Atenção: Contribuintes tem até dia 30 de Outubro para aderir a Desconto no IPTU 2021

A Prefeitura Municipal de Campo Novo, através do Departamento de Fiscalização e Arrecadação, comunica aos moradores que desejarem garantir desconto no IPTU 2021 que o prazo para garantir o desconto vai até o dia 30 de outubro de 2020.

Para ter direito ao desconto o morador precisa pagar a COTA ÚNICA do IPTU até o dia 31 de outubro de 2020 garantindo assim, automaticamente, o desconto. Aqueles que não receberam o carne de IPTU em sua residência podem solicita-lo no Departamento de Fiscalização e Arrecadação (Tributos) da Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Tancredo neves, setor 02.

Conforme a Lei Complementar 061/2017, o desconto vai aumentando gradativamente a cada ano consecutivo em que o imposto for pago até a data prevista no boleto, ou seja, sem atraso. Confira o valor do desconto abaixo:

“I – 1 (um) ano, 10% (dez por cento);

II – 2 (dois) anos consecutivos, 15% (quinze por cento);

III – 3 (três) anos consecutivos, 20% (vinte por cento);

IV – 4 (quatro) anos consecutivos, 25% (vinte cinco por cento);

V – 5 (cinco) anos consecutivos, 30% (trinta por cento);”

Para mais informações ou duvidas, entrem em contato pelo telefone/WhatsApp (69) 3239-2240.

 Confira a integra da Lei abaixo:

Assessoria de Comunicação e Divulgação

Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia

Campanha Outubro Rosa: SEMUSA realizará coleta de Papanicolau em horário estendido

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Campo novo de Rondônia estará realizando a coleta de material para exame de Papanicolau (preventivo) durante os dias 21 e 22 de outubro, quarta e quinta-feira.

A ação faz parte do calendário da Campanha Outubro Rosa, um movimento de alerta e conscientização sobre o Câncer de Mama e do Colo do Útero.

Para realizar a coleta, a paciente deve comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pacaás Novos, localizada na Avenida 15 de Outubro, em Campo Novo de Rondônia. A ação acontecerá em horário prolongado para, além de evitar aglomeração, garantir o acesso a quem não puder comparecer durante o dia. Confira abaixo:

  • Dia 21 de outubro (quarta-feira): Das 07h30min ás 12h00min e das 14h00min ás 21h00min.
  • Dia 22 de outubro (quinta-feira): Das 07h30min ás 12h00min e das 14h00min ás 17h30min.
  • Dia 29 de outubro (quinta-feira): Das 07h30min ás 12h00min e das 14h00min ás 21h00min.

Além da coleta de material para o exame também será realizado Testes Rápidos de IST’s (Sífilis, HIV, Hepatite, entre outros).

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

Tratamento profilático: Campanha de entrega de Ivermectina atende mais de 1600 pacientes

A Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), realizou entre os dias 21 de setembro e 1 de outubro a campanha para entrega do medicamento Ivermectina como forma de tratamento profilático (preventivo) a Covid-19.

A SEMUSA, juntamente com a Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), montou uma equipe especifica composta por médicos, enfermeiros, farmacêutica e equipe de apoio para atender a população de forma segura, com todas as atenções necessárias para evitar aglomeração e, assim, diminuir as possibilidades de contágio.

A Campanha iniciou-se na sede administrativa municipal, na cidade de Campo Novo de Rondônia, onde contou com a colaboração dos Enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de Agentes Comunitários de Saúde.

Logo após a entrega aconteceu no Distrito Rio Branco, Distrito Três Coqueiros e Distrito Vila União, respectivamente, onde a equipe contou com o apoio dos profissionais da saúde dos distritos além da colaboração de outras pessoas da comunidade.

Para receber a medicação, os pacientes passaram por triagem e avaliação médica a fim de garantir a dosagem certa para cada paciente em especifico. Aumentando assim a eficácia do tratamento, além de garantir a entrega somente aqueles pacientes em condições de tomar a medicação, uma vez que a Ivermectina é contraindicada em caso de gravidez e alguns problemas de saúde como, por exemplo, meningite.

 “Os pacientes que não puderam comparecer nos locais de entrega durante a campanha poderão retirar a medicação na Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região mediante consulta médica”, esclareceu a Diretora de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de Campo Novo de Rondônia, Enfermeira Andriele Vancini Sanches.

“Vale sempre lembrar que, apesar da ocorrência de casos de Covid-19 terem diminuído no nosso Município, a Pandemia não acabou, ainda estamos lutando contra o Coronavírus e os cuidados preventivos continuam sendo essenciais! Use máscara e higienize as mãos sempre”, encerrou Andriele.

