Obras: Secretaria de Educação realiza reparos e manutenção em prédios públicos

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer (SEMEC) de Campo Novo de Rondônia realizou durante o mês de agosto a reforma e manutenção das instalações do Centro Cultural.

Entre as ações, esteve a manutenção da rede elétrica, limpeza e manutenção dos aparelhos de ar condicionado, reparos nas paredes, pisos e forro além da pintura de todo o prédio.

Além do Centro Cultural, a SEMEC propiciou a manutenção das estruturas da Escola Municipal Tancredo Neves II, do Distrito Vila União.

Através de recursos repassados pelo Plano Dinheiro Direto da Escola (PDDE), do Plano Nacional do Desenvolvimento da Educação (PNDE), e do Programa de Suporte Financeiro (PROSFIN), com recursos municipais, a gestão da instituição pode realizar a adaptação das instalações para receber os alunos na volta às aulas presenciais.

Além disso, ainda foram realizados serviços de manutenção e reparos elétricos, instalação de calha no pátio coberto, limpeza e manutenção dos aparelhos de ar condicionado e aquisição de materiais de limpeza e higienização, tão importantes no combate ao vírus da Covid-19.

Nova gestão

Aconteceu no dia 1 de setembro, na sede da SEMEC de Campo Novo, uma reunião para apresentação formal da nova secretária da pasta.

A SEMEC, que até então esteve sobre a gestão da ex-prefeita e professora Valdenice Domingos Ferreira, passa a ser comandada pela Servidora Lucieli de Almeida Flores.

Lucieli é servidora publica municipal concursada desde 2011 no cargo de Agente de Gestão Escolar e assume o cargo interinamente até a aprovação de um novo nome para gerir a pasta.

Já no dia 8 de setembro, aconteceu a reunião de apresentação da Secretária Interina á equipe de servidores da Escola Municipal Cassiano Ricardo.

Durante a reunião o Prefeito Alexandre do Fortaleza falou aos servidores sobre ser participativo e a importância do trabalho de equipe para garantir a qualidade do ensino. Por sua vez, a equipe pedagógica da SEMEC aproveitou a oportunidade para tratar de assuntos referentes às aulas presenciais que já retornaram na instituição.

ASCOM – Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

Volta às aulas: SEMEC divulga Plano de Retorno às Aulas Presenciais pós Pandemia

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC) apresentou durante os últimos dias o Plano de Retorno às Aulas Presenciais pós Pandemia Reformulado 2021.

O objetivo do plano é “nortear a implementação de procedimentos e ações que viabilizem o retorno das aulas presenciais pós-pandemia, que minimizem os riscos de contágio, aos envolvidos no processo ensino aprendizagem (alunos, pais, profissionais da educação e demais prestadores de serviços), ofertando condições de aprendizagem de qualidade”.

No dia 14 de julho a Secretária de Educação, Valdenice Domingos Ferreira, apresentou, juntamente com um dos auxiliares pedagógicos da SEMEC responsáveis pelo plano, Professor Joãozinho dos Santos, o texto oficial ao Prefeito Alexandre do Fortaleza e ao Assessor de Programas e Projetos Especiais, Marcio Murata.

No dia 15 foi realizada uma reunião com as Diretoras, Orientadores e Supervisores das escolas da rede municipal de ensino para estudo do Plano de Retorno as aulas presenciais. A reunião ainda contou com a participação de integrantes do Programa Saúde na Escola, a nutricionista Lucilene Borcharth Raasch e a Psicóloga Thais Bevilacqua.

Por ultimo, no dia 19, foi realizada a apresentação aos vereadores da Câmara Municipal de Campo Novo de Rondônia.

O Plano de Retorno às Aulas Presenciais pós Pandemia Reformulado 2021 já se encontra em execução com o preparo das instalações físicas e o treinamento dos professores e damis servidores das escolas municipais.

