Senador Marcos Rogério viabiliza respirador para Campo Novo de Rondônia

Chegou a Campo Novo de Rondônia 1 respirador mecânico, viabilizado pelo Senador Marcos Rogério, para uso no tratamento de pacientes de Covid-19.

O aparelho serve para manter o funcionamento do sistema respiratório em caso de insuficiência respiratória em pacientes que desenvolverem a forma mais grave da doença.

Além do respirador, Marcos Rogério também encaminhou liberado uma emenda no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). O dinheiro já está nos cofres da Prefeitura de Campo Novo de Rondônia.

“Mais uma vez o Senador demonstra todo o carinho que ele tem pelo povo de Campo Novo”, disse o Prefeito Oscimar Ferreira, “E eu, como administrador, só tenho a agradecer e dizer que nunca nos faltou quando o Município precisou de ajuda”.

Confira o vídeo: https://www.facebook.com/1531922627089081/posts/2683896078558391/

Assessoria de Comunicação e Divulgação

Coronavírus: Entenda as ações e medidas de enfrentamento à Covid-19 em Campo Novo de Rondônia – PARTE 2

Reunião de Protocolo

No dia 07 de julho foi realizada uma reunião de protocolo com a presença dos médicos e enfermeiros dos três distritos e de Campo Novo de Rondônia. O objetivo foi apresentar e discutir o protocolo de trabalho a ser implementado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Município.

Preparado especificamente para as UBS’s dos Distritos de Rio Branco, Três Coqueiros e Vila União assim como a UBS Pacaás Novos, localizada na sede administrativa do Município, o protocolo visa padronizar a forma de atendimento ao paciente com orientações e instruções específicas para a realidade de Campo Novo e região, levando em consideração todos os fatores regionais que possam interferir na prestação do serviço necessário para garantir o bem estar e a saúde do usuário.

A reunião ainda contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Rubens Rigon, e da equipe da Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Comissão de Especial

No dia 10 de julho, aconteceu mais uma reunião da Comissão Especial de acompanhamento aos serviços de combate e enfrentamento a pandemia do coronavírus (Covid-19).

A comissão é composta pelo Vereador Ci da 10, Vereador Marco Aurélio e Vereador Roni do Ônibus, tendo como função acompanhar e fiscalizar os serviços desenvolvidos e recursos utilizados pela Prefeitura de Campo Novo de Rondônia.

Na oportunidade, a Diretora do Departamento de Atenção Básica de Saúde, Enfermeira Andriele Vancini, apresentou aos vereadores um relatório das ações desenvolvidas até o momento e os resultados alcançados. Também foi apresentado o novo protocolo de atendimento a ser implantado nas UBS’s do Município.

A reunião ainda contou com a participação do Vereador Jucão e da Vereadora Naiara Saraiva.

Fiscalização

Desde antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Campo Novo de Rondônia, a Prefeitura Municipal já havia colocado a disposição da Secretaria Municipal de Saúde a equipe de fiscais tributários e fiscais ambientais.

O objetivo é somar os esforços juntamente com os Fiscais da Vigilância Sanitária para atuar nas inspeções de estabelecimentos comerciais e denuncias de descumprimento das medidas preventivas decretadas pelo Município assim como pelo Governo de Rondônia e Governo Federal.

Essa ação de monitoramento é de extrema importância para garantir que a reabertura do comercio local aconteça dentro da legalidade e, consequentemente, sem aumento na transmissão ou numero de infectados com o novo coronavírus. Além disso, os fiscais são responsáveis por averiguar, sempre com o apoio da Policia Militar, as denuncias de aglomeração e outros descumprimentos das medidas de prevenção.

Como aconteceu no dia 05 de julho, quando uma denuncia levou a realização de uma fiscalização em local de recreação e banho a 75 km de Campo Novo.

A fiscalização aconteceu no local conhecido como Banho Jacilandia, a 25 km do Distrito Três Coqueiros, próximo à fronteira de Campo Novo com o Município de Nova Mamoré. O local é muito frequentado por moradores de diversas regiões que desejam aproveitar o local para se divertir e se refrescar.