Ao todo, foram realizadas 1673 consultas sendo 243 atendimentos no Distrito Três Coqueiros, 310 no Distrito Rio Branco, 411 em Vila União e 709 na sede administrativa municipal.

Assessoria de Comunicação e Divulgação

Prefeitura de Campo Novo de Rondônia

ATENÇÂO: SEMUSA realizara distribuição de Ivermectina como ação preventiva a Covid-19

A Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), comunica a toda população que estará realizando a distribuição de IVERMECTINA como ação preventiva a Covid-19.

Para evitar aglomeração, a entrega será realizada através de um calendário (disponível abaixo). Os pacientes que desejarem receber o medicamento devem comparecer ao local indicado, na data disponibilizada para sua localidade de residência e portando documento com foto e cartão do SUS.

Lembramos que é OBRIGATORIO o uso de máscara e o distanciamento mínimo de 2 metros.

Para receber a medicação, o paciente irá passar por uma avaliação médica com finalidade de avaliar as condições e a dosagem de cada paciente. Será permitida a permanência de crianças a partir de 5 anos.

CALENDÁRIO

Para evitar aglomeração, compareça ao local de entrega na data indicada para seu endereço de residência. Confira abaixo :

CAMPO NOVO (SEDE) – Local: Quadra poliesportiva da Escola 15 de Outubro, das 8h às 18h.

Dia 21/09/2020: Moradores do Setor 3, Setor 4 e Bairro Nova Vida;

Dia 22/09/2020: Setor 1, Setor 2 e Setor 5;

Dia 23/09/2020: Área rural pertencente a UBS Pacaás Novos.

Distrito Rio Branco – Local: Quadra poliesportiva municipal, das 9h ás 17h.

Dia 24/09/2020: Moradores da Área Urbana, Linha PA Norte Sul, Linha 04, Linha 03, TV Linha 05 e Linha 05 A, Linha Doizinha e Linha 07;

Dia 25/09/2020: Linha 03, Linha 02, Linha 01, PA São Domingos, Linha C18 Castanheiras, Linha 06, Linha 07, Linha 01 PA Pedra do Abismo, Linha 03 PA Pedra do Abismo e Linha C18 B.

Distrito Três Coqueiros – Local: Quadra poliesportiva municipal, das 9h ás 17h.

Dia 28/09/2020: Moradores da Área Urbana, BR 421, Martendal, Linha 2, Linha 03 e PA Lagoa Azul.

Dia 29/09/2020: Fortaleza, Linha 02, Linha 03, BR 421, Linha 04 e Linha 05.

Distrito Vila União – Local: Quadra poliesportiva municipal, das 9h às 17h.

Dia 30/09/2020: Moradores da Área Urbana, Linha C22, Linha C26, Linha C18, Linha C15;

Dia 01/10/2020: Linha C10 (lados A e B)  Linha C14 (A e B) e Linha C6.

Central de Enfrentamento ao Coronavírus

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia

Fique alerta: Programa Saúde na Escola lança conteúdo de abordagem ao abuso infantil em tempos de pandemia

Com a Pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas famílias passaram por mudanças em suas realidades cotidianas e precisaram se adaptar para lidar com os mais diversos tipos de crises causados direta ou indiretamente pela doença.

E em tempo de pandemia muitas crianças correm um risco maior de sofrerem abuso pois ficam mais tempo confinadas em casa, sem acesso à escola e isoladas de redes de apoio protetoras, como amigos, professores ou familiares.

Infelizmente essas crianças ficam mais vulneráveis a uma série de violências que acontecem no ambiente doméstico, como tem sido visto com cada vez mais frequência nos mais diversos tipos de canais de noticias. A maioria dos casos de abuso infantil, incluindo abuso sexual, acontece dentro da casa da família.

Tendo em vista essa realidade, a Psicóloga Educacional Jhennefer Matheus, integrante do Programa Saúde na Escola e da Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) de Campo Novo de Rondônia, preparou um vídeo, através do aplicativo “Tik Tok” para abordar o tema abuso sexual com as crianças, principalmente as mais novas, de forma lúdica e leve.

No vídeo, a Psicóloga e um fantoche cantam uma canção, disponível gratuitamente no aplicativo, que ensina a criançada sobre as partes do corpo que não podem ser tocadas por qualquer pessoa e sobre com quem conversar caso alguém tente ou consiga tocar.

Além do vídeo, ainda foi disponibilizado uma série de informações sobre como identificar sinais de abusos, onde denunciar ou procurar ajuda e sobre como ensinar seu filho (a) a se proteger.