Realize o DOWNLOAD do Plano de Retorno às Aulas Presenciais pós Pandemia Reformulado 2021 abaixo!

ASCOM – Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

SEMEC: Confira o relatório dos primeiros 100 dias de gestão do Prefeito Alexandre do Fortaleza

Os primeiros 100 dias são os mais desafiadores e importantes de uma nova gestão pública. É nesse período que o novo gestor deve ajustar sua equipe e iniciar as mudanças que pretende implementar, tudo isso enquanto mantem a máquina pública trabalhando para atender a demanda do povo.

No dia 10 de abril, completaram-se os primeiros 100 dias da Gestão Alexandre do Fortaleza, 2021/2024, que, mesmo com problemas orçamentários e imprevistos, tem conseguido alinhar a administração, quitar dividas antigas e ainda manter o atendimento as questões comuns do dia a dia.

Para demostrar tais ações, apresentamos o relatório:

SEMEC

A principal demanda enfrentada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer tem sido a melhoria da estrutura de aulas remotas na rede municipal. Ao todo, são 1333 alunos matriculados em seis instituições de ensino (cinco escolas de ensino fundamental até o 5º ano e uma creche e pré-escola), incluindo 179 alunos do 6º ao 9º ano atendidos pela Escola 7 de Setembro, pois a rede estadual não possui escola no Distrito Três Coqueiros.

O ano letivo com oferta de aulas não presenciais, como medida de enfrentamento à COVID-19 e combate à situação de emergência de saúde pública, é regido pelo Decreto 60, de 24 de fevereiro, que “regulamenta a reorganização do Calendário Escolar, Avaliação de Aprendizagem e Estrutura Organizacional do ano letivo de 2021”.

Para auxiliar no desenvolvido dos alunos foi realizada a aquisição de tablets para o projeto Educar com Tecnologia com o investimento de mais de R$ 100 mil reais, valor encaminhado através de emenda parlamentar durante a gestão passada, mas aplicado durante o inicio de 2021.

Outras ações dos primeiros 100 dias:

  • Conclusão da construção de quatro salas de aula na E.M.E.I.F. 7 de Setembro, iniciado na gestão passada, através de Convênio com o Governo do Estado de Rondônia.
  • Conclusão da construção do muro Escola Infantil Rio Branco, iniciado na gestão passada, através de emenda parlamentar.
  • Ordem de trabalho para conclusão obra da Escola Infantil Nova Floresta através de Recursos Federais do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação.

A SEMEC de Campo Novo recebeu aproximadamente R$ 2.610.000,00 (dois milhões e seiscentos e dez mil reais) em recursos até o dia 10 de abril.

APAE

Além dos alunos atendidos pela rede de ensino municipal, a SEMEC ainda atua no atendimento dos alunos de Educação Especial através de parceira com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Buritis/RO.

Ao todo são 40 alunos, entre adultos e crianças, que recebem atendimento especializado para o desenvolvimento das mais diversas áreas, desde acompanhamento médico a programas culturais. A Prefeitura de Campo Novo de Rondônia mantem em seu quadro de servidores 1 motorista, 1 agente de limpeza e uma professora, lotados na APAE como parte do acordo de cooperação. Não houve repasse de valores diretamente á APAE esse ano pois o termo de convenio ainda está em fase de elaboração.

ASCOM – Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

Atenção: Devido a extensão da matéria completa, a mesma será publicada em partes, por secretaria, a fim de permitir uma melhor leitura e entendimento das informações. A ASCOM se coloca a disposição para sanar duvidas. Contato: ascom@camponovo.to.gov.br

Turismo: Prefeitura de Campo Novo de Rondônia adere ao Programa Viaja Mais Servidor do Governo de Rondônia

A Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia firmou parceria com o Governo do Estado de Rondônia, através da Superintendência Estadual de Turismo (SETUR), para incluir servidores e empresas do Município no Programa Viaja Mais Servidor, programa administrado pela SETUR que garante descontos para servidores em hotéis, locadoras de veículos, agencias de turismo, empresas de transporte rodoviário, restaurantes e outros locais cadastrados como fornecedores.