A fiscalização contou com a mobilização de 5 fiscais de Campo Novo de Rondônia, um motorista e da Policia Militar do Distrito Três Coqueiros e Distrito Rio Branco. Estima-se que aproximadamente 150 pessoas estavam no local, em um claro descumprimento do Decreto Municipal nº 101/2020 da Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia que Proíbe a “permanência e trânsito de pessoas em áreas de lazer e convivência, pública ou privada, com o objetivo de realizar atividades físicas, festivas e outras atividades sociais sem relevância pública que envolvam aglomerações de pessoas” assim como torna “obrigatório o uso de máscara de proteção facial em qualquer local, principalmente em recintos coletivos, compreendido como local destinado à permanente utilização simultânea por várias pessoas, fechado ou aberto, privado ou público, como também nas áreas de circulação, nas vias públicas e nos meios de transporte; ocorrendo o seu descumprimento, acarretará a aplicação penalidades conforme legislação correspondente, sem prejuízo das medidas cíveis, administrativas e penais cabíveis”.

CONSULTE A INTEGRA DO DECRETO NO PORTAL DA TRANSPARENCIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO NOVO DE RONDÔNIA ATRAVES DA ABA “LEIS ATOS E PUBLICAÇÕES” > “DECRETOS”.

ATENÇÃO! PESSOAS QUE APRESENTAREM SINTOMAS DE SÍNDROME GRIPAL (FEBRE, TOSSE, DOR DE CABEÇA, ENTRE OUTROS) DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM A CENTRAL DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS (COVID-19) PELO TELEFONE/WHATS (69) 3239-2255 PARA O AGENDAMENTO DA CONSULTA MÉDICA OU COLETA DO EXAME.

Observação: Devido ao volume de ações, essa matéria foi dividida para facilitar a leitura e compreensão de todos. A continuação será publicada em breve.

Acesse os dados de hoje em forma de gráfico e mapa pelo link: http://camponovo.ro.gov.br/covid19/.

Central de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

NOTA DE PESAR POR DIONATAS FERNANDO DE JESUS MACHADO

A Prefeitura de Campo Novo de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público externar seus sentimentos pelo falecimento de Dionatas Fernando de Jesus Machado, de apenas 02 anos, que estava em tratamento de saúde em Porto Velho após agravamento do seu estado de saúde.

Nos unimos em oração pelo descanso de sua jovem alma, assim como pela recuperação das vítimas da Covid-19 em todo o Brasil. Estendemos nossa mais sincera solidariedade e sentimentos a todos os familiares e amigos e pedimos que Deus conforte todos os corações.

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia

Campo Novo: Servidores participam de treinamento para atendimento de urgência e emergência a pacientes com Covid-19

Nos dias 18,19 e 20 de julho a Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia, através da Secretaria Municipal de Saúde, fomentou as atividades de capacitação no atendimento as urgências e emergências a portadores da Covid-19.

O curso foi ministrado pelo Enfermeiro Marconi Edson e contou com a participação de aproximadamente 20 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores lotados no Hospital de Pequeno Porte (HPP) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O objetivo é lembrar e agregar conhecimento sobre atendimento a complicações respiratórias ou paradas cardiorrespiratórias, além de suporte básico e avançado de vida e ventilação mecânica.

“A importância da capacitação é humanizar e fortalecer o atendimento no HPP e durante o transporte rodoviário para média e alta complexidade”, explicou o Enfermeiro Marconi, “É essencial estar preparado para prestar socorro emergencial em trânsito como sequencia aos encaminhamentos de pacientes a instituições hospitalares de Ariquemes, munícipio a 105 km de Campo Novo, ou até a capital do Estado, Porto Velho, localizada a aproximadamente 305 km”.

“Agradecemos a participação dos servidores que vem se dedicado ao enfrentamento dessa pandemia assim como ao Secretário Municipal de Saúde, Rubens Rigon, e o Prefeito Oscimar Ferreira pelo apoio prestado”, encerrou Marconi.