“É importante conversar com seu filho sobre isso para que ele confie em você e se sinta seguro caso aconteça algo com ele ou algum amiguinho”, explicou Jhennefer, “se você souber de alguém que esteja sofrendo qualquer tipo de Violência DENUNCIE! Disque 100, a denuncia ser feita de forma anônima”.

“É de extrema importância que todos os familiares e amigos do ciclo de convivência da criança fiquem atentos para sinais de qualquer tipo de abuso pois, apesar do ciclo familiar ser o meio onde a criança se sente mais protegida, é onde acontece a maioria dos casos de abuso sexual infantil e, infelizmente, os casos estão aumentando drasticamente, como pode ser visto nas noticias diárias”, encerrou a psicóloga.

Confira o vídeo pelo link: https://www.facebook.com/1531922627089081/posts/2711868479094484/

CANAIS DE DENUNCIA

Casos de Abuso Infantil, seja físico, psicológico ou sexual, podem ser denunciados através de:

  • Disk 100;
  • Conselho Tutelar de Campo Novo de Rondônia: 98414-8173;
  • Policia Militar: 190;
  • Aplicativo Proteja Brasil;
  • Aplicativo Direitos Humanos BR;
  • CRAS ou CREAS;

Com informações de Psicóloga Educacional Jhennefer Matheus e https://nacoesunidas.org/ ;

Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Coronavírus: Entenda as ações e medidas de enfrentamento à Covid-19 em Campo Novo de Rondônia – PARTE 3

Aquisição de EPI’s, medicamentos e insumos

A Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia, através da Comissão Permanente de Licitações (CPL), tem dado celeridade aos processos para aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para uso nas ações combate ao coronavírus e/ou ao tratamento de pacientes.

Entre as licitações esta a aquisição de medicamentos para composição de kit de tratamento ao Covid-19 (aproximadamente R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), aquisição de peças e contratação de empresa para manutenção em aparelhos de exames laboratoriais (R$ 3.199,00 (três mil, cento e noventa e nove reais) e aquisição dos insumos e medicamentos, para suprir atendimentos aos pacientes e garantir a segurança dos profissionais de saúde no Hospital de Pequeno Porte, SAMU e Unidade Básica de Saúde Pacaás Novos e nos Distritos do Rio Branco, Três Coqueiros e Vila União (R$ 81.978,70 (oitenta e um mil, novecentos e setenta e oito reais e setenta centavos).

Os recursos destinados a esses e outros processos são provenientes de emendas parlamentares, repasses do Governo doestado de Rondônia e do Governo Federal e recursos próprios da Prefeitura Municipal. Os servidores da CPL, assim como outros departamentos da Secretaria Municipal de Administração, tem se comprometido a auxiliar e dar agilidade aos processos administrativos necessários prezando sempre pela legalidade dos mesmos.

Os processos de licitações, assim como outras informações, ligadas às ações de Enfrentamento ao Coronavírus estão disponíveis para consulta livre através do site na aba PORTAL COVID-19 ou PORTAL DA TRANSPARENCIA.

Desinfecção de Prédios Públicos

Visando o combate a disseminação e as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19) a Prefeitura de Campo Novo de Rondônia promoveu a desinfecção de prédios públicos municipais.

Inicialmente o Hospital de Pequeno Porte (HPP) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pacaás Novos foram os primeiros a receber o serviço que consiste na aplicação de um germicida sobre todas as superfícies expostas, como mobília, portas, paredes e até o chão ou forro.

A desinfecção também foi realizada as Unidades Básicas de Saúde de Rio Branco, Três Coqueiros e Vila União além de outros prédios públicos como a sede da Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O processo de desinfecção é realizado por agentes de endemias que receberam capacitação e equipamentos adequados para o serviço e continua sendo realizado conforme necessário para garantir a saúde e bem estar tanto dos servidores quanto dos usuários de serviços públicos.

Entrega de Máscaras e Cestas Básicas

Como todos sabem, a pandemia também mexeu com o setor econômico e consequentemente dificultou ainda mais a vida de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, principalmente de profissionais liberais, autônomos e prestadores de serviço direto, como taxistas, diaristas e outros.

Por esse motivo, desde o inicio das medidas de isolamento a SEMUSA e outras equipes têm realizado trabalhos de conscientização sobre a importância do uso de máscaras e, também, a doação de máscaras e cestas básicas para a população de Campo Novo e dos Distritos.

O objetivo é prover mascaras e alimentos para as famílias carentes que necessitam de ajuda para enfrentar o momento delicado pelo qual passamos.