O Viaja Mais Servidor é uma iniciativa do Governo Estado de Rondônia que visa garantir, além de descontos para que servidores possam aproveitar as belezas do turismo estadual, o fomento da economia local nos municípios do Mapa Turístico de Rondônia. O referido programa era, inicialmente, destinado aos servidores estaduais, mas foi expandido e permitiu a adesão dos municípios e agora é analisado pelo Ministério do Turismo para ser implantado a nível nacional.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SEAMAT) iniciará agora o cadastro das empresas que desejarem se tornar parceiras do Programa Viaja Mais Servidor. Para isso a equipe da Secretaria entrará em contato com empresas do município, mas também já está recebendo os empresários que estejam interessados.

Caso deseje saber sobre o programa e as vantagens para as empresas participantes, o empresário pode procurar a SEAMAT na Rua 21 de setembro, 1932, setor 02, ao lado da Feira do Produtor Rural.

Importante ressaltar que os servidores municipais ainda não estão cadastrados e liberados para acessar e utilizar os benefícios do programa, situação que será disponibilizada assim que for finalizado o cadastro do município, servidores e empresas.

Programa Viaja Mais Servidor

O programa VIAJA MAIS SERVIDOR tem por objetivo gerar o fomento do segmento turístico, o sentimento de pertencimento do Estado de Rondônia, além da movimentação econômica do segmento, valorizar o Servidor Público quanto ao acesso às atividades turísticas locais; fortalecer o mercado interno, dinamizando a cadeia de distribuição do turismo e proporcionar maior estabilidade ao setor de serviços; estimular a atividade turística, em especial, nos períodos de baixa ocupação, como mecanismo de aumento da competitividade dos atrativos turísticos rondonienses e redução dos efeitos da sazonalidade; proporcionar ao público-alvo maior conhecimento as atrações rondonienses: de sua natureza, cultura, incentivando o hábito de viagem.

Para o Servidor: LAZER! Para o empresário: fortalecimento e visibilidade do seu negócio.

Através do programa o Servidor tem à sua disposição ofertas de agências e operadoras de turismo, possibilitando o acesso aos meios de hospedagem, atrativos turísticos, empresas de transporte, clubes de lazer, dentre outros.

Para mais informações acesse o portal do Programa Viaja Mais Servidor através do link: https://rondoniatemtudo.ro.gov.br/Servidor/ViajaMaisServidor

Com informações de SETUR.

Assessoria de Comunicação e Divulgação

Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia

Educação: Participe da Consulta Pública da SEMEC sobre a educação municipal nessa pandemia

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está realizando a “Consulta Pública aos Pais ou Responsáveis dos educandos do Município de Campo Novo”.

O objetivo é coletar dados com o objetivo de mapear e diagnosticar o atendimento oferecido pelas instituições de ensino e SEMEC durante a pandemia, assim como opiniões sobre um possível retorno das aulas presenciais. A participação é sigilosa e de extrema importância para entender o ponto de vista das famílias e ajudar a traçar planos para a educação municipal.

A pesquisa é composta por 13 questões, de respostas simples e rápidas, e podem ser acessada e respondida através de computador, tablet ou smartphone através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxGHYNfFg-kdDlBjiV_5uRKNCSFT75420X1rhSGiOfRM225Q/viewform

“Essa pesquisa é muito importante para que a SEMEC possa entender o ponto de vista das famílias dos educandos e traçar as estratégias necessárias para garantir a continuidade da aprendizagem”, explicou o Secretário Municipal de Educação, Marcio Murata, “Pedimos aos pais ou responsáveis que participem da pesquisa! É rápido e fácil, além de contribuir com a melhoria da educação nesse tempo de crise”.

