Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente empossa novos Conselheiros Tutelares de Campo Novo

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA, empossou na ultima sexta-feira, dia 10, os Conselheiros Tutelares eleitos no pleito de 06 de Outubro de 2019.

Analice Cabral Coelho Marçal, Israel de Alcântara, José Gomes da Silva, Priscila melo D’Avila e Welliton Ferreira Almeida tomaram posse no templo da 1ª Igreja Batista em Campo Novo e serão membros do Conselho Tutelar durante o quadriênio 2020/2023.

A cerimonia de posse contou com a presença do presidente do CMDCA, Edelson Moret de Oliveira, da Secretária Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, da Secretária Municipal de Educação, Eluciene Souza Silva, e do Presidente da Câmara legislativa Municipal de Campo Novo de Rondônia, Vereador Mazinho da Vila União.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação / Fotos: Divulgação

SEMAS realiza Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Campo Novo de Rondônia realizou nessa terça-feira, dia 2, a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Com o tema “Os desafios do SUAS á luz do Plano Decenal”, a conferência aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Campo Novo e contou com a participação de servidores da SEMAS e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) além de outros profissionais da área e pessoas da comunidade em geral.

Ao todo foram debatidos 4 eixos temáticos, sendo eles:

1 – “A emenda constitucional nº 95 e seus impactos frente ao SUAS” – Palestrante: Elielto Eduardo Vieira.

2 – “A relação do SUAS com o Sistema de justiça” – Palestrante: Assistente Social Fernanda Andrade da Silva.

3 – “A reforma da Previdência Social e seus impactos na seguridade social” – Palestrante: Assistente Social Fernanda Andrade da Silva.

4 – “Gestão e Controle Social no SUAS” – Palestrante:  Kelly Cristina Brum de Lara.

A conferência ainda contou com a participação dos membros da Associação Renascer da Melhor Idade.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação!

Prefeita Val recebe visita do Grupo da Melhor Idade do CRAS de Campo Novo

O Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social de Campo Novo de Rondônia realizou nessa quarta-feira, dia 2, uma visita à Prefeitura Municipal.

Recebidos pelo Assessor de Imprensa e Comunicação da Prefeitura, Thiago Laurencio, o grupo realizou um pequeno tour pelas instalações da Prefeitura e receberam pequenas explicações sobre os serviços desenvolvidos por cada setor e sua importância para a maquina pública.

Ao final do passeio, a Prefeita Val recebeu os visitantes em seu gabinete onde conversaram sobre o município e sua evolução, uma vez que alguns integrantes do grupo são fundadores de Campo Novo de Rondônia.

A visita foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, pela Coordenadora do CRAS, Eluciana de Souza Silva, e por técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Texto: Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação!

SEMAS realiza curso de pintura em tecidos em parceria com Gabinete do Deputado Adelino

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o gabinete do Deputado Estadual Adelino Follador, está realizando um curso profissionalizante de pintura em tecido.

O curso está acontecendo no Centro Cultural, sob comando da Professora Isabel da Silva Barbosa, servidora do gabinete do Deputado Adelino Follador.

Ao todo serão 36 alunas formadas, divididas em 3 turmas com 20 horas de aula cada. As aulas começaram dia 8 e irão terminar no dia 19 de julho.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Caminhada Faça Bonito chama população para lutar contra o Abuso Sexual Infantil

Aconteceu nessa segunda-feira, dia 20, a caminhada oficial do “Faça Bonito”, campanha que tem como objetivo o “Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”.

Em Campo Novo, a Campanha foi organizada por um grupo formado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde na Escola, Conselho Tutelar e Centro de Referência de Assistência Social e contou com o apoio e participação de funcionários e alunos da Escola Cassiano Ricardo, Escola 15 de Outubro e CIRETRAN.

Além da caminhada, a Psicóloga Jennefer Matheus da Silva e as Conselheiras Tutelar Honorina dos Santos Silva, Analice Cabral Marçal e Rosa Maria Fernandes, realizaram uma série de palestras nas escolas e instituições de Campo Novo, com o objetivo de alertar as crianças sobre como procurar ajuda em casos de tentativas ou do abuso em si.

Os adultos foram chamados a ficarem atentos, pois o abuso pode estar acontecendo ao lado. As pesquisas mais recentes indicam que o número de abusos sexuais contra crianças e adolescentes têm crescido e acontecem, em sua maioria, dentro do ciclo familiar.