Muitas máscaras doadas são fabricadas pela própria população e também por servidores voluntários, como as equipes da Escola Cassiano Ricardo e da Creche Paulo Coelho, que foram responsáveis pela confecção de dezenas de mascaras. Além disso, Campo novo também recebeu máscaras da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e do Ministério Público do Trabalho.

Já as Cestas Básicas são adquiridas pela Prefeitura Municipal de Campo Novo, através de recursos próprios ou emendas destinadas a tal fim, ou doadas por empresas ou moradores. A entrega das doações é realizada pela equipe de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), CRAS, SCFV, Criança Feliz entre outros.

ATENÇÃO! PESSOAS QUE APRESENTAREM SINTOMAS DE SÍNDROME GRIPAL (FEBRE, TOSSE, DOR DE CABEÇA, ENTRE OUTROS) DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM A CENTRAL DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS (COVID-19) PELO TELEFONE/WHATS (69) 3239-2255 PARA O AGENDAMENTO DA CONSULTA MÉDICA OU COLETA DO EXAME.

Observação: Devido ao volume de ações, essa matéria foi dividida para facilitar a leitura e compreensão de todos. A continuação será publicada em breve.

Acesse os dados de hoje em forma de gráfico e mapa pelo link: http://camponovo.ro.gov.br/covid19/.

Central de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Deputada Mariana Carvalho viabiliza respirador para transporte de pacientes em casos graves de Covi-19

Campo Novo de Rondônia recebeu mais uma benfeitoria para auxiliar nos serviços de atendimento e cuidado com pacientes de Covid-19 no município.

O respirador mecânico para transporte de pacientes foi encaminhado pelo Ministério da Saúde que, através da atuação da Deputada Federal Mariana Carvalho, direcionou 20 respiradores a municípios de Rondônia.

Além de Campo Novo de Rondônia foram comtemplados os municípios de Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira, São Francisco do Guaporé, Rio Crespo, São Felipe d’Oeste, São Miguel do Guaporé, Vale do Paraíso, Castanheiras, Alvorada do Oeste, Cacaulândia, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste, Cabixi,  Chupinguaia, Novo Horizonte, Presidente Médici, Nova Brasilândia, Parecis e Alto Alegre dos Parecis.

Assessoria de Comunicação e Divulgação

Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia

Coronavírus: Campo Novo de Rondônia oferece acompanhamento psicológico durante pandemia

Em tempos de pandemia surgem vários sintomas associados à saúde emocional como medo, ansiedade, preocupação excessiva, depressão entre outros. É importante observar o que você está sentindo e se necessário procurar ajuda de um profissional na aérea da saúde mental.

Visando diminuir os efeitos psicológicos que o vírus pode causar a Secretária Municipal de Saúde do Município de Campo Novo de Rondônia oferece atendimento psicológico online para todos os pacientes que estão de quarentena e isolamento social.

Para ter acesso ao atendimento é preciso realizar o agendamento através do telefone/whats 3239-2255 ou através da equipe que realiza o acompanhamento dos pacientes nas residências.

Visando a melhoria da saúde psicológica, a Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) divulga abaixo uma série de dicas para amenizar os sintomas.

Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Senador Marcos Rogério viabiliza respirador para Campo Novo de Rondônia

Chegou a Campo Novo de Rondônia 1 respirador mecânico, viabilizado pelo Senador Marcos Rogério, para uso no tratamento de pacientes de Covid-19.

O aparelho serve para manter o funcionamento do sistema respiratório em caso de insuficiência respiratória em pacientes que desenvolverem a forma mais grave da doença.

Além do respirador, Marcos Rogério também encaminhou liberado uma emenda no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). O dinheiro já está nos cofres da Prefeitura de Campo Novo de Rondônia.

“Mais uma vez o Senador demonstra todo o carinho que ele tem pelo povo de Campo Novo”, disse o Prefeito Oscimar Ferreira, “E eu, como administrador, só tenho a agradecer e dizer que nunca nos faltou quando o Município precisou de ajuda”.

Confira o vídeo: https://www.facebook.com/1531922627089081/posts/2683896078558391/

Assessoria de Comunicação e Divulgação

Coronavírus: Entenda as ações e medidas de enfrentamento à Covid-19 em Campo Novo de Rondônia – PARTE 2

Reunião de Protocolo

No dia 07 de julho foi realizada uma reunião de protocolo com a presença dos médicos e enfermeiros dos três distritos e de Campo Novo de Rondônia. O objetivo foi apresentar e discutir o protocolo de trabalho a ser implementado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Município.