Central de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Coronavírus: Entenda as ações e medidas de enfrentamento à Covid-19 em Campo Novo de Rondônia – PARTE 1

Desde antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Rondônia, registrado no dia 02 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Campo Novo de Rondônia vinha acompanhando a pandemia do novo coronavírus, assim como as medidas que vinham sendo tomadas e seus resultados.

Mesmo sem registrar nenhum caso positivo no município, a Prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia, através da SEMUSA e do Departamento de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, se preparou e traçou estratégias para o combate e enfrentamento da pandemia sempre seguindo a legislação vigente, observando as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e pautados nas medidas decretadas pelo Governo do Estado de Rondônia, Ministério da Saúde e pelo Governo Federal.

Primeiros casos

O primeiro caso registrado em Campo Novo foi o de uma moradora do Distrito Rio Branco que, infelizmente, faleceu no dia 02 de maio. Já o segundo caso foi registrado dia 01 de junho e, poucos dias depois, a transmissão tornou-se local chegando a mais de 70 casos confirmados no Município até o fechamento dessa matéria.

Mesmo antes do registro de casos positivos a SEMUSA já havia implantado ações e medidas para o enfrentamento e combate da pandemia, sempre contando com o apoio e parceria das demais secretarias municipais, do Gabinete do Prefeito, além de outros órgãos públicos e privados, empresários e da população em geral.

Essa série de ações, coordenadas juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (SESAU) e outros parceiros possibilitou a recuperação de 61 pacientes, aproximadamente 85% dos casos positivos até o momento.

Barreiras Sanitárias

A primeira Barreira Sanitária foi instalada em Campo Novo no dia 26 de março, na entrada da cidade pela BR 421 com o objetivo de fornecer orientações, medidas de proteção e identificação de possíveis sintomas da Covid-19.

Além de realizar a conscientização dos motoristas e pedestres que passavam pelo local, a equipe de barreira ainda era responsável pelo monitoramento de pessoas que chegavam a Campo Novo vindo de outros municípios ou de munícipes que estavam chegando de viagem. Dessa forma, caso alguém manifestasse sintomas gripais era possível realizar o rastreio para saber o possível local de contágio assim como relacionar pessoas que tiveram contato com o paciente e com isso acompanhar o estado de saúde.

O Distrito Rio Branco também teve a implantação de barreira sanitária como medida preventiva após o primeiro caso registrado.

As barreiras foram encerradas no dia 08 de junho, somando 13.644 veículos abordados assim como quase 20 mil pessoas orientadas. Sob coordenação da Divisão da Vigilância Sanitária os serviços nas barreiras foram realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias além de diversos servidores de outras secretarias e da própria SEMUSA.

Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19)

A Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) de Campo Novo de Rondônia conta com uma equipe formada por fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga, assessor de imprensa e agentes de endemias.

Entre os trabalhos realizados pela Central, está a alimentação do sistema do covid-19 e a comunicação de dados junto ao Governo do Estado e o Governo Federal, elaboração e emissão de relatórios, comunicados e materiais gráficos, preenchimento e controle de planilhas de dados, emissão do emitindo boletim informativo epidemiológico e publicação em sites oficiais de todas as informações pertinentes ao COVID-19.

Além disso, a equipe da Central é responsável pelo agendamento de consultas médicas ou coletas para exame (evitando aglomeração de pacientes nos órgãos de saúde) e pelo atendimento ao público por meio de telefone/whatsapp prestando orientações, monitoramento e atendendo queixas e denúncias.

Outro serviço disponível é o acompanhamento psicológico a pacientes, profissionais ou população em geral.

Para ter acesso à qualquer desses serviços ou sanar dúvidas basta entrar em contato com a Central de Enfrentamento ao Coronavírus  (Covid-19) pelo telefone/whats (69) 3239-2255.

Coleta e Exames

Com a falta de vacina ou medicamento específico, o diagnóstico precoce tornou-se tão importante quanto o isolamento social para garantir um bom tratamento e, consequentemente, a cura da Covid-19.