As denúncias podem ser feitas pelo número da Polícia Militar, 190, no Conselho Tutelar, pelo telefone 9 8414-8173 ou pelo Disk 100.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Secretaria de Assistência Social realiza a II Conferência da Pessoa Idosa

Aconteceu na última quinta-feira, dia 16, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento aconteceu no Centro Cultural e contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Francisca Prado da Silva, e do Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antônio Soares do Nascimento.

Durante a programação, que se estendeu por todo o dia, foram realizadas palestras e debates sobre quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, Assegurando Direitos e Emancipação Humana, Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Os conselhos de Direito e Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

Ao fim do dia foram eleitos os delegados que irão representar Campo Novo na Conferência Estadual.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

O CMDCA abre inscrições para Processo de Escolha Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campo Novo de Rondônia CMDCA, usando da atribuição que lhe confere na  Lei nº 557, de 2011 e considerando a Lei Federal nº 12.696/2012 e a resolução 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da criança e Adolescente CONANDA, faz publicar o Edital de Convocação para o Primeiro Processo de Escolha Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023.

Informamos que Edital está disponível na Secretaria Municiapal de Assistência Social e para impressão no Diário Oficial dos Municípios-AROM descrito como RESOLUÇÃO Nº 002 DE 29 DE ABRIL DE 2019 com data de publicação 07/05/2019.

Secretaria de Assistência Social realiza homenagem do Dia das Mães

Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 9, no Centro Cultural, a Homenagem do Dia das Mães.

Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a noite foi cheia de emoções e surpresas, entre elas, um belo vídeo gravado com alunos e funcionários do CRAS, apresentação do Grupo de Idosos e um teatro apresentado pelos servidores.

Além de tudo que foi ensaiado, ainda aconteceu a participação especial de dois jovens que surpreenderam suas mães com belas canções.

Thiago Laurencio – Assessor de Comunicação e Divulgação

Campo Novo recebe veículos de Deputados Lúcio Mosquini e Lebrão

O Deputado Estadual Lebrão e a assessora do Deputado Federal Lúcio Mosquini, Rosa Mosquini, estiveram em Campo Novo durante o ultimo domingo, dia 5, onde realizaram a entrega de diversos recursos ao município.

Lebrão entregou oficialmente, nas mãos da Secretária Municipal de Assistência Social, Dona Julia, as chaves de um micro-ônibus adaptado. Esse veículo já está em uso para transporte dos alunos portadores de necessidades especiais que estudam ou realizam acompanhamento especializado na APAE da cidade de Buritis. O Deputado entregou também uma caminhonete que está sendo utilizada no apoio aos serviços da Secretária de Obras de Campo Novo.

Já por parte do Deputado Federal Lucio Mosquini, foi entregue uma academia ao ar livre, que já esta em fase de acabamento da instalação no Distrito Vila União, e  um micro-ônibus que será utilizado pela Associação dos Estudantes de Campo Novo, que se deslocam diariamente até Ariquemes para continuar os estudos após o termino do Ensino Médio.

O veiculo já foi licitado e a empresa deve realizar a entrega do mesmo em até quinze dias.

O Prefeito Municipal Oscimar Ferreira, o Vereador Marco Aurélio e a Secretária de Assistência Social, dona Julia, acompanharam o evento, além da Presidente da Associação dos Estudantes, Patrícia e demais universitários do município.

Thiago Laurencio

Assessor de Comunicação e Divulgação

Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

SEMUSA e SEAS realizam mais um encontro do Grupo de Gestantes

Aconteceu nessa terça-feira, 23, mais um encontro do Grupo de Gestantes, projeto que visa dar mais qualidade de vida e uma gestação saudável ás gestante de Campo Novo.

Realizado pela Atenção Básica de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social, esse foi o segundo encontro do grupo e contou com a participação de 12 gestantes.

Entre as atividades do dia, foi desenvolvido um trabalho de fortalecimento pélvico na gestação, com a Fisioterapeuta Marcela Mazza, e o pré-natal coletivo com a Enfermeira Andriele Vancini Sanches.

Thiago Laurencio

Assessor de Comunicação e Divulgação

Prefeitura de Campo Novo de Rondônia