Assessoria de Divulgação e Comunicação

BNCC: SEMEC REALIZA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMEC) do Município de Campo Novo de Rondônia deu início neste mês de julho a formação da Base Nacional Curricular (BNCC), módulo introdutório para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Porém já foi iniciada de forma presencial a formação da Educação Infantil e para Gestores.

Devido à pandemia não foi possível realizar todas as formações presenciais. Portanto não podemos parar, a cada dia estamos nos adaptando a essa situação. Com o tempo esgotado para implantação da Base em todo território Brasileiro e diante desse cenário que estamos vivendo, foi necessário fazer essa capacitação através dos meios tecnológicos. Diante dos fatos retornamos a nossa formação por meio da web conferência, usando a plataforma Cisco webex e a sala do classroom para atividades.

No dia 14 de Julho de 2020 iniciamos a formação da Educação Infantil e Ensino Fundamental com a parte introdutória, com a presença do Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcio Murata, que relatou a relevância da BNCC para a Educação, lembrou também que todos devem participar dessa formação.

Os professores formadores da Etapa da Educação Infantil são Marilza Ribeiro de Souza e Wanderlúcio Cantuária de Oliveira.

Já os formadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental são: Leci Darós dos Santos com o componente Curricular de Geografia e História, Giselly Mendes Marques com o componente curricular de Educação Física, Marinalva Gomes da Silva com o Componente Curricular de Língua Portuguesa e Arte, Edson Gonçalves da Silva, com o componente Curricular de Matemática e o Oilson dos Santos Lima, com o Componente Curricular de Ciências da Natureza.

O que é a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Segundo a LDB, cabe ao Governo Federal “estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”.

A BNCC tem como objetivo central garantir que todos os estudantes – de norte a sul do país, de escolas públicas e privadas – aprendam um conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns. Assim, o que se espera é que as desigualdades educacionais brasileiras sejam reduzidas e que a qualidade do ensino seja elevada.

Além disso, um de seus objetivos é também formar estudantes com habilidades e conhecimentos essenciais para o século XXI, de forma a incentivar a modernização dos recursos utilizados em sala de aula e das práticas pedagógicas, de forma a promover a atualização do corpo docente das escolas.

Texto e fotos: SEMEC.

Últimos dias: Faça sua inscrição para o Curso de Pós-graduação do IFRO em Campo Novo

Quem ainda não se inscreveu, mas deseja cursar uma pós-graduação Lato Sensu Master Business Administration (MBA) em Gestão de Instituições Públicas em uma Instituição de padrão federal, sem ter que sair de Campo Novo de Rondônia e sem pagar nada por isso, NÃO PODE PERDER TEMPO!!!

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está oferecendo 40 vagas no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Master Business Administration (MBA) em Gestão de Instituições Públicas para o polo de Campo Novo de Rondônia.

O período de inscrição se encerra nesse domingo, dia 3 de novembro, e restam poucas vagas!

Interessados podem entrar em contato com a Coordenadora do Polo do IFRO em Campo Novo, Professora Eunice Souza, pelo telefone 99352-5531 ou podem realizar sua inscrição pelo link: https://portal.ifro.edu.br/zona-norte/editais/pesquisa/9118-edital-n-21-2019-curso-de-pos-graduacao-lato-sensu-master-business-administration-mba?fbclid=IwAR11YGZMcddV1kP-cJx1PlHv8WWif9Y6FlAMFRQSNDTac9XjbV6FZbT9Dec

O MBA em Gestão de Instituições Públicas será ofertado na modalidade à distância, em até 18 meses, sendo 12 meses de aulas e seis meses para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso, com carga horária de 380 horas, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso. Poderão se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de qualquer curso de nível superior (Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos), emitido por instituição oficial e reconhecida pelo MEC.

O resultado final e a convocação para a matrícula em primeira chamada devem ser publicados no dia 6 de dezembro.