Para garantir a agilidade nos resultados, o isolamento rápido e o rastreio de possíveis contagiados, a SEMUSA realizou, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SUSAU) entre outros, ações como o Mapeia Rondônia e o Testa Servidor.

Sob coordenação do Departamento de Atenção Básica de Saúde, a SEMUSA instalou o método indicado para realizar a coleta de material para o PCR – Reação em cadeia da Polimerase (exame responsável por diagnosticar a presença do Coronavírus no organismo humano) e dos testes sorológicos/teste rápido (exame que revela a existência de anticorpos presente no sangue).

Tanto na cidade quanto nos distritos, as consultas e coletas para exame são agendadas a fim de evitar aglomerações de pacientes em frente às unidades básicas de saúde (UBS’s) ou a exposição de suspeitos de covid-19 com pacientes que procuram outros serviços de saúde.

Em Campo Novo, a SEMUSA realizou o isolamento de uma área da UBS Pacaás Novos e destinou uma equipe composta por médico e enfermeira apenas para o atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados, diminuindo assim as chances de contágio de outros pacientes ou profissionais.

Até a publicação dessa matéria foram realizados aproximadamente 400 testes rápidos e 110 coletas para PCR. Lembramos que o exame de PCR é realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (LACEN-RO) ficando sob responsabilidade da SEMUSA apenas a coleta e encaminhamento do material necessário.

ATENÇÃO! PESSOAS QUE APRESENTAREM SINTOMAS DE SÍNDROME GRIPAL (FEBRE, TOSSE, DOR DE CABEÇA, ENTRE OUTROS) DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM A CENTRAL DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS (COVID-19) PELO TELEFONE/WHATS (69) 3239-2255 PARA O AGENDAMENTO DA CONSULTA MÉDICA OU COLETA DO EXAME.

Observação: Devido ao volume de ações, essa matéria foi dividida para facilitar a leitura e compreensão de todos. A sequencia será publicada em breve.

Texto e fotos: Central de Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19).

Campo Novo: Servidores participam de treinamento para atendimento a casos graves de Covid-19

Um grupo de servidores participou de uma capacitação sobre suporte avançado no atendimento a pacientes infectados com o novo Coronavírus (Covid-19).

O treinamento aconteceu durante os dias 19 e 20 de julho e contou com a participação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital de Pequeno Porte (HPP) e com os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ministrado pelo Enfermeiro Marconi, o objetivo foi agregar mais conhecimento sobre os procedimentos indicados para pacientes que foram diagnosticados positivos, com ênfase nos primeiros socorros aos que desenvolvem formas mais avançadas da Covid-19 ou que desenvolverem complicações causadas pela doença.

Entre os temas abordados estavam a paramentação e desparamentação corretas, os cuidados para não se contaminar na hora da retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), orientação quanto as técnicas de intubação de pacientes com COVID19, cuidados com o transporte de pacientes inter-hospitalar e orientação sobre cuidados com pacientes em isolamento.

Também foram apresentadas técnicas de uso dos E.P.I.s para as zeladoras que são responsáveis pela limpeza e desinfecção dos órgãos de saúde.

Central de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Atenção! 2ª fase do Mapeia Rondônia realizará Testagem Rápida em Campo Novo de Rondônia

Atenção moradores de Campo Novo de Rondônia, a segunda fase do Mapeia Rondônia promoverá a testagem rápida de pacientes que estão com sintomas gripais há sete dias ou mais.

A ação será realizada pela Equipe Epidemiológica e de Atenção Básica do Município no dia 19 de junho, sexta-feira, das 8h as 12h no Centro Cultural (Avenida Costa e Silva ao lado da CMEI Paulo Coelho).

Reiteramos que os testes rápidos para Covid-19 serão realizados apenas nos pacientes que apresentam sintomas gripais (como febre, dor de cabeça, dor no corpo, tosse seca e persistente) a mais de 7 dias.

Os pessoas que se enquadram na descrição do parágrafo anterior devem comparecer na Central de enfrentamento ao Coronavírus de Campo Novo de Rondônia, no dia e horário citado acima, e trazerem consigo os documentos pessoas e o Cartão do SUS.

