.

“Quero dizer pra vocês, que isso aqui nós vamos tentar recuperar e o que não tiver jeito de recuperar nos não vamos comprar mais! Nós vamos até retirar o que não servir, por que não adianta a gente comprar, tentar deixar a nossa praça bonita se tem pessoas que n querem ver isso acontecer!”, disse o Prefeito.

Confira a LIVE através do link: https://www.facebook.com/CampoNovodeRO/videos/3167568116861675/

ASCOM – Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

Oportunidade! SEMAS e SEMEC lançam Processo Seletivo 02/2021 para contratação de 18 profissionais

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC) juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Campo Novo de Rondônia lançaram o Processo Seletivo 002/2021 para Contratação por Tempo Determinado.

O Processo seletivo visa preencher 18 vagas disponiveis com lotação na sede administrativa de Campo Novo e nos distritos de Rio Branco, Três Coqueiros e Vila União.

A inscrição está disponível da 00 hora do dia 18 de outubro às 23h59min do dia 21 de outubro de 2021 através do site da Prefeitura Municipal no link: http://camponovo.ro.gov.br/seletivo/. A divulgação do RESULTADO PARCIAL está prevista para o dia 4 de novembro.

Para mais informações realize o DOWNLOAD DO EDITAL abaixo:

ASCOM – Prefeitura de Campo Novo de Rondônia.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Prefeito Alexandre se reúne com SENAI

O Prefeito de Campo Novo de Rondônia, Alexandre do Fortaleza, participou, no dia 8 de outubro, de uma reunião com a gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim.

O objetivo da reunião foi a apresentação de cursos oferecidos pelo SENAI nos municípios que podem ser adquiridos pela Prefeitura para fins de oferta a população, promovendo a capacitação e fomento a renda local.

Aperfeiçoamento em Fabricação de Cupcake, Corte e costura, operação (pilotagem) de drone, construção civil (alvenaria), entre outros cursos estão disponíveis para contratação.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Fabiola Medeiros, disse que “devido ao orçamento, não é possível a contratação agora em 2021, mas as conversas são mantidas para, a partir de 2022, a Prefeitura possa oferecer possibilidades de qualificação profissional aos munícipes”.

ASCOM – prefeitura de Campo Novo de Rondônia

Setembro Amarelo: Servidores da prefeitura participam de palestra referente a campanha de prevenção ao suicídio

Aconteceu durante a ultima quarta-feira, dia 29, na Prefeitura Municipal de Campo Novo, uma palestra sobre saúde mental alusiva a Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao Suicídio.

Ministrado pela Psicóloga Patrícia Rodrigues de Souza, servidora do Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS), a palestra abordou temas como depressão, como observar se alguém próximo está sofrendo com o mal do século e como ajudar.

A palestra contou com a participação dos servidores da Prefeitura Municipal de Campo Novo.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia

Convite Especial! Venha participar do Projeto Criando Memórias da Campanha Setembro Amarelo

A Prefeitura de Campo Novo de Rondônia convida toda a população para participar do Projeto Criando Memórias: “Prevenção ao Suicídio é Qualidade de Vida”.

O projeto faz parte das atividades da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, que esse ano trás o tema “Agir Salva Vidas!”.

O evento acontece na Praça Municipal de Campo Novo no dia 02 de outubro a partir das 16horas com atividades lúdicas (vôlei, ping pong, gincanas e outros) e sorteio de brindes entre os participantes serviços de saúde, como aferição de pressão e o Dia D de Vacinação de Rotina.

No dia D, é ofertada a população a possibilidade de colocar em dias a caderneta de vacinação, seja a sua ou dos seus filhos, através da disponibilidade de vacinas de rotina como a Vacina da Gripe Comum. Os interessados devem estar munidos de CPF, Cartão do SUS e Caderneta de Vacinação.

ASCOM – Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

Prefeitura de Campo Novo de Rondônia realiza adesão ao Selo UNICEF

A Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia realizou durante o mês de agosto a adesão ao Selo UNICEF.

A Secretária da Assistência Social, Fabíola Medeiros, compareceu ao gabinete do Prefeito Alexandre do Fortaleza, no dia 06de agosto para a assinatura do termo de adesão.

O Selo conta com a parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O termo foi assinado pelo prefeito Alexandre Dias e pelo presidente do CMDCA, Marinho Felício. Entre no site e conheça mais detalhes: https://selounicef.org.br/

O que é o Selo UNICEF?

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira.

O objeto é apoiar os municípios a fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. 

Como funciona?

Ao fazer a adesão ao Selo UNICEF, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada. 

Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e a participação de adolescentes. 

Cada ciclo do Selo UNICEF dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal. 

Os municípios que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos com o Selo UNICEF, e podem fazer uso deste reconhecimento durante o ciclo seguinte.

Com informações de selounicef.org.br

ASCOM – Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

Secretaria de Assistência Social realiza entrega de kits enxoval do Programa mamãe Cheguei

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) em parceria com o Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) realizou a entrega dos kits do Programa Mamãe Cheguei.

O programa Mamãe Cheguei é uma ação do Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS) e atende mamães, com até 22 semanas de gestação, em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

Todas as gestantes que obedecerem aos critérios serão contempladas com um kit enxoval contendo 19 itens, entre banheira, fraldas descartáveis e roupas. O objetivo do programa é diminuir a mortalidade infantil com o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho durante o pré-natal.

As interessadas devem comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que são parceiros da SEAS. Para as que ainda não possuem o Cadastro Único são necessários os documentos pessoais, caderneta de gestante e os documentos dos demais moradores da casa.

Para o programa Mamãe Cheguei elas também precisam apresentar comprovante de residência e o cartão do pré-natal que deve estar sendo realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um dos principais requisitos para receber o kit.

Em Campo Novo a entrega contou com a presença do Prefeito Alexandre do Fortaleza, da primeira dama Maria Dias, da Secretaria da SEMAS, Fabiola Medeiros, da Coordenadora do CRAS, Marcilene Sarco Rodrigues além de servidores que atuam no acompanhamento das gestantes.

ASCOM – Prefeitura de campo novo de Rondônia