Com informações de portal.ifro.edu.br;

Por Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Desafio Tampinhas do Amor: Grupo Arte é Vida da Escola Nova Floresta entrega material recolhido

O Grupo Arte é Vida, da Escola Municipal Nova Floresta, esteve em Porto Velho, nas instalações do Hospital do Amor da Amazônia para entregar as tampinhas que foram coletadas por alunos das escolas municipais de Campo Novo durante o Desafio Tampinhas do Amor.

O Desafio foi idealizado pelo Professor Renato Lazzarotti e a 1ª competição aconteceu entre os municípios de Alta Floresta e Campo Novo de Rondônia onde 41.013 (quarenta e um mil e treze) tampinhas  foram coletadas nos dois municípios. Em Campo Novo, o Desafio foi abraçado por todas as escolas do município, além de comerciantes e da comunidade em geral, e resultou em mais de 19 mil tampinhas recolhidas.

“Fomos recebidas pelo engenheiro Marcelo que gentilmente nos mostrou cada espaço do Hospital. Foi mágico o contato direto com as pessoas que ali se encontravam e pudemos distribuir arte misturada com amor”, escreveu em sua rede social a Professora Giselly Marques, Gestora da Escola Nova Floresta, “Obrigada aos nossos colaboradores, a Prefeitura Municipal de Campo Novo, Secretaria de Educação e todos os envolvidos desde alunos até os pais e demais parceiros. Não podemos deixar de lembrar e agradecer o Professor Renato Lazzarotti, autor do desafio, que também marcou presença junto com sua equipe técnica e apoiadores”.

A visita foi acompanhada de perto pela Secretária Municipal de Educação, Esporte Cultura e Lazer, Eluciene Souza.

Por Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

CMEI Paulo Coelho comemora o dia das crianças com a Festa da Primavera 2019

A Creche e Escola Municipal de Ensino Infantil Paulo Coelho realizou, na ultima sexta-feira dia 11 de outubro, a Festa da Primavera.

Comemorada juntamente com o Dia das Crianças, a festa foi prestigiada por mais de 300 pessoas entre pais, amigos e familiares dos alunos da instituição.

Em sua segunda edição, a Festa da Primavera foi organizada para homenagear o Dia das Crianças em família e contou com uma série de apresentações dos alunos e servidores da escola.

A decoração contou com muitas cores vibrantes e vivas, representando a alegria da estação das flores e, ao mesmo tempo, a energia transmitida pelos homenageados.

Para completar a festa, aconteceu o concurso do que corou Ricardo Henrique Medeiros Sardinha e Emilly Sofia de Oliveira Matias como Garoto e Garota Primavera 2019.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO!

Por Thiago Laurencio – Assessor de Imprensa e Comunicação.

Hospital do Amor: Alunos de Campo Novo juntam mais de dez mil tampinhas que serão revertidas em cadeiras de rodas

Na manhã dessa sexta-feira, dia 20, os alunos da Escola Cassiano Ricardo receberam a visita do Grupo Arte e Vida da Escola Nova Floresta para um momento de recreação e agradecimento.

Tudo começou quando a o Professor Renato, do município de Alta Floresta teve a ideia de realizar uma espécie de desafio onde a disputa entre municípios para coletar a maior quantidade de tampas plásticas e encaminha-las para o Hospital do Amor da Amazônia para serem vendidas e o dinheiro revertido para compra de cadeiras de rodas.

“Conversei com a direção da Escola e decidimos participar do desafio”, explicou Professora Thais, “mas o que era pra ser apenas uma ação da Escola Nova Floresta tomou uma grande proporção onde outras escolas e até mesmo comércios decidiram participar e contribuir com o Hospital do Amor”.

Desde então, as escolas de todo o município já arrecadam mais de dez mil tampas plásticas.