Preparado especificamente para as UBS’s dos Distritos de Rio Branco, Três Coqueiros e Vila União assim como a UBS Pacaás Novos, localizada na sede administrativa do Município, o protocolo visa padronizar a forma de atendimento ao paciente com orientações e instruções específicas para a realidade de Campo Novo e região, levando em consideração todos os fatores regionais que possam interferir na prestação do serviço necessário para garantir o bem estar e a saúde do usuário.

A reunião ainda contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Rubens Rigon, e da equipe da Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Comissão de Especial

No dia 10 de julho, aconteceu mais uma reunião da Comissão Especial de acompanhamento aos serviços de combate e enfrentamento a pandemia do coronavírus (Covid-19).

A comissão é composta pelo Vereador Ci da 10, Vereador Marco Aurélio e Vereador Roni do Ônibus, tendo como função acompanhar e fiscalizar os serviços desenvolvidos e recursos utilizados pela Prefeitura de Campo Novo de Rondônia.

Na oportunidade, a Diretora do Departamento de Atenção Básica de Saúde, Enfermeira Andriele Vancini, apresentou aos vereadores um relatório das ações desenvolvidas até o momento e os resultados alcançados. Também foi apresentado o novo protocolo de atendimento a ser implantado nas UBS’s do Município.

A reunião ainda contou com a participação do Vereador Jucão e da Vereadora Naiara Saraiva.

Fiscalização

Desde antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Campo Novo de Rondônia, a Prefeitura Municipal já havia colocado a disposição da Secretaria Municipal de Saúde a equipe de fiscais tributários e fiscais ambientais.

O objetivo é somar os esforços juntamente com os Fiscais da Vigilância Sanitária para atuar nas inspeções de estabelecimentos comerciais e denuncias de descumprimento das medidas preventivas decretadas pelo Município assim como pelo Governo de Rondônia e Governo Federal.

Essa ação de monitoramento é de extrema importância para garantir que a reabertura do comercio local aconteça dentro da legalidade e, consequentemente, sem aumento na transmissão ou numero de infectados com o novo coronavírus. Além disso, os fiscais são responsáveis por averiguar, sempre com o apoio da Policia Militar, as denuncias de aglomeração e outros descumprimentos das medidas de prevenção.

Como aconteceu no dia 05 de julho, quando uma denuncia levou a realização de uma fiscalização em local de recreação e banho a 75 km de Campo Novo.

A fiscalização aconteceu no local conhecido como Banho Jacilandia, a 25 km do Distrito Três Coqueiros, próximo à fronteira de Campo Novo com o Município de Nova Mamoré. O local é muito frequentado por moradores de diversas regiões que desejam aproveitar o local para se divertir e se refrescar.

A fiscalização contou com a mobilização de 5 fiscais de Campo Novo de Rondônia, um motorista e da Policia Militar do Distrito Três Coqueiros e Distrito Rio Branco. Estima-se que aproximadamente 150 pessoas estavam no local, em um claro descumprimento do Decreto Municipal nº 101/2020 da Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia que Proíbe a “permanência e trânsito de pessoas em áreas de lazer e convivência, pública ou privada, com o objetivo de realizar atividades físicas, festivas e outras atividades sociais sem relevância pública que envolvam aglomerações de pessoas” assim como torna “obrigatório o uso de máscara de proteção facial em qualquer local, principalmente em recintos coletivos, compreendido como local destinado à permanente utilização simultânea por várias pessoas, fechado ou aberto, privado ou público, como também nas áreas de circulação, nas vias públicas e nos meios de transporte; ocorrendo o seu descumprimento, acarretará a aplicação penalidades conforme legislação correspondente, sem prejuízo das medidas cíveis, administrativas e penais cabíveis”.

CONSULTE A INTEGRA DO DECRETO NO PORTAL DA TRANSPARENCIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO NOVO DE RONDÔNIA ATRAVES DA ABA “LEIS ATOS E PUBLICAÇÕES” > “DECRETOS”.

ATENÇÃO! PESSOAS QUE APRESENTAREM SINTOMAS DE SÍNDROME GRIPAL (FEBRE, TOSSE, DOR DE CABEÇA, ENTRE OUTROS) DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM A CENTRAL DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS (COVID-19) PELO TELEFONE/WHATS (69) 3239-2255 PARA O AGENDAMENTO DA CONSULTA MÉDICA OU COLETA DO EXAME.

Observação: Devido ao volume de ações, essa matéria foi dividida para facilitar a leitura e compreensão de todos. A continuação será publicada em breve.

Acesse os dados de hoje em forma de gráfico e mapa pelo link: http://camponovo.ro.gov.br/covid19/.

Central de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).