Lembramos a todos que as medidas protetivas e de isolamento continuam vigente, portanto os pacientes devem estar usando máscaras e manter distancia de outras pessoas antes, durante e depois da realização dos seus exames.

Central de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Coronavírus: Prefeitura de Campo Novo promove desinfecção de prédios públicos

Visando o combate a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19) a Prefeitura de Campo Novo de Rondônia promoveu a desinfecção de prédios públicos municipais.

O serviço começou no dia 08 de junho com a desinfecção do Hospital de Pequeno Porte (HPP) e da Unidade Básica de Saúde Pacaás Novos enquanto no dia 09 foi realizada a desinfecção da sede da Prefeitura Municipal.

A escolha dos locais que receberam o serviço de limpeza e desinfecção foi baseado no nível de “possibilidade de contágio”, em outras palavras, a UBS Pacaás Novos e o HPP foram escolhidos por serem unidades de saúde ligadas diretamente ao atendimento aos pacientes infectados enquanto a Prefeitura Municipal foi escolhida por ser um ambiente público com um alto numero de circulação de pessoas, seja em serviço ou buscando pelos mesmos, o que poderia resultar em uma grande quantidade de infectados.

“Esse trabalho de desinfecção está sendo realizado por dois agentes de endemias, José e Josinei, que foram treinados para utilizar o produto que a própria Prefeitura adquiriu,  Proficlean Bac Plus, além de estarem equipados com os devidos equipamentos de proteção individual (EPI’s)”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Rubens Rigon, “Esse serviço é muito importante para diminuir as chances de contagio em ambientes onde já houve a circulação de pacientes testados positivos para o novo coronavírus”.

Central de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Acesse os dados em forma de gráfico e mapa pelo link: http://camponovo.ro.gov.br/covid19/.

#fiqueemcasa
#covid19
#todoscontraocoronavírus
#camponovo
#umnovocaminho

Campo Novo: SEMUSA primeira etapa de plano de ação contra o Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo novo de Rondônia encerrou nessa quarta-feira, dia 05, a primeira etapa do plano de ação contra o Coronavírus (Covid-19) através do Mapeia Rondônia, programa do Governo do Estado de Rondônia.

Ao todo foram 16 agentes comunitários visitando as residências, todos devidamente equipados com os devidos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), e realizando o levantamento dos sintomas gripais em todos os quatro cantos da sede municipal.

Diante desse levantamento, o município preparou uma equipe composta por enfermeiros, médico e farmacêutico para realizar o teste rápido de acordo com o critério estabelecido pelo governo do estado: pessoas com 7 dias de apresentação dos sintomas.

Aqueles pacientes que apresentaram sintomas a menos de 7 dias foram agendados para realização do teste rápido dentro do prazo correto e receberam orientações para ficar em distanciamento social até a realização do mesmo.

A SEMUSA iniciará o mesmo levantamento nos Distritos a partir da próxima semana.

Texto: Central de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

AÇÃO MAPEIA RONDÔNIA

Deu-se início nesta quarta-feira, 03 de junho de 2020, o MAPEIA RONDÔNIA que é uma ação em conjunto dos municípios em parceria com o estado.

Inicialmente o projeto vai acontecer na área urbana de Campo Novo de Rondônia no setor 01 e 03. Pretendendo-se terminar no domingo (7).

A logística será realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que irão visitar todas as residências do município, para um rastreio de pessoas sintomáticas, sendo realizado cadastro.

Na sexta-feira (5) iremos iniciar as testagens das pessoas sintomáticas diante do levantamento que os ACS irão realizar nas residências.

O teste é exclusivo para pessoas com os seguintes sintomas há mais de 7 (dias): febre alta, tosse, dor de cabeça, diarreia, dor de garganta, falta de ar e cansaço, falta de paladar e olfato.

Solicitamos que a população seja solicita aos agentes visitantes e que prestem informações fidedignas para que consigamos mapear toda a população sintomática.

Texto: Central de enfrentamento ao (Covid-19)