“Aqui na Escola Cassiano Ricardo foram arrecadadas 7.031 tampinhas e na Escola Nova Floresta foram mais de 3 mil tampinhas e tudo isso em menos de um mês”, falou Professora Gissely, Gestora da Escola Nova Floresta, “Ainda não passamos recolhendo as tampinhas em todas as escolas mas temos certeza que vamos passar bastante o numero previsto”.

O Grupo Arte é Vida, composto por alunas e servidoras da Escola Nova Floresta, realizaram uma série de apresentações quando foram recolher o material coletado para encaminhar ao Hospital do Amor da Amazônia.

 “A arrecadação continua”, explicou a Professora Beatriz, parceira do projeto, “quem quiser pode coletar as tampinhas de plástico duro (como tampa de água, refrigerante, leite, Nutella, maionese, Toddy, Nescau, remédios, creme dental, shampoo, condicionador, água sanitária e amaciante) e entregar nas escolas municipais aqui na cidade ou nos distritos”.

Cada 1000 kg de material coletado é vendido e o valor equivale a compra de uma cadeira de rodas que é direcionada ao atendimento do Hospital do Amor da Amazônia ou aos municípios participantes.

Além dos alunos e servidores das escolas, o projeto contou com o apoio da população e até de empresas do município, como a Conveniência dos Professores que recebeu um certificado pela contribuição.

A Escola Cassiano Ricardo também recebeu o certificado de participação, mas a maior recompensa, sem dúvida, foram os sorrisos e a sensação de dever cumprido.

Palavra da Escola Nova Floresta

Tampinhas de amor é um projeto que visa a arrecadação de tampinhas de plástico rígido como: Amaciante, Nescau, refrigerante, água, leite, creme dental, shampoo, condicionador, remédios, água sanitária e etc…

O Desafio Tampinhas de amor foi projetado pelo professor Renato Moura Lazzarotti que juntamente com sua turma Maternal III CMEI CRIANÇA FELIZ (Alto Paraíso/ RO) que desafiou a professora Thais Cristina dos Santos Pereira e sua turma Pré escola da EMEIF NOVA FLORESTA (Campo Novo de Rondônia/ RO).

“O professor Renato me procurou para falar sobre o desafio e perguntou se eu juntamente com a minha turminha aceitaríamos o desafio, fui conversar com a Diretora da escola Giselly M. Marques que de imediato topou o desafio e assim se iniciou esse ato de afeto, solidariedade e luz.”

O desafio foi abraçado pela SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMEC e pelas escolas EMEIEF CASSIANO RICARDO, CMEI PAULO COELHO, EEEFM 15 DE OUTUBRO, EMEIEF TANCREDO NEVES II, EMEIF 7 DE SETEMBRO, EMEIEF RIO BRANCO, também contamos com a parceria do Serviço de Convivência e Fortalecimento e Vínculos, e também a Conveniência dos professores.

Juntos os dois municípios já somam mais de 12.000 tampinhas em duas semanas. O desafio iniciou no dia 04/09/2019 e terminará no dia 24/09/2019.

Hoje foi dia agradecer aos colaboradores e para essa Missão contamos com o grupo Arte é Vida que já vem realizando diversas atividades sociais em prol do Hospital de Amor O grupo também estará presente no ato da entrega das tampinhas a Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) de Barretos é a responsável por receber as doações de tampinhas e lacres doados em prol do Hospital de Amor. Essas doações não são trocadas especificamente por cadeiras de rodas. A logística é a seguinte: depois de receber a doação, a AVCC realiza a venda desse material para empresas de reciclagem e, com o dinheiro, compra os itens que forem necessários para os pacientes da instituição (que podem ser medicamentos, alimentos, materiais para construção ou mesmo uma cadeira de rodas – mas não há uma troca específica por esse tipo de produto).

“A EMEIEF NOVA FLORESTA agradece de todo coração a todos que transformaram suas tampinhas em amor e fizeram desse desafio um verdadeiro momento de confraternização, amizade, amor, solidariedade e luz”.

Texto: Thiago Laurencio e Thais Cristina!